Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Definidas as duplas do vôlei de praia

        A Confederação Brasileira de Vôlei anunciou hoje as quatro duplas que defenderão o Brasil nos Jogos Olímpicos de Londres. Não há surpresas nas convocações, e nosso país estará representado por sua força máxima. Daí, certamente virão medalhas.


        Alison /Emanuel (líderes do ranking olímpico) e Ricardo/Pedro Cunha serão as duas duplas masculinas do Brasil nas Olimpíadas. No feminino, estaremos representados por Juliana/Larissa (nossas principais jogadoras) e Talita/Maria Elisa.

Phelps "pipocou" nos 100 metros livres

         O nadador brasileiro Cesar Cielo tem um problema a menos para os Jogos Olímpicos. É que Michael Phelps (foto) desistiu de participar das eliminatórias dos 100 metros livres na seletiva norte-americana de natação, o que significa que Cielo não precisa mais se preocupar com ele na prova.
          Phelps, que é o recordista olímpico de medalhas de ouro, com 14 medalhas, está treinando forte e garante que disputará pelo menos 8 provas em Londres. Se dispensou a prova dos 100 livres é porque certamente não acredita que possa derrotar o brasileiro.

Tcheco fez o que Bellucci não conseguiu

           Anteontem, o tenista brasileiro Thomaz Bellucci perdeu a chance de derrotar o espanhol Rafael Nadal. Ganhou os quatro primeiros games do set inicial,  porém depois se entregou no jogo. Mas hoje Nadal "achou o dele". Foi surpreendido pelo 100º do ranking da ATP, o tcheco Lukas Rosol(foto), que venceu por 3 a 2, com parciais de 6/7(9-11), 6/4, 6/4, 2/6 e 6/4.
           Bellucci, que está 20 posições a frente de Rosol no ranking, não teve a bravura que o tcheco mostrou hoje. Nadal foi o primeiro top 5 a ser eliminado neste torneio de Wimbledon.

A inesperada goleada do Cincão

              Pelo jeito, o Cincão Esporte Clube começa a estabelecer um "tabuzinho" nos confrontos com  o Junior Team pela Segundona Paranaense. O Colorado da Zona Norte já havia vencido o clássico "Jucão" do primeiro turno, mas por 1 a 0, num jogo equilibrado. Entretanto,  na partida de ontem, pelo returno, o time dos Cinco Conjuntos exagerou na conta, goleando por 5 a 1 no Estádio do Café.
            O público já melhorou um pouquinho, mas continua sendo exageradamente pequeno para um estádio daquele tamanho: 261 torcedores. Samuel (2), Getterson(2) e Rogerinho fizeram os gols do Cincão. Rodrigo, de penalti, marcou para o Junior Team, que teve Gaúcho expulso, ainda no primeiro tempo.
             Se os dois clubes conseguirem recuperar os pontos que o TJD quer tomar, ficarão empatados na segunda colocação , brigando por vaga na Elite do ano que vem.
          
******  Ainda ontem, no Ecoestádio Janguito Malucelli, na Capital, o Paraná Clube chegou aos 40 pontos ganhos no campeonato, com a vitória de 3 a 0 sobre o Grecal, perante 540 torcedores. Wellington Silva (2) e Cambará fizeram os gols paranistas. O retorno do Paraná Clube à Primeira Divisão está praticamente garantido. O Tricolor vai fazer mais que o dobro de pontos do vice-campeão.

Perdemos Vinicius Coelho, um grande jornalista

     Toda a imprensa paranaense está de luto. Morreu ontem em Curitiba, por atropelamento, o jornalista esportivo mais respeitado do Paraná. Vinicius Coelho foi presidente da ACEP (Associação de Cronistas Esportivos do Paraná) e da ABRACE (Associação Brasileira de Cronistas Esportivos). Ele tinha 80 anos e foi atropelado quando pretendia atravessar a rodovia BR-476, próximo ao trevo do Tarumã, na chamada Linha Verde.

     Embora fosse apaixonado pelo Coritiba FC, Vinicius manteve a neutralidade nas suas opiniões e foi sempre um jornalista equilibrado, tanto na imprensa escrita, como no rádio e na televisão. Durante um período, nos anos 60/70, trabalhou no Rio de Janeiro, como reporter do jornal "O Globo", onde também se destacou, sendo o primeiro a dar a informação de que Zagalo dirigiria a Seleção de 70.
     De volta a Curitiba, chefiou por mais de uma década a editoria de esportes da "Gazeta do Povo", trabalhando simultaneamente na TV Paranaense (atual RPC).  Na Capital, militou também  nas rádios Colombo, Independência, Universo e Cidade. Cobriu nove Copas do Mundo e duas Olimpíadas.
     Particularmente, tive intenso convívio com Vinicius por ocasião da Copa de 94, nos Estados Unidos. Ele me deixou como recordação a sua credencial de trabalho naquela Copa, que guardo até hoje. Era um homem extremamente educado, mas de posições firmes e decisivas. Vai fazer muita falta.

Atuação muito ruim. Resultado muito bom

        O Corinthians deu um grande passo para finalmente ganhar uma Copa Libertadores. Com a torcida que tem, e no alçapão do Pacaembu, o Timão vai estar a vontade para derrotar o Boca Juniors. Mas será que derrota mesmo ?
         Estão acontecendo coisas misteriosas com o Corinthians, como esta de colocar  Romarinho em campo e ele decidir os jogos. Contra o Palmeiras, muita gente achou que foi só sorte do garoto. Mas e agora na Bombonera ? Só sorte outra vez ? Uma coisa é certa: não existe no mundo garoto que entre em campo e saia jogando com frieza. Todo o menino tem que passar por um tempo de adaptação. Será que Romarinho é diferente mesmo ? O primeiro gol que ele fez contra o Palmeiras e este de ontem na Argentina são coisas que só jogadores maduros sabem realizar.

         Outro aspecto que chama a atenção: o Corinthians está conseguindo resultados positivos mesmo jogando mal. O que é que o time jogou ontem ? Muito pouco, quase nada. Mas saiu da Bombonera com o resultado que queria. E não me venham dizer que o Alvinegro jogou pra ganhar. O empate era tudo que os corinthianos queriam. Mas até quando vai toda esta sorte ?
         Sim, o Corinthians agora é favorito para ganhar a Libertadores. Mas vai ter que marcar gols, vai ter que ganhar. E se assistirmos o teipe da partida de ontem, veremos que não é fácil ganhar do Boca. Lá, aqui e em qualquer lugar. Eles têm um estilo de jogar até parecido com o Timão, mas na individualidade o Boca é melhor que o Corinthians. Na verdade, o Timão jogou só com oito ou nove jogadores. Pelo menos uns dois ou três se esconderam do jogo.

          E há um " pequeno detalhe" que pode estragar a nossa festa brasileira. É que do lado de lá está o melhor jogador em atividade na América do Sul. Não tem pra ninguém, nem para Neymar. No Sul do Mundo ninguém sabe jogar a bola que joga Riquelme. Apesar da idade
          Por tudo isso, o Corinthians tem que jogar com confiança, mas sem perder o respeito que o Boca Juniors continua merecendo. Cuidado, muito cuidado com eles !