Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Cinco pessoas por hora 
são estupradas no Brasil


                           Mais de cinco pessoas são estupradas por hora no Brasil, mostra o 10º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, produzido pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), divulgado nesta quinta, 3. O País registrou, em 2015, 45.460 casos de estupro, sendo 24% deles nas capitais e no Distrito Federal. Apesar de o número representar uma retração de 4.978 casos em relação ao ano anterior, com queda de 9,9%, o FBSP mostrou que não é possível afirmar que realmente houve redução do número de estupros no Brasil, já que a subnotificação desse tipo de crime é extremamente alta.
                        “O crime de estupro é aquele que apresenta a maior taxa de subnotificação no mundo, então é difícil avaliar se houve de fato uma redução da incidência desse crime no país”- disse a diretora executiva do Fórum, Samira Bueno.
                        O levantamento estima que devem ter ocorrido entre 129,9 mil e 454,6 mil estupros no Brasil em 2015. O número mínimo se baseia em estudos internacionais, como o National Crime Victimization Survey (NCVS), que apontam que apenas 35% das vítimas de estupro costumam prestar queixas.
                      Considerando somente os boletins de ocorrência registrados, em 2015 ocorreu um estupro a cada 11 minutos e 33 segundos no Brasil, ou seja 5 pessoas por hora. O estado com o maior número de casos foi São Paulo, que responde por 20,4% dos estupros no país, com 9.265 casos. O número, no entanto, representa uma redução de 761 casos (7,6%) em relação ao ano anterior, quando foram registrados 10.026 casos. Roraima foi o estado com o menor número de estupros registrados, 180, o que representa 98 casos a menos do que no ano anterior – queda de 35,3%.
A biografia de Rita Lee




               Rita Lee tinha seis anos quando perdeu a virgindade,  com uma chave de fenda criminosamente manipulada pelo técnico que viera consertar a máquina de costura da mãe da então menina paulistana. Bastou uma distração da mãe para que a garota fosse sexualmente abusada. 

               Este e outros dramáticos episódios serão revelados por Rita no livro "Uma Autobiografia", que está sendo lançado neste mês de novembro pela editora Globo Livros. Tão ou mais traumático na vida de Rita quanto a saída do grupo Os Mutantes, contada em muitas páginas, nem o drama do abuso torna o livro pesado. A caminho dos 69 anos, a serem completados em 31 de dezembro deste ano de 2016, Rita Lee Jones rememora coisas boas e más da vida com leveza, sinceridade e com a espirituosidade característica dos textos da artista.

               A vida de Rita foi cheia de atos inesperados, como o de começar a fumar maconha por inesperado convite do pai, no sótão da casa da família. O livro vai deixar o público brasileiro completamente surpreso. Vai mexer com o País ! 





    Copa do Brasil é sempre
    cercada de muita emoção



                 Foi uma grande semifinal esta realizada ontem pela Copa do Brasil.  O sistema mata-mata sempre joga pra cima esta competição. É mais emocionante do que o Campeonato Brasileiro, tem sido assim todos os anos. Grêmio e Atlético Mineiro se classificaram para a grande final, eliminando respectivamente o Cruzeiro e o Internacional. Mas as duas rodadas semifinais foram muito boas, mexendo com o coração do torcedor.

                   O sorteio dos mandos de campo da final da Copa do Brasil será nesta sexta-feira (4), às 9horas , na sede da CBF, no Rio de Janeiro. O evento terá transmissão da CBF TV, no site da entidade.






 FILHA DE RENATO INVADE
    GRAMADO E É CITADA  A festa da classificação do Grêmio para a grande decisão da Copa do Brasil contou com uma convidada especial no gramado da Arena do Grêmio, na noite desta quarta-feira. Carol Portaluppi, filha do técnico tricolor, Renato Gaúcho, invadiu o campo e foi relatada na súmula da partida pelo árbitro Thiago Duarte Peixoto. O Tricolor pode vir a ser punido por causa disto !


Inter quase chegou

Quase aconteceu. Em desvantagem, com um time alternativo, o Inter chegou a estar vencendo mas levou o segundo gol e se despediu da Copa do Brasil, com um empoate de 2 a 2. Agora, mais do que nunca, o time de Roth vai se dedicar ao Brasileirão, atrás da prioridade, de salvar o pescoço da guilhotina e evitar a mancha que ninguém gosta de ter na sua história.