Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

A eleição dos Estados Unidos


       A menos de uma semana da eleição para presidente dos Estados Unidos,  o democrata Barack Obama e o republicano Mitt Romney continuam tecnicamente empatados. O pleito acontecerá na próxima terça-feira (6 de novembro). Esta será a 57ª eleição presidencial dos Estados Unidos.
       Obama, atual presidente, tem 47% dos votos nas pesquisas diárias, e Romney, ex-governador do Estado de Massachusetts, tem 46%.
        As eleições de lá são diferentes das nossas e o voto não é obrigatório. Calcula-se inclusive, que 24 % dos cidadãos dispostos a votar, já tenham depositado seu voto nas urnas. Entre 1.660 entrevistados ontem que disseram já ter votado, Obama lidera com 53% contra 41% de Romney. 
         Particularmente, pelo que tenho lido e ouvido, acho que Obama será reeleito.

Convocação de Mano gera polêmica

        A  Seleção Brasileira vai jogar amistosamente com o Colômbia, dia 4 em Nova Jersey, nos Estados Unidos. Uma partida sem maior importância, mas que está sendo levada a sério pelo tecnico Mano Meneses. O time vem de cinco vitórias seguidas e o treinador quer manter o rítmo. Acho muito bom que o time se acostume a ganhar.
         A convocação anunciada ontem não trouxe maiores novidades. Mas surgiram novas polêmicas. Sem poder contar com os laterais Marcelo e Alex Sandro, Mano chamou o corinthiano Fábio Santos. Penso que os jogadores do Timão só deveriam ser convocados agora em última instância. Afinal, o Corinthians está na reta final de preparativos para o Mundial de Clubes. No caso de Fábio Santos( foto), todo mundo sabe que este jogador não deverá estar no time da Copa 2014. Portanto, Mano poderia ter convocado outro lateral qualquer, entre os muitos que existem no País.


          Já no caso de Paulinho - o outro corinthiano convocado - a situação é diferente. Pelo jeito, Paulinho está sendo preparado para ser titular da Seleção. Justica-se portantro o seu chamamento.
          Gostei da manutenção de Kaká e das convocações de Giuliano e Arouca, que ainda poderão ser úteis à Seleção. Mas não gostei de ver outra vez na lista os nomes de Leandro Castán e Thiago Neves, jogadores que não têm bola pra jogar com a camisa do Brasil

Grêmio vai sofrer na Colômbia

       O meu Grêmio ganhou do Millonários, por 1 a 0, ontem à noite em Porto Alegre, mas me deixou muito preocupado com o jogo da volta, que será realizado dia 15 de novembro, lá na Colômbia. Continuo não gostando do futebol que os times brasileiros estão praticando. Não aparece um time bom de verdade, como tínhamos no passado. É tudo "meia boca", tanto no Brasileirão como na Liga Sul-Americana. O Grêmio tem razoável eficiência, mas não tem o brilho de uma grande equipe.


       A julgar pelo que se viu na partida de ontem, não será fácil para o Grêmio garantir um empate perante a  torcida colombiana, que vai pressionar, tentando empurrar o time para repetir o que  fez contra o Palmeiras, perdendo aqui (3a1) e ganhando lá por 3 a 0.  O time do técnico Hernan Torres é muito bem armado.
         Achei o Grêmio muito preocupado em não sofrer gol dentro de casa. Não atacou como devia. Talvez as ausências de Cleber Gladiador e especialmente de Elano tenham influenciado negativamente no comportamento da equipe. Mesmo sem eles, o Grêmio teria que abrir uma vantagem maior.  Vamos sofrer lá na Colômbia.

"Pérolas" que o Facebook nos traz

      
         Esta postagem do amigo Alzir Bocchi me chegou hoje. Vem bem de acordo com o "bafo" que todos na cidade estão sentindo. Já estou achando que nem protetor solar resolve.

Finalmente, a SM Sports vai investir ?

     Parece que as coisas estão melhorando no Londrina. Finalmente começa a se falar em contratar jogadores de futebol de verdade. Não me refiro ao tal Celsinho, que só é conhecido por ser parecido com o Ronaldinho Gaúcho nas farras com bebidas e mulherada. Hoje em dia é difícil acreditar em jogadores com esse currículo.
     Mas a possibilidade de que o centroavante Dênis Marques (foto) seja contratado, isso sim me parece um avanço. Sempre gostei do futebol desse cara. Sabe fazer gols. Está passando por um momento difícil no Santa Cruz, de Recife, porque o time foi eliminado na Série C e a torcida botou a culpa nele. Mas é um bom jogador, que qualquer adversário respeita.


     Outro nome provável que me agrada é o volante Germano, que se destacou no Santos, no Atlético Mineiro e no Sport Recife. E que já jogou um tempão no Londrina. Como Dênis Marques, ele também tem 31 anos. Uma boa idade para enfrentar os desafios que o Tubarão terá pela frente.  Não é com meninos sonhadores que o LEC vai sair desse buraco em que se encontra.
       Já que ao que tudo indica a SM Sports finalmente vai investir um pouco, que tal contratar também um treinador de primeira linha ?