Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

terça-feira, 25 de agosto de 2015

 Faltam provas. E principalmente coragem !


              Pelas notícias diárias, vindas dos setores políticos e judiciais, dá pra sentir que está cheio de gente querendo investigar a presidente Dilma e o ex-presidente  Lula. Mas parece que ninguém tem coragem de fazê-lo. Acho que, na verdade, eles só têm vontade tirar a presidente do cargo. Mas provas mesmo, pelo jeito ninguém tem.
    
              Desta forma,  esse pessoal vai "cercando" aos poucos, envolvendo parentes de Lula, correligionários de Dilma, ligações de todo o tipo. Cada dia surge uma acusação diferente. A última mexe com a senadora do PT, Gleisi Hoffmann.  Só quero ver até onde vai !

A "CHATA DO ANO"

             Como assisto televisão constantemente e acompanho praticamente todos os canais, tenho o "direito" de fazer as minhas escolhas. E lamento muito ter que "eleger" aqui a apresentadora Patrícia Abravanel (filha do famoso Silvio Santos) a artista "MAIS CHATA DE 2015".

          Ela é completamente sem noção nas colocações que faz. Seu programa "Maquina da Fama", apresentado às segundas-feiras, é terrível.  Ninguém está conseguindo ser mais chato do que Patrícia Abravanel. E o pior é que ela "se acha" !

     Coisa de maluca ?   A conhecida atriz Cássia Kis cobra multa dos filhos, quando eles entram de sapatos em determinados pontos da casa. E dizem até que um dos filhos já deve R$ 100 em multas à mãe.
 
 

FHC tem culpa neste quadro



       Nunca foi radicalmente contra a pessoa do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Só acho que ele foi apenas um presidente como os outros que dirigiram o nosso País nas últimas décadas, nada de excepcional. Acertou e errou em diversos assuntos. Por isso, não concordo muito quando ele é citado como um exemplo que deveria estar sendo seguido pelos atuais governantes. 

        E ontem, quando surgiu a notícia de que Dilma vai extinguir dez ministérios, foi mencionado pela imprensa o comportamento dos ex-presidentes. E em termos de aumentar o número de ministérios FHC foi o pior. Color reduziu para 16 ministérios; Itamar aumentou 7 e levou para 23 ministros; e aí veio Fernando Henrique, que inventou 9 novos ministérios, levando para 32 ministros. E os governos do PT somados (Lula e Dilma) chegaram a 39 ministérios.

Xuxa perde audiência

              Eu bem que tentei assistir pelo menos uma parte do segundo programa de Xuxa na TV Record, ontem à noite. Mas confesso que não consegui. Fiquei me perguntando: Sair da Globo, criar uma expectativa enorme para um novo programa, tudo isso para entrevistar Sabrina Sato ? Estão brincando, né ?

                Penso que Zezé Di Camargo e Luciano também não foi uma boa escolha. Eles estão aparecendo todos os dias em tudo o quanto é canal. É "arroz de festa".
             
               Acho que não fui só eu que mudou de canal,  porque no nível de audiência Xuxa perdeu para o Ratinho no confronto direto (7.4 para 7.8).



 
Xô Porco, volta Periquito   !


          Apesar da animação de alguns de seus torcedores, acho que o Palmeiras continua mal administrado. O Verdão não deslancha  no Brasileirão, nem consegue entrar no G4. Eu vejo o time jogar e não me animo, é um time fraco.  O melhor jogador ainda é o "quarentão" Zé Roberto. E hoje li no jornal a notícia intitulada "Palmeiras reforça meio-campo".  Pensei, deve estar chegando um craque.

                 Mas o reforço é um volante de 25 anos, que nunca jogou num time grande. Seu cartel é medíocre: Prudentópolis-PR, URT-MG, Nacional-MG, Araxá-MG, Betim-MG, Linense-SP e América Mineiro, seu time atual. Se até agora ninguém viu nada de excepcional em Thiago Santos, o que será que os "entendidos" do Verdão estão esperando encontrar nele ?

                          O Palmeiras já perdeu demais. Não tem mais tempo pra ficar arriscando em jogador "meia-boca". E um dia destes, ainda ouvi alguém dizer que o presidente palmeirense é o cara mais indicado para assumir a CBF. Só pode ser brincadeira !
MEDO QUE NÃO ACABA !
 
