Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Detalhes que chamaram a atenção

          A lágrima escorrendo no rosto do garoto Neymar, momentos antes de seu jogo de despedida do Santos, foi certamente a cena mais bonita desta primeira rodada do Campeonato Brasileiro (Séries A e B), vivida no final-de-semana. Jornais do mundo inteiro mostraram a imagem do garoto santista, que nos deixa para jogar no Barcelona.
          Mais de 63 mil pessoas foram ao Estádio Mané Garriuncha, em Brasília, para dar adeus ao jovem craque.  Quem bobeou foi o Santos, que vendeu o jogo para a capital federal por R$ 800 mil. A renda passou dos R$ 7 milhões.

                                                               O-O-O-O-O-O-O-O


          O futebol paranaense estreou muito bem no Brasileiro. Na Série B, o Paraná Clube aproveitou que o ABC-RN teve que mandar o jogo em João Pessoa, na Paraíba, e meteu 2 a 0 nos potiguares, gols de Rubinho e Ronaldo Meneses.
          Na Série A, o Atlético perdeu  por 2 a 1,em Macaé, para o misto do Fluminense, mas não merecia ser derrotado. Deu um sufoco no Flu durante a maior parte da partida. Sobis de penalti e Samuel para o time carioca e Manoel para a equipe paranaense, foram os marcadores.
           Mas o melhor resultado foi o conseguido pelo Coritiba, que ganhou de virada do Atlético Mineiro, por 2 a 1. O Galo não teve Ronaldinho Gaúcho, mas veio com um time forte e marcou primeiro com Tardelli. Em seguida, Deivid empatou. E a vitória veio nos acréscimos do jogo, com marcado pelo ex-londrinense Arthur.

                                                                 O-O-O-O-O-O-O-O

          Com a construção de arenas maiores, a paisagem mudou bastante no futebol brasileiro. Se o público não for realmente grande, a impressão é de que o estádio está vazio. Foi o que se viu na partida que abriu o Brasileirão, entre Vitória e Inter, na Fonte Nova. Mais de 10 mil pessoas estavam lá, mas em alguns setores das arquibancadas, parecia que não havia ninguém.

                                                                   O-O-O-O-O-O-O-O

          Por falar em novo estilo de estádios, ficou fácil passar das arquibancadas para o gramado. Conhecendo a pouca educação dos nossos torcedores, já estou perguntando: Quando teremos a primeira invasão ?

                                                                    O-O-O-O-O-O-O-O

          O povo não aprende mesmo. Por estar punido, o Grêmio teve que mandar seu jogo de ontem, com o Náutico, no Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul.  O Tricolor venceu por 2 a 0 e não deu outra: nos dois gols, os torcedores aproveitaram que não estavam na Arena Gremista e fizeram a tal avalanche, que já deu tanta confusão.

                                                                     O-O-O-O-O-O-O-O

           O por do sol em Brasília, mostrado demoradamente pela Globo, durante o jogo Santos x Flamengo, deixou os brasileiros arrepiados. Foram realmente imagens sensacionais. Muito mais bonitas do que as do jogo.

                                                                      O-O-O-O-O-O-O-O

            Quando o jogo Corinthians x Botafogo terminou, Pato e Seedorf,  ex-companheiros na Europa, sairam caminhando pelo campo, num longo papo. Mas tomaram o cuidado de cobrir a boca, temendo alguma leitura labial. Sobre o que estariam falando ?

                                                                       O-O-O-O-O-O-O-O

            Quando o cara é craque, ele sempre dá a volta por cima. Elano deu uma furada terrível, ontem na área do Náutico. Mas na bola seguinte, subiu lá em cima e cabeceou para marcar o segundo gol do Grêmio.  Até me fez lembrar o nosso querido Carlos Alberto Garcia, que nos seus áureos tempo marcava gols de cabeça de longe, antes mesmo da marca do penalti.

                                                                        O-O-O-O-O-O-O-O

              Normalmente, cinza e alaranjado não é uma combinação escolhida para os uniformes dos goleiros. Mas, sábado, em Salvador, os dois arqueiros escolheram esse colorido. O baiano Wilson estava de camisa laranja e calção cinza. O gaúcho Agenor vestia camisa cinza e calção alaranjado. Está na moda ?

                                                                         O-O-O-O-O-O-O-O

                O mineiro Nilton, um atacante de 26 anos, 1m85 e 85 quilos, saiu na frente na artilharia do Campeonato Brasileiro da Série A. Ele joga no Cruzeiro e fez dois na goleada sobre o Goiás.

                                                                        

Cincão e Prudentópolis saem na frente

        Começou a Segunda Divisão Paranaense, e o representante londrinense Cincão  arrancou na liderança, ao lado Prudentólis, que ganhou em Foz do Iguaçu, por 3 a 2. Vencer fora de casa na Segundona não é fácil, portanto o Prudentópolis deve ter um bom time.  O Cincão passou tranquilo pelo Roma Apucarana, fazendo 2 a 0.
        No outro jogo disputado sábado no Estádio do Café, os ex-londrinenses PSTC e Junior Team, empataram por 1 a 1. Rafael marcou para o PSTC e Valdir empatou para o Junior Team. Só 186 pessoas estiveram no Café para ver a rodada-dupla. Segundona é prejuízo certo. Que pena.
        Nos outros dois jogos da rodada de abertura, em Rolândia, o Colorado empatou com o Grêmio Maringá, por 1 a 1. Também houve empate em Maringá, entre o Metropolitano local e o Francisco Beltrão.

Livro esperado do Tubarão chega hoje

        Vai aqui o meu abraço ao jornalista Thiago Mossini e seu parceiro Aurélio Cardoso, que estarão lançando hoje o livro que conta em detalhes a história da última grande conquista do Londrina Esporte Clue, o título estadual de 1992.
        Numa cerimônia para convidados, os dois jornalistas apresentam esta noite o esperado "1992 -O Paraná Virou Alviceleste". Por se tratar de uma obra assinada por dois artistas das letras, o lançamento chega num clima de grande expectativa. Certamente vai fazer sucesso.
 
                            
 
        A capa do livro (foto) é a camisa que o Tubarão usou em 92. A obra chega num bom momento, já que o Londrina mostrou progressos nos últimos meses e se prepara para voltar ao Campeonato Brasileiro. Esse é o terceiro livro sobre o clube. Os anteriores foram escritos pelo radialista J.Mateus (em 1996) e pelo educador Jefferson Lima Sobrinho (em 2005).
        O livro de Mossini e Cardoso será vendido nas bancas e principais livrarias de Londrina.
       

Pérolas que o Facebook nos traz


         É bem isso aí, não é mesmo ?  Mais uma ótima postagem da amiga Sônia Beatriz Sampaio. Boa viagem, pra toda a família.