Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

domingo, 20 de março de 2016

É difícil acreditar, mas presidente
 dos EUA está chegando a Cuba !

                   

                O presidente dos Estados Unidos Barack Obama está chegando neste domingo a Cuba, acompanhado da primeira-dama Michelle Obama e das filhas Malia e Sasha, em uma viagem história que tem como objetivo selar a reaproximação entre os dois países.

                 O avião presidencial Air Force One aterrissa em Cuba, cerca de um século após a última visita de um presidente americano em exercício, Obama virará uma página da história dos EUA e permitirá que a imagem da primeira potência mundial mude em toda a América Latina.
 
                Em julho, EUA e Cuba retomaram suas relações diplomáticas e abriram embaixadas nos respectivos territórios depois de vários meses de negociações que puseram um ponto final a mais de meio século de ruptura. O anúncio de que os dois países retomariam suas relações foi feito em dezembro do ano passado. Apesar da reaproximação histórica, o embargo econômico imposto à ilha ainda vigora. Seu levantamento, defendido por Obama, depende da aprovação do Congresso dos EUA.

                 Obama e sua família visitarão a parte velha da capital e devem ser recebidos na Catedral de Havana pelo cardeal Jaime Ortega, que apoiou, junto com o Papa Francisco, as conversas para o acordo de normalização da relação entre EUA e Cuba.

                Obama se reunirá com o presidente cubano, Raúl Castro, amanhã. Ele já adiantou que falará "diretamente" com seu colega sobre os "obstáculos" para o exercício dos direitos humanos na ilha.


Não está previsto, no entanto, nenhum encontro com o irmão mais velho de Raúl, Fidel Castro, afastado do governo há uma década.
FESTA PARANAENSE
NO THE VOICE KIDS


(fotos e informações da Gazeta do Povo)

               A final do The Voice Kids será disputada apenas por competidores paranaenses. Agora à tarde,  Pérola Crepaldi, de Apucarana, Wagner Barreto, de Porto Rico, e Rafa Gomes, de Curitiba, se classificaram para a última etapa do programa, que ocorrerá no próximo domingo (27).
 
              Pérola será a a representante da equipe de Ivete Sangalo. Wagner é do time de Victor e Léo. E Rafa representará Carlinhos Brown
 
              Ivete Sangalo deu a Pérola os 30 pontos que a classificaram para participar da etapa final do programa. A paranaense ganhou com a apresentação da música “Brincar de Viver”, sucesso de Maria Bethânia.
               A Curitiba Rafa Gomes cantou o clássico “Banho de Lua” e garantiu a preferência do público e de Brown. E Wagner também levou aplausos do público e dos “técnicos” do time. Ele interpretou a música “Todo Azul do Mar”.

     O empate só serviu
para afundar o Maringá



                                                                                                Foto Bonde/Folha

             O placar final de 2 a 2 acabou sendo justo para o Clássico do Café, mas foi cruel, porque não classificou matematicamente o Londrina para a próxima fase, e deixou o Maringá a beira do rebaixamento. Só por milagre o fraco time maringaense vai sobreviver para 2017.
 
             O Tubarão fez um ótimo primeiro tempo, especialmente porque Zé Rafael, que não vinha jogando nada há vários jogos, hoje resolveu jogar. Ele marcou um golaço aos 15 minutos, colocando o Maringá em situação de desespero. Mas a equipe da Cidade Canção cresceu com a entrada de  Felipe e empatou aos 48', através de Gabriel Barcos.
 
            E como sempre ocorre, o Londrina caiu de produção, voltando mal para o segundo tempo. Numa excelente cobrança de falta, Andrezinho colocou os maringaenses na frente. E aí, quem mostrou um certo desespero foi o Tubarão. Mas aos 32 minutos, numa arrancada do zagueiro Silvio, surgiu o gol de empate, novamente por conta de Zé Rafael, que ainda passou pelo goleiro antes de tocar para as redes.
 
             Fiquei com duas certezas: o Maringá vai cair para a Segundona Paranaense, e nós londrinenses vamos passar muita aflição, com esse time do Tencati na Série B Nacional.
"Cabeça de treinador"


           É realmente difícil entender os treinadores. Vejam por exemplo em que o maringaenmse Rogério Perrô fez hoje no "Willie Davids". Com seu time precisando ganhar para tentar escapar do rebaixamento, ele desperdiçou os primeiros 30 minutos, utilizando o veterano Neilson como centroavante. Perdia por 1 a 0 e eu acho que nem Deus aguentou ver o Maringá sem ataque. Resolveu ajudar.