        Nossa Senhora, que medo os nossos times aqui de Londrina tem do Coritiba, hein ?  Como se já não bastasse o Tubarão no futebol, até o time de futsal  da Unifil, líder da Série Prata Paranaense, foi a Capital e "conseguiu" levar 7 a 4 dos coxas, que não estavam bem no campeonato. Quando é que vai acabar isso ?  Parece até criança, com medo de tomar manga com leite !
 
    Depois de alguns dias, nosso espaço musical volta hoje com um dos artistas mais discretos que conheço. Especialmente entre os sambistas. A elegância é outra marca forte deste carioca de Botafogo, que é respeitado pelo Brasil inteiro.
      
               p a u l i n h o     d a     v i o l a

                    


                    A maioria dos grandes sambistas é Flamengo. Mas PAULINHO DA VIOLA é diferente mesmo, torce para o Vasco da Gama. Me apaixonei pelo seu jeito de cantar desde que ouvi pela primeira vez. E foi por volta de 1970, quando ele lançou esse samba que aparece no vídeo, "FOI UM RIO QUE PASSOU EM MINHA VIDA", uma verdadeira declaração de amor que Paulinho fez à sua Portela. Uma harmonia maravilhosa, conduzindo uma letra que entre outras coisas diz: "Quando vi você passar / Senti meu coração apressado / Todo o meu corpo tomado / Minha alegria voltar..."

                      Paulo César Batista de Faria tem 72 anos e canta samba e choro desde 1965, além de tocar habilmente violão e cavaquinho. Mas já nasceu no meio, filho do violonista Benedicto Cesar Ramos de Faria, que foi integrante da primeira formação do grupo de choro "Época de Ouro".  E Paulinho, nascido em Botafogo, desde pequeno gostava de ouvir choros e sambas.  Mas, para completar, ainda teve a chance de conviver com os grandes chorões da época, com Pixinguinha, Jacob do Bandolim e Dilermando Reis.

                  Engraçado é que o velho Benedicto  não queria que seu filho fosse músico. Mas acabou sendo convencido e lhe deu um violão de presente. Foi o suficiente. Paulinho aprendeu a tocar sozinho, aos 15 anos, aperfeiçoando-se depois através do método de Matteo Carcassi. E o envolvimento com o carnaval veio junto, pois logo passou a organizar blocos carnavalescos. E não demorou muito para ingressar na ala de compositores da Escola de Samba União de Jacarepaguá. Lá conheceu outros sambistas importantes, como Catoni e Jorge Mexeu.



                    Mas antes de iniciar a carreira profissional na música, Paulinho da Viola ainda trabalhou como contador de uma agência bancária carioca. Porém seguiu tocando e, depois de fazer alguns shows com Zé Ketti e Ciro Monteiro, acabou se convencendo de que o seu negócio era realmente a música.
                     Já integrado à Portela,  Paulinho iniciou carreira em 1965, pela Musidisc.


                     Ao longo dos anos 70, nosso sambista gravou em média um disco por ano, com um sucesso atrás do outros. E fez shows por todo o Brasil e por vários outros países.  Na década de 80, seguiu brilhando, mas o reconhecimento maior parece ter chegado nos anos 90.
                    "Coisas do Mundo Minha Nega", "Sinal Fechado" e "Foi um Rio que Passou em Minha Vida" são as minhas três preferidas do repertório de Paulinho da Viola que, entretanto, tem outras duzentas canções maravilhosas.  Vale a pena conhecer todos os seus discos.

       E podem se preparar, porque a história musical desta família não vai terminar com Paulinho da Viola. Sua filha Beatriz Rabello (foto abaixo), de 33 anos, estudou música desde os sete, e já está brilhando como pianista e cantora, além de jornalista. Ela é um dos destaques do musical "SamBra", ao lado de Diogo Nogueira e outros artistas conhecidos.







                   

AS MELHORES DO FACEBOOK

 
Eu já estava com saudade das ótimas postagens que a amiga Ana Luiz Maciel sempre faz na sua página. Aí está ela de volta