Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

domingo, 20 de julho de 2014

A bola já está rolando na Série D

       Parece que custou tanto pra chegar o dia, mas finalmente tivemos neste final-de-semana  a abertura do Campeonato Brasileiro da Série D. Os nossos Londrina e Maringá só vão estrear na semana que vem, mas a bola já está rolando por todo o País. Confesso que tem até time que eu não conheço, disputando esta Terceira Divisão. 
       Os dois representantes da "minha" Pelotas já estrearam. O Grêmio Esportivo Brasil, que está na chave do Maringá, obteve um dos melhores resultados desta rodada  de abertura: foi a Itú e venceu o campeão paulista por 1 a 0. Embora reformulado, o Ituano era apontado como favorito, mas o Brasil jogou muito bem e venceu com um gol de Cirilo, aos 35 minutos do segundo tempo.
       Vão se acostumando com as escalações dos futuros adversários do Maringá. BRASIL - Eduardo Martini; Cirilo, Ricardo,  Bierhals e Leandro Leite; Raulen (Schneider), Washington, Marcio Hahn (Wender), Alex Amado e Rafael Foster; Felipe Garcia e Nena (Zotti). Técnico: Rogério Zimmerman. ITUANO - Diego; Alex (Diogo), Airton, Samuel  e Júlio Lopes; Gercimar, Jackson Caucaia e Cristian (Cleisson); Claudinho, Ricardinho (Marcão) e Marcelinho. Técnico: Fahel Junior.
          No outro jogo do Grupo 7, o Cabofriense perdeu em casa para o catarinense Guarany de Palhoça, por 2 a 1.

         Na chave do Londrina, o Grupo 8, o Esporte Clube Pelotas teve que mandar seu jogo com a Penapolense em Gravataí, porque seu estádio, a Boca do Lôbo, está interditado. E só empatou em 1 a 1. João Paulo abriu o marcador para a equipe paulista, aos 17 minutos. Mas o Pelotas empatou dois minutos depois, numa falta muito bem cobrada por Claytinho (foto).
       É hora de conhecer os futuros adversários do Tubarão: PELOTAS - Matheus; Marcio Gabriel, Pedrão, Gasparetto e Anderson Luis; Marcos Rogério, Escobar, Jhonatan  (Bruno Renan), Claytinho (Willian Leandro) e Jeferson Luis;  Éber (Soares). Técnico: Julinho Camargo.   PENAPOLENSE - Samuel Pires; Luis Gustavo, Odair, Eleno e Rômulo; Ferreira, Fernando, Neto e Guaru (Sergio Motta); David Denner e João Paulo (Fio). Técnico: Narciso.
       Na outra partida pelo Grupo 8, o Metropolitano (SC) garantiu a liderança isolada, ganhando em casa do Boavista, do Rio, por 3 a 2.
       
        Os outros resultados da roda inaugural: Santos(AM) 2 x Princesa do Solimões 1, Remo 1 x Moto Clube 1, Guarany de Sobral 1 x River 2, Coruripe 1 x Jacuipense 3, Baraúnas 1 x Central 1, Porto 1 x Globo 0, Vitória da Conquista 1 x Betim 1, Vila Nova (MG) 1 x Brasiliense 2, Itaporã 0 x Anapolina 1, Goianésia 0 x Operário (MT) 2 e Luziânia 0 x Tombense 1. 
    

       

Vôlei: faltou maturidade

 
        A Seleção Brasileira perdeu esta tarde a chance de chegar ao seu décimo título da Liga Mundial de Vôlei Masculino. Acabou sendo derrotada pelos Estados Unidos na grande final, por três sets a um, com parciais de 31/29, 21/25, 25/20 e 25/23. Os americanos (foto) quebraram um jejum de seis anos, já que não venciam a competição desde 2008.
       Depois de um mau início nas fases preliminares, o Brasil brilhou na etapa final da competição e chegou à esta decisão. Acho que faltou maior maturidade a esta renovada equipe brasileira. Com vários jogadores novos, saídos há pouco das categorias de base, o time sentiu demais a pressão de uma final importante.
         No quarto set, por exemplo, precisando ganhar para forçar o quinto set, os brasileiros chegaram a estar com 14/11 no placar, mas nos pontos seguintes fizeram apenas 1, enquanto os americanos marcaram 5. Assim, fica difícil mesmo. Até Lucarelli, já mais amadurecido, cometeu erros infantís no jogo. E os americanos fizeram uma ótima apresentação, merecendo a vitória e o título.  Na preliminar, os italianos garantiram o bronze, derrotando os iranianos.
      
