Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quinta-feira, 24 de setembro de 2015

APROVEITE A PISCINA HOJE !

     A previsão é de que a chuva chega amanhã em Londrina.  Mas serão apenas 6 mm  e ainda teremos temperatura alta, até 38º.  Porém, a chuva vai aumentar a partir de sábado e cairá pelo menos por uma semana. Aproveite a piscina hoje !

Acabou o respeito ?

        Em agosto, levou 4 a 0 do Atlético de Bilbao, pela  Super Copa da Espanha. Pode ter sido um acidente. Mas ontem, o Barcelona voltou a ser goleado (4 a 1), desta vez pelo Celta de Vigo, em partida válida pelo Campeonato Espanhol.  Parece que acabou o respeito, hein ?
 
         E desta vez o Barça estava inteiro, com Messi, Neymar, Suárez e companhia limitada. Não tem desculpa, foi fiasco mesmo. Não existe time invencível !
 
 

Dunga x Romário, uma briga boa !


      Desta vez deve sair fumaça. Os dois têm "poder" e personalidade forte. E cada um tem suas razões.  O  senador Romário está fazendo o seu papel, cobrando tudo que diz respeito à CBF e ao futebol do País. E o Dunga é o técnico da Seleção, cabe a ele decidir quem deve ser convocado.
 
       Realmente incomoda a cabeça da gente, saber que os jogadores chamados para a Seleção estão ligados a empresários que ganham muito dinheiro em cima disso. Mas está desse jeito em todo o mundo. Até aqui na nossa cidade de Londrina, onde todos os jogadores pertencem a um empresário. Se formos levar a sério, então não podemos nem torcer para o Tubarão, não é mesmo ?
Internacional  só empatou
 com o "Circo Palmeiras"


 
        Que jogo ruim, hein ? Dois times fracos, sem expressão técnica. Foi o pior jogo que eu vi neste novo Beira-Rio. Pior para o Inter que, jogando em casa deixou escapar a vitória, ficando no 1 a 1.

         Atualmente, empatar em casa com os palmeirenses conta como derrota. O Palmeiras deixou de ser um time sério, hoje nem cor definida tem mais. Joga cada dia de um jeito. É um verdadeiro circo. Um dia de verde, outro de azul, outro de amarelo cítrico e ontem jogou de cinza. Conheço muitos palmeirenses de bom caráter que, certamente devem estar envergonhados desta palhaçada que esta diretoria vem permitindo.  Eles não me confessam, mas é claro que sentem vergonha.

        Quando uma diretoria despreza as cores de sua bandeira para explorar os bobos torcedores, que acabam se sentindo obrigados a comprar a "camisa do dia", é porque esta diretoria não merece respeito.

        Só digo uma coisa: se um dia o Grêmio entrar em campo  de verde, amarelo, vermelho outra cor que não tenha nada a ver com a sua história, deixo de torcer por ele. Tô fora ! Meu clube tem que ser um clube sério !

      Já  faz tempo que o Palmeiras vem fazendo escolhas erradas. Acho que começou quando revolveram trocar o simpático PERIQUITO pela indigesta imagem do PORCO.  Vá ter mau gosto assim lá na Itália.

         Cheguei a conclusão de o técnico Argel Fucks não vai conseguir fazer no Inter o que Roger Machado fez no Grêmio. O time colorado é muito ruim, só escapa uma meia-dúzia. O elenco só tem jogadores muito novos ou jogadores muito velhos. Assim é difícil.  E D'Alessandro, que era o cara que resolvia, agora vive machucado. Acho que seu prazo de validade venceu.  
      "Tudo azul n'América do Sul",  "Andreia" e "Luiza Manequim" são alguns outros grandes sucessos escritos por esse portuguesinho que veio criança para o Brasil. Escolhi uma outra canção lindíssima para o vídeo de abertura: "PENA VERDE". Você vai sentir saudade de

                              A B Í L I O       M A N O E L


                    

                                          Certamente, muitas pessoas já se esqueceram de ABÍLIO MANOEL. Mas quem realmente curtiu a música brasileira dos bons tempos vai se lembrar rapidamente dele, quando ouvir o vídeo acima, que nos mostra a canção "PENA VERDE". Foi com ela que ele ganhou em 1969 o II Festival Universitário da Música Popular Brasileira, da TV Tupi.   A música deu nome ao segundo LP de Abílio e foi o maior dos muitos sucessos que ele conseguiu na carreira.
 
 
Abílio Manuel Robalo Pedro nasceu em Lisboa, em 1947, mas veio de Portugal para o Brasil ainda criança. Cresceu aqui, vivendo as nossas coisas, espalhando sua alegria e seu talento entre os jovens brasileiros, com os quais convivia no curso de física da USP.
 
 
Abílio Manoel ganhou vários festivais de música no Brasil e no Chile. O primeiro foi Festival Latino-Americano da Canção Universitária de 1968, em Santiago do Chile, com a canção de sua autoria "Minha Rua".  Já então estava lançando seu primeiro LP pela Odeon
 

E a consagração veio rapidamente, porque no ano seguinte Abílio estourou com sua canção Pena Verde. Fez então muitas apresentações na TV e  shows no México, tornando-se conhecido do grande público.
 
 
Em 1971 e 1972 participou do Festival Internacional da Canção. E no mesmo período lançou outro grande sucesso: "Tudo azul n'América do Sul", numa parceria com Antônio Carlos Carvalho. Ainda hoje ou no máximo amanhã, vou relembrar esta canção na minha página do Facebook.
 
 
Em 1973, Abílio Manoel organizou o grupo Terra Livre. E em 77 começou a trabalhar na Rádio Bandeirantes de São Paulo. No ano seguinte, lançou pela Som Livre o LP "Becos e Saídas", com destaque para três canções suas ("Domingo", "Menina da Bahia" e "Peão e Viola") e uma linda música de Pablo Milanés ("Pobre del cantor").
 
 
Já em 1980, Abílio compôs a trilha sonora para o filme "Pixote", de Hector Babenco.  E dois anos depois lançou o LP "Curso das Águas", seu primeiro disco pela RCA. Em 1984, passou a apresentar o programa "América do Sol", na Rádio USP da capital paulista.
 
 
Em seguida, produziu o lançamento da coleção "América do Sol" pelos selos Band e Copacabana. E a partir de 1997 passou a dedicar-se a fazer jingles publicitários, trilhas sonoras e a promover eventos artísticos.
 
Foi então que a morte surpreendeu Abílio Manoel, no dia 30 de junho de 2010, apanhado por um enfarto, quando passava férias na Bahia. A filha Manuela Robalo conta que seu pai passou mal e foi socorrido, sendo levado rapidamente para o hospital. Mas seu romântico coração não resistiu, e ABÍLIO MANOEL nos deixou aos 63 anos de idade.   
 
 

AS MELHORES DO FACEBOOK

 
Com uma pitadinha de malícia masculina, o amigo Luiz Victor Val Myszskowski, comentou na sua página do Facebook o calor que se espalha por toda a nossa região