Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

domingo, 23 de junho de 2013

Agora, chega de brincadeira, né ?

         Uruguai 8 x Taiti 0 e Espanha 3 x Nigéria 0. As duas goleadas marcaram o fechamento da primeira fase da Copa das Confederações que está sendo disputada no Brasil, e definiram também como serão as semifinais da competição, marcadas para o meio da semana. Na quarta, a Seleção Brasileira terá finalmente um teste de verdade, pois vai enfrentar em Belo Horizonte a ajustada equipe do Uruguai, a que mais me agradou até agora. E na quinta-feira, Espanha e Itália vão se pegar num tradicional classico do futebol europeu. Agora sim, teremos futebol pra valer.



         Parece que a fase das brincadeiras acabou hoje à tarde. Foi muito bonito e comovente receber o time amador do Taiti, que só tem um profissional. Os outros todos são amadores, que exercem outras profissões lá nas ilhas da Polinésia Francesa. Cada vez que eles jogaram (em Belo Horizonte, no Rio e no Recife) foi uma festa. A torcida ficou com pena deles e torceu com entusiasmo. A ponto de gritar a plenos pulmões "juiz, ajuda o Taiti; juiz, ajuda o Taiti" - como aconteceu hoje em Pernambuco. No final de sua participação, os taitianos se enrolaram em bandeiras brasileiras e abriram uma enorme faixa que dizia: "Obrigado Brasil".
         Repito que foi uma festa, mas o que importa é que em três jogos eles levaram 24 gols e só fizeram 1, num atestado de que não têm nível para disputar uma competição tão importante. A Copa das Confederações é um torneio para jogadores profissionais, e a Fifa tem que se conscientizar disto. Uma participação como esta do Taiti desequilibra tudo, em termos técnicos. Quem joga contra eles tem muito maior chance de fazer saldo de gols e o artilheiro do evento. Que os taitianos vão com Deus, mas que tratem de aprender primeiro a jogar futebol, para depois enfrentar as grandes equipes do Mundo.
 

          Os mexicanos e os japoneses (eliminados ontem) são os "pipoqueiros" de sempre. Falam que êles possuem grandes craques, mas na Hora H não conseguem figurar entre os grandes. E os nigerianos, que também jogam menos do que sempre se anuncia, foram despachados hoje pela Espanha, na linda arena do Ceará. É aquela história: "a Nigéria jogou como nunca, mas perdeu como sempre". E nesta partida, o atacante Fernando Torres (foto) chegou à artilharia da Copa, marcando o seu quinto gol. Ele já havia marcado quatro contra os taitianos. Acham que isto é justo ?  Mas como é que fica o Neymar, que não terá chance de jogar contra o Taiti ?  Vejam que o Abel Hernández, que é reserva no Uruguai, entrou hoje no time e também já fez quatro gols, ficando em segundo lugar na artilharia.
          Fim da brincadeira. Ficaram agora quatro competentes times de futebol. A Espanha é a favorita, mas eu acho que qualquer um dos quatro pode botar a mão no canéco. Vamos conferir.
 

Inter vendeu Fred



     O atacante Fred, última grande revelação do Internacional de Porto Alegre, já foi vendido. O clube gaúcho negociou seu passe com o Shakhtar Donetsk, clube ucraniano que já conta com outros três jogadores brasileiros: Taison, Luiz Adriano e Douglas Costa.
      O valor total da venda foi de 15 milhões de euros, cerca de 44,5 milhões de reais. Desta valor, o Inter ficará com R$ 29,6 milhões.  Fred tem apenas 20 anos e para o seu lugar o Colorado quer recontratar Alex (31 anos), que depois de passar pelo Corinthians, joga no Al Gharafa, do Catar.

Pérolas que o Facebook nos traz

       De onde será que minha filha Juliana tirou esta ? O tempo das manifestações está nos trazendo muita coisa engraçada