De qualquer forma, o nosso vôlei saiu da Liga moralmente recuperado. Vamos ver como a equipe se porta no Campeonato Mundial, daqui a um mês e meio

Dois cantores famosos e duas lindas mulheres

            Deixa eu falar um pouco de amor, agora.  Fiquei triste com a notícia de que o amor de Zilú (ex-mulher de Zezé Di Camargo) com o também sertanejo Zé Henrique  (faz dupla com Gabriel) acabou implodindo. Eles estavam juntos há três meses, mas a imprensa pegou pesado, insinuando que ele estava tentando se promover às custas dela.

             A história é mesmo muito complicada. Depois de trinta anos de casamento, Zilú e Zezé se separaram em 2010, mas continuaram morando na mesma casa, em Alphaville. O processo de divórcio só começou agora, em 2014, já com o relacionamento dela com Zé Henrique em evolução. Mas quando o romance passou a ser mencionado no processo, Zilú tomou a decisão de se afastar "para não prejudicar Zé Henrique e seus filhos".
               Entretanto, acho que o caso não acabou. Parece que os dois se curtem muito. Zé Henrique até admite a possibilidade: "Zilú é uma grande mulher" - não se cansa de dizer.
                Enquanto isso, Zezé Di Camargo parece estar muito disposto a firmar cada vez mais o seu romance com Graciele Lacerda. Os dois (fotos  abaixo) já se conhecem há 9 anos.  Mesmo quando Zezé era casado, o romance já existia.

A morte de James Garner

       Acho que James Garner foi um dos atores norte-americanos mais conhecidos aqui no Brasil. Especialmente por causa da série "Arquivo Confidencial" e do filme "Diário de uma Paixão". Mas eu vi muitos outros filmes dele, inclusive de bang-bang. Era um bom ator. 
        James morreu ontem, aos 86 anos. Estava meio sumido desde 2008, quando sofreu um acidente vascular cerebral. Raramente foi visto em público, nos últimos meses.   Ele era de Norman, Oklahoma. Deixou a mulher Lois Clark, com quem viveu por mais de 55 anos, uma filha e uma enteada.


  

Massa capota na Alemanha


       A expectativa era grande, porque Felipe Massa estava largando em terceiro no GP da Alemanha. Mas tudo acabou logo na primeira curva do circuito de Hockenheim, quando o brasileiro tirou o pé para evitar o toque com seu companheiro de Williams , Valterri Bottas, e foi acertado na traseira pelo jovem dinamarquês Kevin Magnussen, da MacLaren.
      O carro de Felipe saiu capotando espetacularmente e a corrida acabou pra ele. Mas o piloto brasileiro deixou o carro andando e apenas passou pelo centro médico para exames de prevenção, sendo liberado em seguida. Lamentou "a perda de novos pontos".  Ninguém foi responsabilizado pelo acidente, e Magnussen continuou na prova.

NOVA VITÓRIA ALEMÃ


       Como se já não bastasse a conquista do título mundial de futebol, a Alemanha conseguiu hoje outra vitória importante. Correndo em casa, Nico Rosberg foi o vendedor em Hockenheim. Ele bem que tentou ligar as duas conquistas, mas a intransigente Fifa não permitiu que ele estampasse a imagem da Copa do Mundo em seu capacete. De qualquer forma, Nico fechou uma semana fantástica, marcada também por seu casamento e pela renovação de contrato com a Mercedes.  E para comemorar tudo isto com ele, o craque Lukas Podolski fez questão de estar no autódromo durante toda a corrida.
       Outro grande destaque do GP da Alemanha foi o inglês Lewis Hamilton, também da Mercedes. Depois de largar em 20º, ele ultrapassou meio mundo e chegou em terceiro, logo atrás do finlandês Valtteri Bottas, companheiro de Felipe Massa na Williams.