Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Ponte x São Paulo foi adiado

          Uma chuva fortíssima de mais de duas horas, alagou o gramado do Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas (foto), impedindo a realização do jogo Ponte Preta x São Paulo, pela Copa do Brasil. É lógico que influiu a vontade dos dois clubes, que ficaram preocupados com a possibilidade de desgastar seus jogadores, pois terão paradas decisivas pelo Paulistão, no final da semana. A Ponte joga o derbi campineiro, contra o Guarani, e o São Paulo enfrenta o poderoso Santos.

Coxa abre três gols de vantagem

          O Coritiba ficou muito perto da vaga para as quartas-de-final da Copa do Brasil, com a vitória obtida esta noite no Couto Pereira, sobre o Paysandu-PA por 4 a 1. Mas foi um jogo engraçado. O Coxa não jogou nada nos primeiros 30 minutos, porém de repente explodiu marcando três gols em 10 minutos: Anderson Aquino aos 32', Roberto aos 33' e Everton Ribeiro aos 42'. Na verdade, o Alviverde matou a partida na primeira fase.
          Entretanto, o jogo endureceu na fase complementar. Tiago Potiguar descontou e o time paraense cresceu em campo, criando boas chances de marcar o segundo gol. Mas a defesa falhou e acabou cometendo dois penaltis. No primeiro, Roberto despediçou, permitindo a defesa do arqueiro paraense, Paulo Rafael. Mas no segundo, já no minuto final da partida, o goleiro acabou sendo expulso e Tcheco não perdoou, anotando o quarto gol curitibano e garantindo uma grande tranquilidade para o jogo da volta, programado para quinta-feira que vem em Belém do Pará.

Auxiliar que anulou gol do LEC foi absolvido

          A  3ª  Comissão Disciplinar do Tribunal de Justiça Desportiva do Paraná absolveu por unanimidade o árbitro assistente Bruno Boschilla, que anulou aquele gol do Londrina contra o Coritiba. A defesa de Boschilla foi feita pelo advogado Itamar Côrtes, da Scopo Sports, que argumentou que o lance é de interpretação do assistente e ele estava bem colocado. "Tanto que marcou a infração antes mesmo da bola chegar ao gol do Coritiba" - explicou Côrtes.
         Mas parece que o que pesou mesmo foi um estudo físico detalhado, apresentado pela defesa, provando que a bola estava realmente fora. "A projeção da sombra para dentro do campo ocorreu devido ao posicionamento das torres de iluminação, que ficam atrás da linha de fundo"- complementou o advogado.  E agora, quem tem razão ?

Será que vai dar certo ?



            Sinceramente, ainda não tenho opinião formada sobre o assunto. Por enquanto, só tenho uma dúvida: será que vai dar certo ? Então vamos conversar sobre o assunto. O jogador de basquete Larry Taylor, norte-americano, está desde a última terça-feira oficialmente naturalizado brasileiro. No Brasil desde 2008, ele é o grande destaque do time do Bauru no NBB (Novo Basquete Brasil). Joga como amador e certamente será convocado pelo técnico da Seleção Brasileira, o argentino Ruben Magnano, para os Jogos Olímpicos de Londres. É uma experiência nova para o basquete brasileiro, e fico imaginando como os jogadores que nasceram aqui vão conviver com esta nova realidade.
           Pode haver alguma rejeição, como sempre ocorre com tudo o que é novo. Mas parece que o temperamento do "reforço" poderá contribuir para uma rápida adaptação. Ele já está sendo até chamado de Juninho, em substituição a Larry Taylor. É que, como seu nome completo é Larry James Taylor Junior, "e as pessoas daqui acham mais fácil me chamar de Juninho" - diz ele sorrindo.
            Nascido em Chicago, ele já está mais com jeito de carioca/paulista. Gosta de pagode e funk. Exaltasamba é a sua banda favorita. Já adotou o Corinthians como seu time preferido. Prefere o churrasco, com picanha e linguiça, ao barbecue americano. Assiste o programa do Pânico e diz que Gisele Bundchen  é a melhor modelo do mundo. Para completar, já anda utilizando os videos do You Tube para treinar o Hino Nacional Brasileiro.
             O que é que vocês acham ? Será que vai dar certo ?



A Fiel confia mesmo no Timão

        Trinta minutos foi o tempo que demorou para que os ingressos para o jogo Corinthians x Emelec (Equador), marcado para o dia 9 de maio no Pacaembú, se esgotassem. Os bilhetes foram todos vendidos através do plano Fiel-Torcedor, via internet. Em 10 minutos terminaram as arquibancadas e, pouco depois, também os ingressos para o tobogã tiveram sua venda encerrada.
          O que causa espanto é que este será o jogo da volta. Antes dele, o Corinthians ainda terá que encarar o jogo de ida,  em Guayaquil contra o próprio Emelec, na próxima quarta-feira. E se o Timão levar uma bucha, perdendo por dois ou três gols de diferença ?
           Isso é que é ter confiança no time. Acho que nem o Tite confia tanto.

