Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Bota só empata. E não faltou aviso

      Eu bem que alertei, hoje à tarde, para o risco que os times brasileiros correm de "pagar um mico",  quando poupam titulares em jogos da Sul-Americana. Não deu outra, o Botafogo entrou no gramado do Engenhão com 9 reservas, agora à noite, e só empatou por 1 a 1. E esteve perdendo desde o primeiro tempo, quando Perez fez o gol colombiano, logo aos 8 minutos.
      No segundo tempo, vendo que ia perder a partida, o técnico Caio Junior colocou Elkeson e mais tarde Caio e Thiago Galhardo. E foi Caio que conseguiu o gol de empate, aos 23 minutos. Mas a igualdade não foi suficiente para calar a torcida botafoguense, que vaiou pra valer.
      Agora,  o Santa Fé jogará com o apoio da torcida, em Bogotá, e se classificará com uma vitória ou um empate sem gols. O Botafogo terá que vencer no campo adversário ou, pelo menos empatar no mínimo por dois gols para ficar com a vaga. Se o placar de 1 a 1 se repetir, a decisão ocorrerá na cobrança dos penaltis.
       Nos outros jogos desta noite pela Sul-Americana, mais dois empates. No Paraguai, o Olímpia não saiu do 0 a 0 com o Arsenal Sarandi, da Argentina. E em território argentino, o Godoy Cruz (local) e o Universitário do Peru ficaram no 1 a 1.

Brasil pega Cuba na semifinal

      Concluida a fase de classificação do Pré-Olimpico de Basquete Feminino, estão definidas as duas partidas semifinais, marcadas  para amanhã, em Neiva, na Colômbia. Às 20 horas, a Argentina (campeã do Grupo A) enfrentará o Canadá, que foi o segundo colocado no Grupo B.  E no jogo de fundo, às 22h15m, o Brasil, vencedor do Grupo B, vai encarar as cubanas, que ficaram em segundo no Grupo A. Os dois vencedores de amanhã decidem no sábado a vaga para Londres 2012.

Taison marca gol salvador

O atacante Taison, revelado pelo Inter (POA) está "escondido" lá na Ucrânia, defendendo o Metalist Kharkiv. De vem em quando, a gente tem notícias dele. Ontem, pela Liga da Europa, Taison fez um gol importante. Seu time perdia por 1 a 0 para AZ Alkmaar, da Holanda), quando o jogador gaúcho empatou a partida. Eu gostava muito do seu futebol. Agora, não sei como está.

Sul-Americana: Bota joga hoje

      O centroavante Loco Abreu e o zagueiro Antonio Carlos são os únicos titulares que o Botafogo colocará em ação, daqui a pouco (21h50m) , contra o Santa Fé, da Colômbia, pelas oitavas de final da Copa Sul-Americana. O jogo está marcado para o Engenhão, e o Alvinegro vai a campo com Renan; Alessandro, Antonio Carlos, Gustavo e Marcio Azevedo; Lucas Zen, Somália, Everton e Felipe Meneses; Alex e Loco Abreu
      Eu nunca entendi porque os clubes brasileiros brigam tanto para chegar a Copa Sul-Americana e depois colocam em campo equipes inteiramente descaracterizadas. Aí, perde e fica chorando.

Copa América em Belém do Pará

      A CBF ainda não confirmou, mas o senador paraense Flexa Ribeiro (PSDB) aproveitou a festa de ontem e anunciou que "Belém será uma das sedes da Copa América 2015".   E o placar eletrônico do Mangueirão chegou a divulgar a notícia no intervalo de Brasil x Argentina.   Assessores do presidente Ricardo Teixeira dizem que ele não desmentirá o senador, mas que o anúncio oficial somente será feito no momento oportuno.
      A bem da verdade, o jogo de ontem já foi programado para a capital paraense, para apagar a frustração de todos por lá, porque Belém não foi escolhida como uma das sedes da Copa 2014, como pretendia. E os jogos da Copa America 2015 poderão vir como outra compensação.
       Da minha parte, só uma exigência : que o gramado do Mangueirão(foto) seja totalmente refeito, sem aquela quantidade enorme de areia que prejudicou tecnicamente o jogo de ontem. No mais, nota 10 para Belém.

Montillo abriu as portas


Montillo foi certamente o argentino que mais lucrou com este Superclássico das Américas. Aos 27 anos ele ainda não havia sido reconhecido pelo futebol platino como um profissional de alto nível. Obteve algum destaque quando foi revelado nas categorias menores do San Lorenzo. Depois,  andou pelo mundo, passando pelo México, sem grandes oportunidades. Foi então vendido por 1 milhão de dólares para o Universidad de Chile, e aí decolou.
O Cruzeiro de Belo Horizonte pagou por ele US$ 3,5 milhões. E desde que chegou, em julho de 2010, vem se destacando no futebo brasileiro. Mas a Seleção Argentina só se lembrou de chamá-lo agora, porque tinha poucos jogadores para enfrentar o Brasil.
Depois de sua atuação de ontem, podem apostar que Montillo estará nas próximas convocações da Seleção Argentina. O técnico Alejandro Sabella não é louco nem nada para deixar de fora um craque como este. As portas se abriram para ele.

