Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Coxa viajou 3 mil km e não jogou

           Ficou feio para a CBF. O Coritiba viajou 3 mil quilômetros, de Curitiba ao Sertão Paraibano,  acabou voltando pra casa sem jogar. Parece até campeonato amador. O jogo com o Souza não saiu porque outro clube da Paraíba - o Centro Sportivo Paraibano - conseguiu uma liminar na Justiça, impedindo a realização da partida.
            O CSP-PB era o adversário programado para enfrentar o Coritiba, mas perdeu sua vaga na Copa do Brasil quando o Souza, na condição de vice-campeão estadual, recuperou a vaga, através do STJD. E agora, como é que fica ?  Só Deus sabe.

O que vem por aí na Libertadores

       As oitavas de final da Copa Libertadores da América certamente vão proporcionar grandes emoções. Um mata-mata de dois jogos apontará os oito melhores times da América. Pela primeira vez, o Brasil terá seis representantes nas oitavas do torneio.
       Dois grandes clássicos chamam a atenção nesta nova etapa. Corinthians e Boca Juniors começam a se enfrentar no dia 1º de maio, em La Bombonera, na Argentina. O segundo jogo será no Brasil, em data a ser definida.
       O outro grande clássico é Atlético Mineiro x São Paulo, que também fazem a primeira partida no Dia do Trabalho, no Morumbi. O jogo da volta será na Arena Independência, em Belo Horizonte, com data ainda não confirmada.  O Galo foi o melhor time da Fase de Grupos, com 15 pontos, enquanto o São Paulo foi o pior, somando apenas 7 pontos em seis jogos.
       O Palmeiras será o primeiro brasileiro a jogar nesta nova etapa: dia 25 próximo, no Estádio Caliente, no México, contra o Tijuana. A volta será no Pacaembú, mas o dia ainda não está marcado.
       O Fluminense vai fazer o primeiro jogo no Estádio George Capwell, lá no Equador, dia 2 de maio, contra o Emelec. A volta será em São Januário, em data a ser confirmada.
        E o Grêmio pega o Santa Fé da Colômbia,  jogando a primeira na sua Arena, em Porto Alegre, também no dia 2 de maio. O jogo da volta está programado para o Estádio El Campin, em Bogotá, ainda sem data fixada.
         Os outros confrontos das oitavas-de-final serão Olímpia (Paraguai) x Tigre (Argentina), Nacional (Uruguai) x Real Garcilasso (Peru) e o pega entre os argentinos Vélez Sarsfield x Newell's Old Boys.
       

Brasil cem por cento !

          
              Considerando que o Brasil está mal, em termos de Seleção,  a classificação de seus seis representantes na fase de grupos da Libertadores, foi muito muito boa para o prestígio do nosso futebol. Atlético Mineiro, Corinthians, Fluminense, Palmeiras, Grêmio e São Paulo vão para as oitavas-de-final, entrando no "mata-mata" tradicional da competição.
              A classificação brasileira mais difícil da noite ontem acabou sendo a do Grêmio, que empatou com o Huachipato, lá no Chile, num jogo marcado por pancadaria no final.  Na verdade, o técnico Vanderlei Luxemburgo se atrapalhou todo e por pouco não deixou escapar a vaga. Mas acabou apanhando dos jogadores chilenos (foto).  De terno, gravata e tudo.
 
              Embora voltando a apresentar o futebol excessivavemente que vem mostrando nos últimos jogos, o Grêmio fez 1 a 0  (um gol de 'chilena' marcado por Zé Roberto) e estava tranquilo na partida, faltando apenas 10 minutos para o final. Foi então que Luxemburgo resolveu inventar, fazendo duas alterações desnecessárias e  gastando a regra das substituições, saindo Barcos e Vargas. E aí Luxa levou azar, porque  Werley sofreu uma lesão muscular e teve que ficar em campo só fazendo número. O Huachipato empatou numa cobrança de falta. Não entendi porque o goleiro Dida ficou parado, não foi na bola. E os chilenos partiram com tudo pra cima. Foi um drama, mas o Grêmio aguentou na raça.
                O Fluminense se garantiu com tranquilidade, derrotando o Caracas por 1 a 0, gol de Rafael Sobis. E o Palmeiras por pouco não perdeu o primeiro lugar no seu grupo, na derrota de 1 a 0 para o Sporting Cristal, no Peru.

Sai Henrique e entra Rodrigo Moledo

         Como o Palmeiras jogará com o Tijuana do México, dia 25  pela Libertadores, o zagueiro Henrique acabou sendo dispensado da Seleção Brasileira que enfrentará o Chile, dia 24 no Mineirão. Os palmeirenses pediram a liberação,e o técnico Felipão (torcedor do Verdão) resolveu atender a solicitação.
        Acho que foi ruim para Henrique, porque para o seu lugar foi convocado Rodrigo Moledo, do Internacional, que não chega a ser um zagueiro excepcional, mas é superior a Henrique. Pode acabar ficando com a vaga, se for bem observado por Felipão.

Um abraço muito especial

        Li numa postagem feita no Facebook pela amiga Lia Gonçalves, que o velho amigo Waldemar Marconato (o maior goleiro de futsal que Londrina já viu) está comemorando suas bodas de ouro. Não é todo mundo que festeja cinquenta anos de casamento. Principalmente com a felicidade que caracteriza esta união de Waldemar com Marlene. Um casal perfeito.
         Eles moram em Cuiabá há anos, e estão perfeitamente adaptados à vida no Mato Grosso. Mas continuam  extremamente ligados a Londrina. Sempre que podem estão por aqui. Um grande abraço do Blog para Waldemar e Marlene.

Pérolas que o Facebook nos traz


       Muito bonita esta mensagem que a querida amiga Sônia Beatriz Sampaio postou no Facebook. Irmão é irmão. Sônia é a minha dentista e uma pessoa de extrema sensibilidade. Gosto muito dela.