Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sexta-feira, 16 de março de 2012

Tudo tem que dar certo neste jogo

            Calculo que cerca de 1.500 londrinenses irão a Arapongas, no domingo, para ver o decisivo jogo Arapongas x Londrina, que será disputado no Estádio dos Pássaros, às15h50m. É a melhor coisa do ano até aqui para o futebol da nossa região. Antigamente, jogos como este eram comuns em Londrina, Maringá, Bandeirantes, Apucarana, Arapongas, Cambará e até Centenário do Sul, que chegou a ter um bom time na década de 70. Depois, o interesse foi caindo, especialmente porque nossas cidades já não armam boas equipes. Havia também muita reclamação contra a violência que geralmente estava presente nestas partidas.

             Vamos torcer para que esteja começando uma nova fase para a região, em termos de futebol. O povo está cansado de ficar em casa aos domingos, só vendo jogos pela televisão. As pessoas querem participar, torcer e gritar nos estádios. A responsabilidade das autoridades policiais de Arapongas é muito grande neste domingo. A segurança tem que ser total, para que os torcedores se sintam motivados a voltar nos domingos seguintes. Tudo tem que dar certo neste jogo.

George Clooney na cadeia

          O conhecido ator norte-americano George Clooney passou algumas horas na cadeia, em Washington (EUA). Ele foi preso por desobediência civil após protestar em frente a Embaixada do Sudão, contra a violência do governo daquele país para com crianças, homens e mulheres inocentes.
           Clooney foi levado algemado, junto com seu pai e mais 13 pessoas que também protestavam no local. Após pagar fiança no valor de 100 dólares, o ator foi liberado e fez até uma brincadeira com os jornalistas que o aguardavam: "Foi muito dura a minha primeira vez na cadeia. Espero que seja a última."
           Em termos de marketing, pode ter sido um bom negócio para George Clooney. Sua cara certamente estará estampada amanhã em todos os grandes jornais do mundo.

Copa do Brasil já tem 22 classificados

              Vinte e dois clubes já estão classificados para a segunda fase da Copa do Brasil  e, por consequência, 22 já estão eliminados da competição. Acho que o Peñarol de Manaus(AM) e o Horizonte (CE)   são as boas surpresas até aqui. Os outros classificados são clubes bem conhecidos:  Paraná Clube, Ceará, Cruzeiro, Criciuma, Atlético Paranaense, Ipatinga, Náutico, Bahia de Salvador, Bahia de Feira, Remo, Juventude de Caxias, São Paulo, Atlético Goianense, Atlético Mineiro, América Mineiro, Sport Recife, Paysandu de Belém, Guarani, ABC de Natal e Guarani de Campinas.
              Entre os eliminados estão o nosso Operário de Ponta Grossa e o Gama. Nenhum time grande foi desclassificado até agora. Os outros que já cairam fora são times considerados "pequenos", que tentaram a sorte e se deram mal. Algumas equipes "grandes" ainda estão lutando pela vaga, como o Botafogo, o Coritiba, o Goiás, a Ponte Preta, o Atlético Goianense, a Portuguesa, o Fortaleza, o Palmeiras e o Grêmio.
               Na verdade, a Copa do Brasil 2012 ainda não pegou fogo. Não tivemos nenhum "jogão"  de verdade. Mas, com a classificação de clubes grandes,  na segunda etapa já deve melhorar.

Dilma e Blatter finalmente se encontram

            Finalmente aconteceu o encontro da presidente Dilma Rousseff com o comandante da Fifa, Joseph Blatter. A conversa foi hoje cedo, com as presenças do ministro Aldo Rebelo, de Ronaldo Nazário e Pelé. Na verdade, foi muito mais uma reconciliação da Fifa com o governo brasileiro do que uma reunião decisiva para a organização da Copa 2014. Mas Blatter deixou o local aparentemente satisfeito, dizendo que "a presidente Dilma deu todas as garantias necessárias à Fifa."
         Sobre o assunto polêmico que se refere a Jérôme Valcke, secretário-geral da Fifa, pouco se falou. Pelé, que faria o papel de "bombeiro", chegou atrasado ao encontro. Blatter disse apenas que pediu um tempo para resolver o problema, que passa a ser unicamente da instituição por ele presidida e do seu secretário.
          Está na cara que vão deixar as coisas se acalmarem para depois trazer Valcke de volta às negociações sobre a Copa 2014. E ele certamente reaparecerá com a cara mais lambida do mundo.

Quem é quem na Libertadores

         O Fluminense é até agora o melhor time da Copa Libertadores. O único com 100% de aproveitamento: 3 jogos, 3 vitórias. Mas vai disputar duas partidas fora. Em casa, jogará apenas com o Boca Juniores, que é perigoso em qualquer lugar. O Flu tem 9 pontos, o Boca 4, o Arsenal-ARG 3 e o Zamora-VEN apenas l ponto. Este é o Grupo  4. O Tricolor se classifica, mas o Boca ainda terá que brigar com o Arsenal, lá em Sarandi.

*****          Inter e Santos estão dividindo a liderança do Grupo 1 com o The Strongest-BOL, todos com 6 pontos. E o peruano Juan Aurich não ganhou nenhum ponto até agora. O Colorado terá dois jogos fora e só pegará em casa o Santos. Já o Peixe disputa duas partidas fáceis em casa e só sai para enfrentar o Inter. Deve dar Santos em primeiro e Inter em segundo.

*****           No Grupo 2, o Flamengo ainda lidera com 5 pontos,  mas o equilíbrio é grande porque Olímpia-PAR e Lanus-ARG têm 4 e o Emelec do Equador, fecha com 3 pontos. Depois do que aconteceu ontem, todo o descuido será fatal para o Rubronegro, que só tem mais um jogo em casa, e contra o perigoso Lanus. E vai ter que jogar no Equador e no Paraguai. Se tivesse ganho ontem, estaria tranquilo.

