Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Brasil nas disputas de amanhã

       O Brasil entra com tudo nas disputas deste sábado pelas Olimpíadas de Londres. No futebol feminino, às 10h30m, o segundo jogo das brasileiras, contra Nova Zelândia. A vitória garante a classificação. No basquete feminino, o Brasil joga às 18 horas, contra a Turquia. Já no handebol feminino, às 10h30, teremos a estréia brasileira, contra a Croácia. No vôlei de praia masculino, Ricardo e Pedro Henrique estréiam às 16 horas, contra a Noruega. E no feminino, às 13h30, Larissa e Juliana pegam a dupla das Ilhas Maurício.
        Nosso tenista Thomaz Bellucci terá pedreira na estréia, contra o francês Tsonga, sexto do mundo, a partir das 7h30m. E nossos atletas ainda estarão competindo no badminton, no boxe, no ciclismo (estrada), na esgrima, na ginástica, no hipismo (adestramento), no judô, no remo, na natação, no tenis-de-mesa, no tiro e no tiro com arco

Paul McCartney matou a pau

         Finalmente, concordo sem restrições com uma afirmação, feita agora há pouco por Galvão Bueno no SporTV. Eu também nunca havia visto Paul McCartney cantar tão bem como ele cantou agora há pouco, no fechamento da festa de abertura dos Jogos Olímpicos.  Certamente motivado por estar na sua terra, Paul botou tudo pra fora cantando "Hei Jude".  As oitenta mil pessoas que estavam no Estádio Olímpico cantaram com ele, assim como 1,5 milhão de pessoas em todo o mundo curtiram o momento pela televisão.

       E o desfecho da festa teve mais uma surpresa, que foi o acendimento da Pira Olímpica. Completamente diferente do habitual.  Jovens atletas jogaram fogo em pequenas tiras,  que cresceram e acenderam a Pira no centro do gramado do Estádio Olímpico. Eu só quero saber é como é que os organizadores vão fazer para realizar as provas do atletismo naquele local.

                           

Nunca vi nada parecido !


     A Festa de Abertura ainda não terminou, mas já posso afirmar que ao longo de muitos anos acompanhando eventos esportivos internacionais, jamais tinha visto solenidade tão bonita como esta que abre o 30º Jogos Olímpicos da Era Moderna. Não simpatizo muito com os ingleses, por seu ar de superioridade e seu jeito arrogante. Mas tenho que tirar o chapéu para esta festa que eles organizaram. Está mesmo de arrepiar.


     O show dos participantes, que começaram montando uma fazenda britânica dentro do gramado, para mostrar a revolução rural. Com o espetáculo em andamento, transformaram a fazenda num parque de indústrias (foto acima), simbolizando a revolução indústrial. E fizeram do imenso palco a mais perfeita demonstração da revolução digital que hoje predomina na Grã Bretanha e no mundo inteiro. Tudo com muita arte e com muito bom humor, inclusive com a presença do genial Mr.Bean.

       Se as disputas esportivas forem tão bonitas como está sendo a festa inaugural, vamos ter a melhor Olimpíada de todos os tempos, não tenho dúvida.
       Gostei, inclusive, do esquema colocado em prática pela Rede Record, que está mostrando os Jogos com exclusividade na TV Aberta brasileira. Com Ana Paula Padrão, Maurício Torres, Alvaro José e outros bons nomes, a Record vai indo bem, apesar do nítido deslumbramento de Ana Paula que certamente não esperava que a festa fosse tão grandiosa. Mas os Jogos Olímpicos são mesmo o maior evento do mundo.
       O SporTV e a ESPN também mostrando tudo, na televisão por assinatura. E há também a ótima opção de curtir tudo pelo computador, através de vários sites que também transmitem os Jogos ao vivo, com ótimas imagens. Vai ser difícil fazer outra coisa nos próximos 20 dias.

A presença brasileira em Londres

         O Brasil está muito bem representado em Londres. Pra começar, a presidente Dilma Rousseff  marca sua presença com muita força. Foi recebida pela Rainha Elizabeth (foto) e pelo primeiro-ministro britânico. Nosso País é cada vez mais respeitado pelas grandes potências.


       Dilma fez questão de ir ao centro de treinamentos dos brasileiros em Londres, para abraçar a todos e desejar felicidades na competição. Também fez fotos com a equipe brasileira e disse que está confiante na força do esporte nacional.


