Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quinta-feira, 7 de julho de 2016

Xô Cunha. Já vai tarde !

   

                       O deputado federal Eduardo Cunha (PMDB-RJ) finalmente renunciou nesta quinta-feira 7 à presidência da Câmara, da qual estava afastado desde maio por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). Em entrevista coletiva concedida no início da tarde, Cunha se emocionou ao ler sua carta de renúncia e chorou ao agradecer o apoio da família.
                       “Resolvi ceder aos apelos generalizados dos meus apoiadores. É público e notório que a Casa está acéfala, fruto de uma interinidade bizarra que não condiz com o que País espera de um novo tempo após o afastamento da presidente da República. Somente minha renúncia poderá por fim a esta instabilidade sem prazo. A Câmara não suportará esperar indefinidamente", disse o deputado.
  O discurso de Cunha esconde uma estratégia para salvar a própria pele. 
                     No dia 14 de junho, depois de mais oito meses de manobras, o Conselho de Ética da Câmara finalmente aprovou a cassação do mandato de Cunha por quebra de decoro parlamentar. A cassação definitiva deverá ser votada pelo plenário da Casa e a expectativa de aliados do peemedebista é que ele perca a votação.
                         Diante da iminente derrota, Cunha conta com o apoio do presidente interino, Michel Temer(PMDB), para emplacar um aliado na presidência da Câmara. A expectativa é que o novo presidente beneficie Cunha de alguma forma na condução do processo.
                          Em reportagem publicada em 29 de junho, o jornal O Globo revelou que o Palácio do Planalto de fato embarcou no acordo. "Não dá para querer que ele renuncie sem o compromisso de que o sucessor não lhe seja hostil" - disse ao jornal um assessor do Planalto.
                      A renúncia seria uma contrapartida de Cunha a Temer. Para o Planalto, a saída de Cunha é positiva, pois abre espaço para um aliado do governo na presidência da Câmara. Essa posição pode ajudar a gestão interina quando esta deixar tal condição, após a conclusão do processo de impeachment de Dilma Rousseff.
                  A intenção do governo de fechar o acordo com Cunha é tão evidente que o próprio Temer, também segundo o jornal O Globo, sugeriu a Cunha deixar o cargo. Os dois se encontraram na noite do domingo 3, no Palácio do Jaburu.
                       Com a renúncia de Cunha, a Câmara tem agora cinco sessões para realizar uma nova eleição – após a decisão do STF, a presidência da Casa foi assumida interinamente pelo deputado Waldir Maranhão (PP-MA), visto como fraco e sem legitimidade. O homem que parece ser capaz de presidir a Câmara de acordo com as necessidades de Temer e Cunha é Rogério Rosso (PSD-DF).
EUROCOPA
Deu zebra. Alemanha cai fora
 e França decide com Portugal



                         O melhor futebol era até aqui o da Alemanha. Mas hoje, na segunda semifinal, os alemães levaram dois a zero da França e estão eliminados. Os franceses vão a final. Particularmente, acho que até cresceram as chances de Portugal. Não é só no Brasil, não. O futebol está mesmo muito esquisito em todo o mundo. 

                          Griezmann fez os dois gols. O primeiro (foto) num penalti muito discutido. E no segundo, numa falha geral, da defesa germânica. E os franceses aproveitaram o fato de estarem jogando em casa e vão pra final de domingo !
   Alguém ainda acredita 
     no futebol brasileiro ?




          Ontem à tarde, escrevi aqui sobre a esperança de que  o time do São Paulo recuperasse o prestígio do futebol brasileiro na Copa Libertadores, fazendo com o Atlético Nacional da Colômbia o que fizera contra o mexicano Toluca, no dia 28 de abril. 

            Mas veio a noite e, no Morumbi lotado, o Tricolor levou um "vareio de bola" dos colombianos, ficando praticamente sem chance de chegar à final da competição. Perdeu por 2 a 0 e se mostrou inferior durante toda a partida.

            Depois de ver a Seleção Brasileira ser eliminada pelo Peru na Copa America, tivemos que aguentar agora mais este fracasso. Não é exagero não, o Brasil não está mais entre os primeiros do futebol da América do Sul. Só não vê que não quer ver ! 
Minha Pelotas faz 204 anos hoje !



          Uma série de atividades marca os 204 anos da cidade gaúcha de Pelotas nesta quinta-feira, durante todo o dia. Eventos culturais, gastronômicos, esportivos e de lazer, a maioria com entrada franca à população, celebram a Semana do município. É a minha cidade natal, da qual me orgulho muito.

       Pelotas está localizada a 250 km da capital do Estado, Porto Alegre, sendo uma das principais cidades do Estado e ponto de referência no sul do Rio Grande do Sul. Seu nome é originário das embarcações de couro, utilizadas pelos primeiros colonizadores - padres jesuítas, portugueses e espanhóis - para transitarem pelo rio que cruza a cidade, hoje conhecido como Pelotas. 

      Um intenso e próspero negócio surgiu: as charqueadas, onde a carne era salgada e exposta ao sol para durar bastante tempo. Este próspero negócio foi trazido para o Rio Grande do Sul por um português proveniente do Ceará, José Pinto Martins, que estabeleceu-se às margens do Pelotas. 

       Em 7 de julho de 1812, a cidade foi fundada. Tornou-se rica e próspera, sendo rota obrigatória de atividades culturais. A herança dos portugueses pode ser encontrada na arquitetura local, nas ruas, culinária e cultura.

      A principal atividade do município é o comércio, que atrai moradores de todas cidades vizinhas. Em Pelotas existe um grande número de estabelecimentos comerciais e empresas de prestação de serviços. É pólo industrial na confecção de doces artesanais e sua qualidade e sabor são nacionalmente conhecidos e difundidos através da Fenadoce - Feira Nacional do Doce, que acontece todos os anos no mês de junho, onde grandes e pequenos produtores de doces divulgam seus produtos aos visitantes.

           Neste cenário, o Jornal Diário Popular vem desde 1890 circulando ininterruptamente, sendo o terceiro jornal mais antigo do Brasil e o mais antigo do Rio Grande do Sul, ajudando a contar e a fazer a história de Pelotas.

                     Se você quer saber um pouco mais sobre a cidade de Pelotas, adquira o CD-ROM comemorativo aos 111 anos do Diário Popular. Nele estão reunidos dados históricos e é possível fazer um tour pela cidade, com fotos e vídeos mostrando um pouco da pluralidade cultural e arquitetônica de Pelotas. Também possui o mais completo banco de dados da região, fornecido pelo ITEPA da UCPEL. Você pode adquirir o CD-ROM comemorativo aos 111 anos do DP diretamente na sede do jornal, na rua XV de Novembro, 718, na BookSul Livraria e Locadora de Livros, na rua Gen. Osório, 808 loja 09, ou através do site www.booksul.com.br

                                                     DADOS DA CIDADE

POPULAÇÃO: 330 mil habitantes
 ANIVERSÁRIO DA CIDADE:  07 de julho
 PRINCIPAIS ATIVIDADES:  Indústria, Comércio e Agropecuária
PRINCIPAIS EVENTOS ANUAIS: Carnaval, Fenadoce, Fecriança e Expofeira DISTÂNCIAS:  Porto Alegre: 273 km;  Bagé: 200 km;  Chuí: 267 km; Santa Maria: 333 km; Montevidéu: 637 km