A questão tática

      A vitória trouxe certamente um grande alívio para Mano Meneses. Para mim, entretanto, ele continua "sob suspeita". Não consigo sentir um dedo de treinador nesta Seleção Brasileira. A minha impressão é de que Mano apenas motiva os jogadores, coloca cada um no seu lugar e reza para que todos joguem bem. É verdade que ele sempre tem pouco tempo para treinar, mas um técnico realmente capaz cria jogadas numa conversa de meia hora. Vamos dar um pouquinho (não muito) de tempo para o nosso comandante.
       A Seleção Brasileira tem tudo para fazer ressurgir o verdadeiro "jogo pelas pontas". O 4-3-3 que nos levou a grandes vitórias. Temos dois ponteiros legítimos: Lucas na direita e Neymar na esquerda. E qual o outro país que tem esta arma ? Com os dois criando e Leandro Damião (com seu tamanhão e sua facilidade pra fazer gols), dentro da área, vira um inferno para qualquer defesa. Ainda mais com Ronaldinho vindo de trás para ajudar.
        Penso que Mano Meneses já brincou muito com seu time de botão. E já fez muita "média". Agora, chegou a hora de fechar um grupo e trabalhar para que ele tenha conjunto. É claro que, vez por outra, alguma revelação poderá ser testada. Mas não  em "penca", como foi feito até aqui. Todos nós queremos saber qual é a escalação oficial da Seleção Brasileira.
       .

Lucas foi mesmo o melhor

      O garoto Lucas(foto), do São Paulo FC, foi sem dúvida o melhor jogador da partida de ontem. Fez as melhores jogadas, correu muito e marcou o gol que escancarou a defesa argentina e levou o Brasil à vitória. O Mano vai ter que arranjar um lugar pra ele no time A.
      Neymar também se mostrou muito mais solto. Perdeu um gol feito, mas fez outro. Deu o seu show, sempre importante para levantar a torcida. Está muito melhor do que há seis meses atrás. E Ronaldinho Gaúcho é o outro nome certo para a Seleção Principal. Assumiu a liderança do grupo e continua jogando muito. Ontem se mostrou meio desesperado para fazer um gol, mas figurou entre os melhores. Dos que enfrentaram "los Hermanos" acho que só estes três jogadores têm lugar na legítima Seleção Brasileira da atualidade. Os outros têm que esperar.
       Jefferson tem boa chance de ser um dos goleiros das seleções futuras. Danilo, que a imprensa do Eixo Rio-São Paulo destaca tanto, ainda não está pronto. Foi melhor que no primeiro jogo, mas ainda ficou devendo. Na zaga, continuo achando que Dedé é só grande e forte. A bola muitas vezes bate nele. E Rever segue me surpreendendo, está mesmo em ótima fase. Cortês cresceu no segundo tempo, quando todo o time cresceu. É mais um lateral que o futebol carioca revela, mas não é pra já. Calma com ele.
        Na meia-cancha, Ralf foi muito ativo, procurando sempre o jogo. Já Rômulo só correu muito. Os narradores da televisão raramente falaram o seu nome. E, lá na frente, Borges não conseguiu o gol, que é o seu único negócio. Fred e Diego Souza não tiveram muito tempo. Mas Diego ainda brilhou no passe para o segundo gol. 
                                  FINALMENTE, UM TÍTULO PARA MANO

      É lógico que ainda não é o título que todos queremos. Mas, pelo menos, o técnico Mano Meneses deixou de ser "sapateiro" na Seleção. Agora ele já tem um título. Acho que o Juca Kfouri está certo quando afirma no seu blog que "a Seleção B do Brasil ganhou da Seleção B ou C da Argentina. As nossas condições de montar uma equipe B são muito maiores do que as dos argentinos. Temos mais times, mais jogadores, mais clubes, enfim, o Brasil é maior que a Argentina em tudo. Convenhamos, eles vieram para esse torneio com um time bem fraquinho.

O grande reforço do Santos

      Tomem nota : o Santos contratou um craque para o restante do Campeonato Brasileiro e o Mundial de Clubes. Renteria já está treinando e a qualquer momento vai aparecer no ataque santista fazendo gols. Como fez em todos os clubes pelos quais passou, desde que se tornou profissional, em 2004,   no Boyacá Chicó, da Colombia, sua terra.
      Acompanho há algum tempo a carreira  deste negro alto (1m86), dono de um futebol atrevido. Com apenas 26 anos (04/0785), Wason Libardo Renteria Cuesta já atuou em grandes clubes, sempre fazendo gols decisivos, como Inter RS (6 gols), FC do Porto(2), Sporting de Braga (12), Atlético Mineiro (1), Racing Strasbourg, da França(9), Once Caldas (5) e Cruz Azul do México (3).  No Inter foi campeão da Libertadores, mas se machucou e não pôde participar da  conquista do  Mundial de Clubes. Atenção zagueirada, podem marcar o homem que ele é bom sabe fazer gols.