*****         A Union Española-CHI comanda invicta o Grupo 3, com 7 pontos. O Bolivar-BOL é o segundo, com 4. Depois vem outro time chileno, a Universidad Católica, que tem 3 pontos, e o Junior Barranquilla-COL  com apenas 1 ponto. Aposto nos dois chilenos.

*****         O Vasco está com 4 pontos e, certamente terá dificuldades para se classificar no Grupo 5, que está sendo liderado pelo Libertad-PAR, com 7.  Nacional-URU e Alianza Lima-PER também são bons times e estão com 3 pontos ganhos. O Vasco só tem mais um jogo em casa, justamente contra o lider Libertad. Depois, jogará em Lima e em Montevidéo. Acho muito difícil a classificação vascaína. Entre os brasileiros, é o está em situação mais difícil, pelo nível dos adversários.

*****          Cruz Azul-MEX e Corinthians são os meus favoritos para se classificarem no Grupo 6. O Cruz tem 7 e o Timão 5 pontos. depois vem Nacional-PAR, com 3, e Táchira-VEN, com apenas 1 ponto

*****         O bom time do Velez Sarsfield-ARG está liderando o Grupo 7 e deve se classificar. E a briga será muito dura entre o Defensor-URU, que está com 3 pontos, e Chivas-MEX e Deportivo Quito-EQU, que estão igualados, com 4 pontos.

*****        Finalmente, parece que o Atlético Nacional-COL vai se classificar no Grupo 8, porque já está com 7 pontos. Mas a Universidad de Chile é um ótimo time e tem 4 pontos, o mesmo acontecendo com o ascendente Godoy Cruz-ARG. A decepção do grupo é o tradicional Peñarol do Uruguai, que só ganhou um ponto, 2 partidas em casa e 1 fora).

Só Adriano para reanimar rubronegros

            Sem ter como explicar o empate (3 x 3) de ontem com o Olímpia do Paraguai, depois de estar ganhando por 3 a 0, a direção do Flamengo desvia a atenção dos seus torcedores para possível contratação de Adriano, que acaba de deixar o Corinthians. A torcida pediu o Imperador, depois do vexame no Engenhão. E a diretoria quer deixar o povão mais contente. Como o Flamengo gosta de "tranqueiras".
            Mas a Conmebol já informou que o Flamengo não poderá utilizar Adriano nesta Copa Libertadores, pois um mesmo jogador não pode ser inscrito por duas equipes diferentes na competição. Entretanto, o Jurídico do Flamengo vai brigar, alegando que Adriano não foi nem relacionado para os jogos do Corinthians. O Imperador já vai chegar ao clube gerando confusão. E não vai acrescentar nada ao time. Vai entrar no lugar de quem ?
            O Flamengo vai é arranjar mais dívidas, além das muitas que já tem. Vejam o que o Corinthians arrumou de problemas com o Imperador. O cara não jogou nada, participou de apenas 11 jogos e só fez 2 gols. Mas o Timão ainda vai que dar a ele mais R$ 1,8 milhão pelos quatro meses que ainda tinha de contrato.

Olha o Schumi aí de volta

  
    Eu pensei que nunca mais fosse ver o Michael Scumacher no topo de uma classificação.  Mas aí está o quadro com o resultado do segundo treino de ontem, em Melbourne. Schumi já havia sido o terceiro colocado no treino da manhã, e à tarde botou todo mundo no bolso. Como nos velhos tempos. Aqui no Brasil, muita gente não gosta do piloto alemão, por conta de rivalidades em temporadas passadas. Eu, entretanto, torço por ele, que considero o melhor piloto de todos os tempos.
    O companheiro de Schumacher (Niko Rosberg) também foi bem, marcando um sexto lugar matinal e um nono vespertino. É um indicativo de que a Mercedes AMG vem bem para este Mundial que começa na madrugada de domingo lá na Austrália. Em função do horário, não vai dar pra ver, mas vou querer saber, logo cedinho no domingo, como é que foi o "grande" Schumi (foto abaixo). E também, obviamente, os brasileiros Felipe Massa e Bruno Senna.

Santos ganha. Flamengo só empata

         O futebol brasileiro obteve uma boa vitória na Copa Libertadores, nesta noite de quinta-feira. Em Chiclayo, no Perú, o Santos venceu o Juan Aurich local, de virada, por 3 a 1. Tejada abriu o placar para os incas, mas ainda no primeiro tempo Fucile e Ganso viraram o marcador. No segundo tempo, com a expulsão de Guadalupe, o time da casa "se entregou no jogo". O Peixe foi pra cima e fez mais um gol, através de Borges.
                                                          Ganso festeja o seu gol com Neymar

         No Engenhão, no Rio, o Flamengo também estava ganhando por 3 a 0, mas deixou a vitória escapar e só empatou com o Olímpía, do Paraguai. O jogo foi equilibrado no primeiro tempo, mas aos 37 minutos, Bottinelli  (foto)marcou um golaço, encobrindo o goleiro Martin Silva.
          Na fase final, o Rubronegro cresceu. Ronaldinho Gaúcho cobrou penalti e marcou o segundo.  Luiz Antonio fez 3 a 0. Mas, aos 31 minutos, Zeballos cobrou falta e diminuiu o placar. Os paraguaios se animaram e chegaram ao seu segundo gol, aos 40', com Luis Caballero em jogada individual. O jogo ficou dramático e, dois minutos  depois, o Olímpia empatou, com gol de Marin.
            Incrível o que aconteceu com o Flamengo, permitindo que os guaranis
conseguissem esse resultado histórico. A torcida foi pra casa envergonhada.