Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

terça-feira, 7 de abril de 2015


  SALDO DA MANIFESTAÇÃO
      DE HOJE EM BRASÍLIA

                   Cinco detidos e oito feridos

O cara só comia de colher


          O paranaense de Guarapuava, Cézar Lima, pode até perder o R$ 1,5 milhão, na final de hoje do BBB 2015. Mas já está no lucro.  No programa, ele conseguiu aprender a comer usando o garfo.  Dá pra acreditar ?  Cezar é  o favorito das pesquizas para ficar com o prêmio

 
    ELES NÃO GOSTAM MESMO DO LÉO


   Sou obrigado a reclamar outra vez, por causa de Léo Maringá. É que recebo a informação de que ele não será escalado para o jogo de amanhã. É certo que sua forma física não é boa, mas no jogo de domingo, foi quando ele saiu que o Maringá virou o jogo. Ou não foi ?Como se explica ?

Record mandou embora até o Anão


        Li em "O Dia" que a TV Record dispensou mais quatro técnicos: Sufinha, Miltinho, Felipe Bombinha e até o Anão (foto), que é mais conhecido porque inclusive costumava aparecer no programa "Balanço Geral". Tadinho do Anão, que está sendo orientado para entrar na Justiça contra a emissora.
          Dizem que estas frequentes dispensas que estão feitas pela Record, tem como motivo "enxugar" a folha para pagar os salários de Xuxa, que está chegando.

      Aí, pergunto eu: Mas a Xuxa não era a Rainha dois Baixinhos ?
    Manifestação organizada pela CUT, pelo MST e pela UNE.  É claro que ia acabar em confusão. Prisões, gente ferida e muito corre-corre. E a maioria do pessoal que estava participando nem sabia direito porque estava brigando.  
UM DOS DOIS  LEVA A GRANA !


 
Termina esta noite o BBB 15 que, pra falar a verdade, encheu o saco da gente todas as noites, nos últimos três meses . Um paranaense e uma paulista disputam o prêmio milionário.
Cesar Lima é um paranaense de Guarapuava metido a caubói. Amanda é uma baladeira paulistana, que tem uma loja de R$ 1,99 em São Paulo.
Mas quem vai ganhar mesmo somos nós, que ficaremos livres desse programa chato !

Vem aí os Jogos Pan-Americanos



                Começamos a nos aproximar da grande festa poliesportiva de 2015, que serão os Jogos Pan-Americanos de Toronto, com disputas de 10 a 27 de julho próximo. E logo em seguida virão os  Jogos Parapan, ainda em Toronto, de 7 a 15 de agosto.
                 Quarenta e um países estarão participando, com um número estimado de 6.100 atletas, sendo 45% de mulheres.  Esta é a terceira vez que o Pan será realizado no Canadá. Teremos 36 esportes, e as novidades serão o golfe, a canoagem slalom, o rugby sevens feminino e o beisebol feminino.

 
                  Serão distribuídas 4.283 medalhas de competição para os atletas que subirem ao pódio, e mais 15.664 de participação. O material para a confecção das medalhas vem de três países produtores. O cobre vai do Chile, a prata da República Dominicana e o ouro do Canadá. Cada medalha terá 6.5 milímetros de espessura e 86.7 milímetros de diâmetro. Uma medalha de ouro pesa 350 gramas.

Rogério Ceni derrubou Muricy ?



            Corre solta em São Paulo a especulação de que o goleiro e 'capitão' Rogério Ceni teria muito a ver com a queda do treinador Muricy Ramalho. Tenho escrito aqui, que o Rogério já está começando a atrapalhar o Tricolor, porque está com "prazo de vencimento" vencido. Mas não acho que ele tenha sido o maior causador da saída de Muricy.

              Na verdade, a rescisão já era esperada. Teve até um "avant-premiere" quando o técnico colocou o cargo a disposição, depois do "Choque-Rei". Mais dia, menos dia, ele iria mesmo deixar o São Paulo. É como a situação do Claudio Tentati, aqui no Londrina. Seu prazo de vencimento também está vencido. Só falta o gestor perceber e se dispor a fazer um investimento maior.