Filho de Leonardo já está em São Paulo

         O cantor Pedro, que é filho do intérprete sertanejo Leonardo, chegou agora há pouco, por volta das 15h50m, a São Paulo. Ele vai começar a receber cuidados especiais no Hospital Sírio-Libanês, na região central da capital bandeirante. Reside aí a maior esperança de Leonardo e de toda a famíla, para que o jovem cantor drible a morte e se recupere plenamente.
          Pedro chegou a São Paulo em um avião UTI, ao lado de médicos do Sírio-Libanês. Os familiares vieram em outra aeronave. Ele continua respirando por aparelhos, mas já teve uma progressiva melhora do edema cerebral que parece ser a maior ameaça.

A banana que só Murici viu

       Se quando ganha Murici Ramalho já reclama, imaginem depois de uma derrota como esta que o Santos sofreu ontem em La Paz, na Bolívia, pela Libertadores. Até que ele não falou muito sobre as causas do revés, ressaltando apenas o que todo mundo já sabe: jogar na altitude não é fácil.
       Mas também tem o seguinte: trabalhei em La Paz, na decisão da Copa America de 97, fiquei o tempo todo subindo e descendo as arquibancadas, porque trabalhei como comentarista e reporter, e não senti nada. Tudo isto aos 56 anos de idade. Acho que os brasileiros exageram um pouco.
       Porém, a maior polêmica criada por Murici envolve um incidente ocorrido aos 33 minutos do segundo tempo, quando Neymar foi atingido por um objeto que ninguém soube dizer o que era. Mas Murici garente que era uma banana. A foto aí está. Não parece ser uma banana, mas cada um enxerga o que quer enxergar. Parece mais ser uma laranja.
       O problema é que teremos o jogo da volta na Vila Belmiro. Se Murici ficar insinuando que houve racismo, os torcedores santistas poderão cometer excessos. Na Vila, a torcida fica muito perto do gramado, e um jogador boliviano poderá ser atingido. Mas Murici é ignorante, apesar de bom treinador, e não mede as consequências.
        Eu acho que está passando da hora do Santos pensar em ter um treinador mais equilibrado. Com o bom time que tem, o Peixe nem precisa ser um técnico excepcional. O Murici, quando não está reclamando está ruminando aquele chicletes. Mesmo porque, na hora em que precisou mesmo dele, na decisão do Mundial, o homem  "amarelou" mais do que os meninos que estavam dentro do campo.
         Tomem nota: já, já o Santos vai ser punido por causa das atitudes de seu técnico.

Paul McCartney enloqueceu Florianópolis

        Eram meia-noite mais vinte minutos, começo da última madrugada, quando uma chuva de papel picado nas cores verde e amarelo, cobriu o palco instalado no Estádio da Ressacada, em Florianópolis. Estava terminando o show de Paul McCartney, que enloqueceu 30 mil pessoas, mesmo debaixo de chuva intensa. Meu filho Zé Ivan, músico e roqueiro, estava lá.
         O show teve momento emocionantes. Especialmente quando Paul homenageou os grandes amores de sua vida. Sentado ao piano, ele relembrou sua primeira mulher, Linda McCartney, que faleceu em 1998. Em português, Paul disse: "Esta eu fiz para você, Linda", antes de tocar "Maybe I'm Amazed".  E para a esposa atual, Nancy Shevell, Paul dedicou a sua nova canção "My Valentine".
           Para enloquecer ainda mais os moradores da capital catarinense, Paul gritou na Ressacada: "Olá, manezinhos. Oi,oi,oi, Floripa". Para quem não sabe, "manezinhos" é como são chamados os moradores da Ilha. Foi o maior show da história de Florianópolis.

Mais drogas estão chegando. Cuidado !

