Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Tite renovou com o Corinthians

              Não acho que tenha sido um bom negócio para o Corinthians, mas o contrato do técnico Tite está renovado por mais um ano. O treinador acabou concordando com o salário teto do clube, e receberá a "bagatela" de R$ 350 mil por mês. Foi o último ato do presidente Andrés Sanchez, que está se licenciando.
              Apesar de ter sido campeão, Tite vacilou em alguns momentos da campanha corinthiana na temporada 2011. Não sei se ele vai aguentar uma Libertadores com a torcida do Timão exigindo um título internacional.
               Por outro lado, acho que foi uma boa para o Corinthians renovar o contrato do lateral Fábio Santos, que fica mais três anos no clube. Fábio está jogando muito bem.

Torres gêmeas não dão sorte mesmo

            
                      Parece que torres gêmeas não dão sorte mesmo. Depois do que aconteceu nos Estados Unidos, hoje foi a vez do povo de Hanói, a segunda maior cidade do Vietnã, experimentar a catástrofe. Recentemente inauguradas, as torres pegaram fogo, provocando pânico geral. O incêndio começou na parte inferior do prédio da empresa nacional de eletricidade do país. Dezenas de trabalhadores ficaram feridos e foram levados para hospitais locais, informa a Associted Press.

Olha a tromba d'água na minha terra


           O bicho pegou, ontem na Lágoa dos Patos, lá onde eu me "escondo" de vez em quando. "Uma tromba d'água das brabas" - como diz o gaúcho, assustou o povo da região . E foi feio mesmo, como mostra a foto exibida pela ZeroHora. Parecia um tornado. Um leitor do jornal portoalegrense, Rafael Divério, fez a foto, nas proximidades da Ilha dos Marinheiros, uma das muitas ilhas que se espalham pela maior lagoa brasileira. Ciclones extratropicais no oceano dão origem ao fenômeno, que nesta época do ano ocorrem mesmo no Sul.

Barcelona goleou. Mas não assusta

                                    O brasileiro Adriano (ao centro) foi o artilheiro do jogo

              Apesar da estréia com goleada de 4 a 0 sobre o Al-Sadd, do Qatar, o Barcelona não conseguiu impressionar. Pelo contrário, acho que os jogadores do Santos devem ter ficado até mais tranquilos, depois do que viram hoje cedo  (à noite lá no Japão), no Yokohama Stadium. Os espanhois marcam bem, tocam a bola com constância, mas não concluem tão bem assim. O craque Messi tenta as jogadas a todo o instante, mas quase sempre suas arrancadas param pelo caminho. Em suma, o Barça não é tudo isso. E pode sim ser derrotado pelo Santos.
               Tenho mais medo da defesa do Santos do que do futebol do Barcelona, que levou 30 minutos para abrir o placar diante do fraquíssimo Al-Saad. E o primeiro gol nasceu do mais vergonhoso erro da história do Mundial de Clubes. Acho até que a Fifa deveria apagar as imagens daquele gol, pois é inadmissível que jogadores que estão disputando um Mundial sejam tão ruins como o goleiro e o zagueiro dos árabes. No Brasil, o Al-Saad seria goleado pelo rebaixado America Mineiro.
                 Adriano (2), Maxwell e Keita marcaram os gols. O lado mais triste do jogo foi a lesão de David Villa, titular da Seleção Espanhola, que quebrou a perna e ficará seis meses sem jogar futebol. Vai ficar de fora da Eurocopa.

O MELHOR TIME DA AMÉRICA

              A Universidad do Chile confirmou ontem à noite, em Santiago, que tem o melhor time de futebol da America do Sul no momento. Meteu 3 a 0 na LDU do Equador e conquistou o título da Copa Sul-Americana. Foi apenas a confirmação daquilo que todo mundo está vendo. A LaU fez uma campanha sensacional, eliminando inclusive os brasileiros Flamengo e Vasco. Não deixou a menor dúvida.
               Invicta há 35 partidas, a Universidad disputou 12 jogos na Copa, ganhando 10 e empatando 2. O artilheiro Vargas (foto), eleito o melhor jogador da competição, fez mais dois ontem, com Lorenzetti fechando o placar. Foi o primeiro título internacional conquistado pelo clube, que tem 84 anos de existência.

Nosso vôlei apanhou de novo

              Segundo jogo, segunda derrota por 3 a 0. Vai mesmo muito mal o vôlei masculino de Londrina na Superliga. Depois de perder em casa, na estréia, a equipe voltou à quadra na terça-feira, em Belo Horizonte, e levou 25/21, 25/21 e 25/16 do Minas. E o próximo jogo será em casa, mas contra o Vôlei Futuro, vice-lider da competição, com duas vitórias em dois jogos.
               O pior é que Londrina não está conseguindo reforçar a equipe porque, como sempre, aqui nunca tem dinheiro suficiente para montar um time forte. Por enquanto, estamos em último lugar na Superliga. Assim não vale a penas brigar para participar.
             

             

As eternas exigências da Federação

              É todo ano a mesma coisa. Já se sabe que, mais ou menos nesta época, aparece aqui no Norte do Estado o presidente da Comissão de Vistoria da Federação Paranaense de Futebol, cheio de "pose", exigindo que se faça isso e aquilo nos nossos estádios.  Reginaldo Cordeiro correu nos últimos dias pela região e, como sempre, ameaçou não liberar os estádios se não for atendido nas suas solicitações.
              Passou pelo belo Estádio Waldemiro Wagner, em Paranavaí (foto), e pediu uma porção de coisas. Disse que existem infiltrações nos tetos dos banheiros e vestiários, pediu banheiros especiais para cadeirantes e todas aquelas exigências anuais. E assegurou que, "sem laudos da Vigilância Sanitária, do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar, a FPF não libera o estádio para o Campeonato Paranaense." Mas o major Kosloski, do 8ºBPM, já disse que o "Waldemiro Wagner" está em condições. E o chefe da Vigilância, José Marchi, garante "são coisas simples que terão que ser feitas."  O problema é que o 'seo'Cordeiro valoriza seu trabalho e assusta os dirigentes.
              Ontem, o homem passou por Arapongas e Londrina. No Estádio do Café, ele quer azulejos e pisos de cerâmica nos banheiros, aacessórios nos banheiros, ajustes nos refletores, consertos em alambrados e a tão falada colocação das câmeras de segurança.  Eu acho que ele pensa que os clubes do Interior estão cheios de dinheiro. É lógico que tem que haver fiscalização, mas é preciso ir com calma. A Federação deveria inclusive estar ajudando os clubes, como faz, por exemplo, a Federação Gaúcha. Passam os anos e as coisas não mudam aqui no nosso Paraná.

Dinheiro para restaurar o VGD

               Li no Londrix e achei bastante interessante a iniciativa do prefeito Barbosa Neto, que está pedindo dinheiro ao Governo Federal para recuperar o Estádio Vitorino Gonçalves Dias. Vamos ver se o ministro Aldo Rebelo se mostra sensível e atende a solicitação. O Governo tem gasto dinheiro com tanta coisa e pode muito bem reformar o VGD, permitindo que ele volte a ser utilizado normalmente.
                Um milhão não é muito, considerando-se a importância que o VGD sempre teve para a nossa cidade. Como Rebelo tem um assessor paranaense ( Ricardo Gomyde) que está se empenhando para ajudar, acredito que o prefeito Barbosa tenha sucesso. Vou ficar torcendo. Sempre fui apaixonado pelo VGD.  É nele que os jogos do Campeonato Paranaense têm que ser realizados. O Estádio do Café só deve ser utilizado para grandes eventos.