               O episódio nos mostra que, mesmo com os grandes treinadores, chega uma hora que não dá mais pra segurar. O Muricy, mesmo com seu estilo antigo de trabalhar, amanhã ou depois vai ressurgir em outro clube e vai voltar a brilhar, desde que tenha condições de saúde melhores do que as atuais. E não vou me surpreender se o próprio São Paulo for atrás dele numa hora de aperto.
              
Francês ?  Argentino ?  Uruguaio ?
 
C A R L O S      G A R D E L
 
 
 
Tenho muitos amigos queridos que  adoram os tangos e as milongas argentinas. É pra eles que dedico este vídeo que aí está,  nos mostrando pedaços de dez das melhores canções interpretadas por este fenômeno
que a Argentina adotou e idolatra até hoje. Pouco importa se ele nasceu em Toulouse, na França, como aparece na sua biografia oficial. Ou se foi em Taquarembó, no Uruguai, como afirmam historiadores da época. Prefiro ficar com a palavra do próprio Carlos Gardel que, quando era indagado, respondia convicto: "Nasci em Buenos Aires, aos dois anos e meio de idade."

                   O fato é que ele apareceu, jovem ainda, cantando nos cafés dos subúrbios da capital argentina, com o nome artístico de "El Morocho". E a sua primeira aparição oficial ocorreu no Teatro Nacional Avenida Corrientes. Pela sensualidade da sua voz, adaptou-se logo à interpretação da milonga, gênero precursor do tango. E o primeiro sucesso foi "Mi noche triste", em 1917,  quando tinha 27 anos. E depois disto, ninguém mais segurou Gardelito.



                 Sua carreira foi meteórica, logo se tornando conhecido em todo o mundo. Tendo com importante parceiro musical o paulistano Alfredo Pera, Gardel foi ganhando espaço em toda a América Latina, tornando-se um ídolo continental. Logo foi parar no cinema, trabalhando em mais de dez filmes pela Paramount. Seus filmes e suas audições passaram a ser disputados até na Europa.


 
                  Charles Romuald Gardès  era o que estava escrito na sua certidão de nascimento, que oficializa a data de 11 de dezembro de 1890 como a do seu nascimento.  Tinha muitos apelidos, tipo "El Zorzal Criollo", "El Morocho del Abasto", "El Mago", "El Rey del Tango" e até "El Mudo".
                    Tocava guitarra, piano e acordeon. E cantava Tango e Milonga.


               Além da música e das mulheres,  Carlos Gardel tinha uma outra grande paixão: o turfe. As corridas de cavalo sempre estiveram ligadas à sua vida, inclusive através das músicas que cantava, como "La Catedrática", "Uno y Uno" e especialmente "Por Uma Cabeza".  Seu amigo do peito era o famoso jóquei Irineo Leguisamo.
                   Além de apostar, Gardel era proprietário de animais também, e sempre que podia passava pelo Stud Yeruá, para abraçar o treinador Francisco Maschio e "falar" com seu cavalinho preferido, o "Lunático".

     Mas o dia que os argentinos não conseguem esquecer é o 24 de junho de 1935, quando um avião Ford Trimotor pousou em Medellin, na Colômbia, por volta das 14 horas. Era um voo especial, que levaria Carlos Gardel e sua banda para Cali, em meio a uma animada turnê colombiana. Mas quando a decolagem era iniciada, um vento violentíssimo soprou contra a aeronave. O seu eixo se rompeu e o avião saiu de sua rota, indo de encontro a outro Ford Trimotor que também ia decolar. O choque provou uma violenta explosão, que resultou na morte de 17 pessoas. E entre os mortos estava Carlos Gardel, que tinha apenas 44 anos.  Seu amigo paulistano Alfredo Le Pera também morreu no acidente.
                      

 
         No vídeo que ilustra esta postagem você relembra dez grandes sucessos de Gardel. Pela ordem, LEJANA TIERRA MIA -  CAMINITO -  MELODIAS DE ARRABAL -  CUESTA ABAJO -  YIRA, YIRA  -  POR UNA CABEZA  - RUBIAS DE NEW YORK  - MI BUENOS AIRES QUERIDO  - EL DIA QUE ME QUIERAS  -  DEVOLVER.     Mas assista o vídeo até o final e veja como Carlos Gardel continua vivo pelas ruas de Buenos Aires !
 
 
Sensacional esta postagem feita pela amiga Marlene Dobner, que mora em Campinas,  na sua página no Facebook. Isto é que é uma família de verdade