        Como se já não bastasse a grande variedade de drogas que temos por aí, destruindo nossos jovens (e alguns adultos sem juízo também) , está surgindo uma nova porcaria do gênero. Trata-se do 2CB, uma droga alucinógena sintética, produzida em laboratórios da Europa e dos Estados Unidos e vendida ilegalmente nestes lugares como se fosse ecstasy.
         Até agora não se tinha notícia da existência da nova droga no Brasil, mas  peritos de Florianópolis descobriram que nove supostos comprimidos de ecstasy que haviam sido apreendidos em Indaial, no Vale do Itajaí, no dia 18 de março, são na verdade pílulas do 2CB. Os comprimidos (foto) estavam sendo comercializados numa casa noturna de Indaial por um jovem paranaense, de 18 anos, que mora em Blumenau. 
      O 2CB é muito parecida com outra substância sintética, a chamada "cápsula do vento", cujas primeiras apreensões também ocorreram em Santa Catarina, no Litoral Norte. O fato é que depois que as autoridades compraram um aparelho chamado Cromatografia Gasosa (CGMS), ficou mais fácil identificar as drogas. O aparelho custou R$ 820 mil e foi comprado por meio de um convênio entre o IGP e a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). Em 10 dias, usando o equipamento, os peritos descobriram também dois tipos de piperazina, droga sintética que ainda não havia sido encontrada no Brasil.
        E atenção: segundo os peritos, o 2CB não é substância ilegal no Brasil, mas é de uso controlado e só pode ser comercializado a partir de prescrição médica. A substância pode causar sérios danos à saúde, como alucinações, taquicardia, hipertensão, ansiedade e até a morte.
          Entra nessa quem quer. Mas já entra sabendo que vai "se ferrar". Em outras palavras, só entra quem for muito burro. Cuidado !

Seja bem-vinda, Leliane

        O Blog do Flávio Campos está ganhando mais um seguidor. Na verdade, uma linda seguidora. Leliane, estudante de enfermagem que eu não conheço pessoalmente, nos honra com seu prestigiamento. Seja muito bem-vinda, Leliane. Seu ingresso no grupo me deixa muito feliz. Participe sempre

O bom humor não segurou Dicró

               Morreu ontem, com 66 anos, um dos mais bem humorados compositores brasileiros: o sambista Dicró. Um cara alegre, que ganhou notoriedade com letras bem-humoradas e de duplo sentido. Certamente você já ouviu um samba do Dicró. Ele se chamava Carlos Roberto de Oliveira. E do nome veio o apelido. É que ele costumava usar suas iniciais para assinar suas composições: "De C.R.O."  Virou Dicró e nunca mais alguém chamou ele de outro jeito.
                Alguns sambas de Dicró : Olha a Rima, Botei Minha Nega no Seguro, Chatuba, Funeral do Ricardão, A Vaca da Minha Sogra, Os Sabores da Mulher, O Bingo, Melô da Galinha e dezenas de outros que o Brasil inteiro cantou. Era compositor e cantor.

                Dicró sofria de diabetes e insuficiência renal, mas estava bem. Ontem, após uma sessão de hemodiálise, reclamou de dor de cabeça. Foi levado ao hospital, onde sofreu um infarto e morreu. Certamente isso daria um samba delicioso, se ele ainda pudesse compor.
                Carlos Roberto de Oliveira nasceu na cidade de Mesquita. Região Metropolitana do Rio, em 14 de fevereiro de 1946. Fez parte dos compositores de um bloco de Nilópolis e integrou uma parceria histórica, com Bezerra da Silva e Moreira da Silva, com quem gravou o album "3 Malandros in Concert", em 1995. Morreu em Majé-RJ no fim da noite de ontem. Seu sepultamento acontecerá daqui a pouco, às 17 horas, no Cemitério Jardim da Saudade, na zona oeste do rio, onde está sendo velado.

Paraná perdeu, mas fez bonito

           Que pena que o Paraná Clube perdeu pelo Palmeiras (2 a 1), ontem na Vila Capanema. Se pelo menos tivesse segurado o empate, iria mais motivado para Barueri, onde será realizado o jogo da volta. Mas com a derrota e o Palmeiras fazendo dois gols, ficou muito difícil.
            Mas é preciso reconhecer que o Paraná Clube vem se comportando bem na Copa do Brasil e mesmo no jogo de ontem fez bonito. O Ricardinho está se acertando como treinador. Com um time limitado, o Tricolor vai encarando todo mundo com valentia.
             Pelo jeito, na Segundona Paranaense vai ser "um passeio". Esta participação na Copa do Brasil amadureceu mais o time o time paranista. Só que a motivação é outra. Jogar com o Palmeiras com 15 mil pessoas na Vila Capanema. Encarar o Junior Team, terça-feira que vem na Vila Capanema, será outra bem diferente. Mas a proporção é mais ou menos a mesma de ontem. O Junior Team está para o Paraná, assim como o Paraná está para o Palmeiras.
    
As lindas fotos do Site Futebol Paranaense.Net nos mostram a dureza da disputa e a chuva torrencial que caiu sobre a Vila Capanema. E vejam abaixo como estava animada a torcida paranista.