           Neilson sentiu uma daquelas contusões de  velhice e saiu. Entrou o vigoroso Felipe, o Maringá cresceu e  empatou ainda no primeiro tempo,  passando  a frente na fase final. Mas aqueles 30 minutos iniciais sem força de ataque foram fatais. Os maringaenses acabaram cedendo o terrível empate.  Com Felipe desde o começo, poderia ter ganho !
fórmula 1
Mercedes já saiu na frente






              A etapa de abertura da Fórmula 1 em 2016 foi um prolongamento do ano passado. Sebastian Vettel liderou boa parte do GP da Austrália, passando Hamilton e Rosberg logo na largada em Melbourne, mas no final deu Mercedes, com Nico Rosberg em primeiro e Lewis Hamilton em segundo.
 
            Na pista, as coisas mudaram quando Fernando Alonso bateu feio, o que paralisou a prova. Na retomada, a estratégia da Mercedes foi melhor e a equipe britânica conseguiu a vitória. Vettel terminou em terceiro, mas mostrou que a Ferrari pode brigar pelo título. Felipe Massa foi o quinto.
 
            Se o novo modelo de classificação foi bastante criticado, a mudança no sistema de embreagem para a largada, muito mais dependente do humano do que da máquina, cumpriu sua função de causar rebuliço. Lewis Hamilton, que sobrou no treino de classificação e foi o mais rápido de todos os treinos livres, largou mal e caiu para sexto.
 
            Quem se deu bem foi Vettel, que largou em terceiro, passou também Rosberg, e assumiu a liderança. Os dois carros da Mercedes acabaram ultrapassados também por Raikkonen, outro ferrarista.
 
 
 
              As coisas só mudaram mesmo quando Fernando Alonso deu o primeiro grande susto da temporada. Na 18ª volta, ele bateu na traseira de Esteban Gutiérrez, da caçula Haas, e voou em direção à barreira de proteção (foto). Após o choque, a McLaren capotou na área de escape e ficou destruída. O espanhol saiu rastejando de baixo do carro, mas passa bem.
 
              O estrago foi tanto que não havia outra opção senão a bandeira vermelha para limpar a pista. Foram 20 minutos de paralisação até a relargada. Nesse período, as equipes puderam trocar pneus e a Mercedes soube aproveitar isso muito bem. Rosberg e Hamilton voltaram com os pneus médios e não precisaram mais parar. Vettel com supermacios, precisava fazer mais um pit stop. Ou seja: a Ferrari tinha que abrir folga suficiente na pista para parar e, mesmo assim, voltar na frente. O plano poderia ter dado certo, não fosse a dificuldade de um mecânico tirar um pneu no pit stop de Vettel, que voltou em quarto.
 
               Quando Ricciardo parou, o alemão subiu para terceiro, atrás de Rosberg (primeiro) e Hamilton (segundo). O australiano voltou em quinto, atrás de Felipe Massa, e acabou ganhando a posição na pista, a 10 voltas do fim. Raikkonen já havia abandonado com problemas mecânicos.
 
                 Nas voltas finais, a emoção ficou por conta da tentativa de Vettel de ultrapassar Hamilton. Com pneus macios, o alemão era mais rápido que o inglês, que ainda tinha os pneus macios que o garantiram permanecer na pista desde a 18.ª volta. A dois giros do fim, Vettel exagerou, saiu da pista, e perdeu a chance de passar. Terminou em terceiro mesmo, atrás das duas Mercedes.
 
              Felipe Nars fez uma prova ruim com a sua Sauber e terminou só no 15º lugar entre 16 carros que cruzaram a linha final. Estreante, a Haas conseguiu o sexto lugar com Romain Grosjean, que havia largado na penúltima fila.
 
  • 1º - Nico Rosberg (ALE/Mercedes), 1h48min15s565
  • 2º - Lewis Hamilton (GBR/Mercedes), a 8s060
  • 3º - Sebastian Vettel (ALE/Ferrari), a 9s643
  • 4º - Daniel Ricciardo (AUS/Red Bull), a 24s330
  • 5º - Felipe Massa (BRA/Williams), a 58s979
  • 6º - Romain Grosjean (FRA/Haas), a 1min12s081
  • 7º - Nico Hülkenberg (ALE/Force India), a 1min14s199
  • 8º - Valtteri Bottas (FIN/Williams), a 1min15s153
  • 9º - Carlos Sainz (ESP/Toro Rosso), a 1min15s680
  • 10º - Max Verstappen (HOL/Toro Rosso), a 1min16s833
  • 11º - Jolyon Palmer (GBR/Renault), a 1min23s399
  • 12º - Kevin Magnussen (DIN/Renault), a 1min25s606
  • 13º - Sergio Pérez (MEX/Force India), a 1min31s699
  • 14º - Jenson Button (GBR/McLaren), a uma volta
  • 15º - Felipe Nasr (BRA/Sauber), a uma volta
  • 16º - Pascal Wehrlein (ALE/Manor), a uma volta
 
                    AS MELHORES DO FACEBOOK

 
É no mínimo animadora esta postagem que encontrei na página da gaúcha Rejane Garrido, residente em Porto Alegre. Valeu, "Menina" !