         E mais tarde, já no Estádio, a presidente se mostrou até emocionada nas tribunas, ao lado da filha Paula, especialmente quando a delegação brasileira desfilou entre os participantes do grande evento. Chegou a chorar, ao ver seus patrícios desfilando.


O Brasil desta vez não mandou uma representação muito grande para o desfile, certamente por determinação dos treinadores, que consideram a festa muito cansativa e bastante desgastante para os atletas, que a partir de amanhã já começar a competir. O cavaleiro Rodrigo Pessoa  foi um porta-bandeira bem diferente de eventos anteriores, porque é um homem mais contido.


Será que vai "pipocar" agora ?

      O Colégio Londrinense sofreu ontem no Moringão um sério tropeço na Liga de Futsal. O empate com o São José (SP), por 2 a 2, não estava nos planos. Especialmente porque o adversário jogou pela manhã pelo Campeonato Paulista, passou o dia viajando de ônibus e chegou na hora da partida. Vi o jogo pela televisão. O Londrinense tocou bem a bola, mas a raça do São José equilibrou tudo.
      Dario e Vitinho marcaram para os londrinenses, com Goda e Rafa fazendo os gols do time visitante.
 A situação na tabela ainda é boa para o Colégio, que está em segundo, com 7 pontos, dois a menos que o lider Intelli/Orlândia. São José tem 4 e o Minas 3 pontos. Mas as duas partidas finais serão fora de casa, em Belo Horizonte e em Orlândia. A briga pela segunda vaga do grupo será dura.

Cartões de Crédito ameaçados

       Me assusta saber que o Governo Federal esteja estudando novas regras para os cartões de crédito e de débito. E tudo a portas fechadas. Só participam o Banco Central e os ministérios da Fazenda e da Justiça. Acho que o governo deve fiscalizar tudo, mas a mudança das regras de algo tão importante tem que ser feita com muito cuidado.
      Acho que o cartão de crédito é uma das maiores invenções do homem no setor financeiro. Se não fosse bom, não seria tão valorizado nos Estados Unidos, onde ele melhor aceito do que dinheiro. Eles dizem que o dinheiro pode ser falso, mas o cartão depois de aceito pelas máquinas não oferece qualquer risco de prejuízo. Em muitas cidades americanas, voce só consegue alugar um carro através do cartão de crédito. Dinheiro não é aceito.


       O que se comenta é que estão estudando a possibilidade dos comerciantes voltarem a cobrar dos clientes o valor das taxas administrativas das operadoras. Na prática, você passará a pagar mais caro se comprar no cartão de crédito. Vão acabar com o tão útil cartão.
       Venho usando meus cartões há muitos anos. Eles me tiraram de situações difíceis. Mas se o Governo Federal conceder permissão para que os comerciantes cobrem mais caro, não utilizarei mais o sistema. E acho que os cartões de crédito experimentarão uma enorme queda, com reflexos diretos no movimento comercial do País.

Tá com cara de "baralho marcado"

       Antes de omitir minha opinião, quero fazer aqui algumas necessárias colocações. Sou amigo de Homero Barbosa Neto desde quando ele era um menino e dava seus primeiros passos na Rádio Tabajara. Anos depois, vim a trabalhar com ele, na sua Rádio Brasil Sul, onde encerrei minha carreira de radialista. Mas não sou daqueles que acham que "amigo pode tudo".  Todas as pessoas acertam e erram. E quem erra está sujeito a ser punido. A vida é assim. Acho que Barbosa foi um ótimo deputado, mas penso que ele nunca deveria ter se candidatado a prefeito de Londrina. E como prefeito, fez coisas boas, mas também errou bastante.
        Não sou contra a sua cassação, mas penso que ele deve ter um julgamento justo. E o que está me parecendo é que esse "baralho está marcado". Todo mundo parece estar torcendo pela cassação, como se fosse um jogo de futebol. Esta pressão me parece injusta.
          Há vários dias venho lendo nos jornais e vendo nas emissoras de televisões a movimentação de grupos que desejam cassar Barbosa. Acho que estão no seu direito. Mas foi só aparecer pessoas que não aceitam a cassação para que a Justiça considerasse isso como "irregular" e tomasse medidas para diminuir a ação destes manifestantes, que também estavam no seu direito.
          Para quem se posta unicamente como observador, como eu, fica a impressão de que decidiram cassar Barbosa de qualquer jeito. Talvez com medo de que ele se reeleja.
           O que eu mais lamento é que os londrinenses mostrem sempre muita disposição para cassar políticos eleitos, mas não demonstrem a mesma força na hora de eleger bons prefeitos e bons vereadores.