Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sexta-feira, 4 de julho de 2014

Wimbledon: Djokovic x Federer na final

          As semifinais realizadas hoje na grama londrina definiram: Novak Djokovic e Roger Federer farão a final masculina do Torneio de Wimbledon.
          O sérvio chegou à decisão com grande dificuldade, porque o búlgaro Grigor Dimitrov ameaçou sua vitória durante a partida inteira. Djokovic começou com um 6/4, porém perdeu o segundo set (3/6) e o jogo ficou complicado, Mas ele conseguiu fechar com 7/6 e 7/6.
           Já Federer (foto) cumpriu uma grande atuação e derrotou o canadense Milos Raonic, que fez uma ótima campanha no torneio. O suíço de 32 anos marcou um triplo 6/4 para chegar a final.

Massa bate forte em Silverstone


         O piloto brasileiro Felipe Massa sofreu um sério acidente, hoje em Silverstone, no treino livre para o GP da Inglaterra.  Massa perdeu o controle de sua Williams, que rodou, atravessou a pista e foi bater do outro lado, na barreira de proteção. O carro (foto)ficou bastante danificado, mas Felipe não apresentou ferimentos que possam preocupar.
          Os melhores tempos foram da Mercedes, com Nico Rosberg em primeiro e Lewis Hamilton em segundo. Depois, pela ordem, Fernando Alonso, Daniel Ricciardo, Kimi Raikkonen e Sebastian Vettel.

Brasil ganha a vaga mas perde Neymar

                   
         Não chegou a ser uma exibição brilhante, mas foi a melhor partida que a Seleção fez nesta Copa. A Colômbia exigiu, embora sem aquela desenvoltura mostrada nos jogos anteriores. Acho que respeitou demais o Brasil. Mas quando se soltou, nos últimos 20 minutos, colocou a vitória brasileira em risco. De qualquer forma, o time de Felipão fez por merecer os 2 a 1 que garantiram a vaga na semifinal.
      A zaga garantiu lá atrás e ainda matou o jogo na frente. David Luiz (que jogador, hein ?) e Thiago Silva marcaram os gols, um em cada etapa. E fiquei contente que o garoto colombiano James Rodriguez tenha feito o seu sexto gol e continuado na liderança da artilharia. Vou torcer para que ele não seja ultrapassado.  Merece ser o goleador desta Copa.
         Também tivemos sorte. Quando chegou ao segundo gol, o Brasil estava num mau momento, cometendo muitas faltas e cedendo espaço. Dois minutos antes do David Luiz cobrar aquela falta, a Colômbia teve um gol anulado. Havia mesmo impedimento do Yepes no lance.  Mas foi um sinal de que o jogo estava perigoso.
       David cobrou muito bem a falta. Gostei do comentarista do SporTV, Maurício Noriega, que disse que a cobrança parecia "um saque flutuante".  Foi bem isso aí mesmo.

                              Neymar está fora da Copa
    
           A festa pela conquista da vaga para a semifinal perdeu seu brilho, quando ficou confirmado que Neymar está mesmo machucado. Ele foi atingido pelo colombiano Camilo Zuniga e sofreu fratura da terceira vértebra lombar. Para se recuperar, terá que ficar parado por um período que vai de quatro a seis semanas. Isto significa que ele não poderá participar dos jogos restantes desta Copa.

       Ouvi alguns companheiros de imprensa dizendo que o zagueiro colombiano merecia ser expulso por aquela entrada no Neymar. Exagero. Tivemos muitas outras faltas como aquela, durante o jogo. Pra mim foi mais uma fatalidade. Vários outros jogadores já deixaram esta Copa por contusão.
        Não temos porque reclamar do árbitro espanhol. Pelo contrário. Ele até deveria ter mostrado o vermelho para o goleiro Julio Cesar no lance do pênalti. O Bacca ia marcar o gol quando foi derrubado. Era um caso claro de expulsão.
         Na montagem do G1 vemos a sequência do lance que originou a contusão. Já vi o Neymar  receber entradas muito mais duras do que esta e não se machucar. Lamentavelmente, para todos nós brasileiros, era o dia de azar do nosso maior craque. 
     

        .

Alemanha já está lá. Só esperando


     Quem vencer o jogo de daqui a pouco, entre Brasil e Alemanha, já sabe que terá que enfrentar a poderosa Alemanha que se tornou no começo da tarde, pela 13ª vez na história, semifinalista da Copa do Mundo. Fortes como sempre, os alemães derrotaram a boa Seleção Francesa por 1 a 0, garantindo a vaga no Maracanã lotado.
      Foi uma grande batalha tática, travada pelos técnicos Didier Deschamps (F) e Joachim Löw (A) do primeiro ao último minuto, tanto que no derradeiro instante dos acréscimos, o goleiro Neuer ainda impediu que Benzema marcasse o gol de empate. Foi mesmo o que se pode chamar de "um jogo clássico".

      O zagueiro Hummels (nº5) marcou o gol da classificação germânica.  Kroos cruzou pelo alto e com muita esperteza Hummels iludiu a zaga e cabeceou de costas para o gol, vencendo a perícia de Manuel Neuer.
       A Alemanha é mais time, porém a França confirmou sua boa condição técnica, exigindo muito dos tricampeões mundiais. Benzemá é mesmo um craque, jogou demais. Já Pogba hoje não esteve tão bem.
        O técnico alemão Joachim Löw tentou dar uma chance para que Klose marcasse o gol que está faltando para que ele supere Ronaldo como maior artilheiro das Copas.  Mas Klose não fez nada e acabou substituído no segundo tempo.
      

Brasil x Colômbia enlouquece Fortaleza

          Com gente de todos os cantos do mundo, Fortaleza vive um clima alucinado, nestas horas que antecedem o jogo Brasil x Colômbia.  Conversei com a amiga Rosani Maia, que mora lá na capital cearense e curte diariamente o nosso blog. Ele me disse que o visual de Fortaleza mudou, com coisas boas e coisas ruins.
         Acabou o sossego do povo de lá. É policia pra todo lado, medo de violência e o surgimento constante de notícias sobre fatos ocorridos. Como ontem, quando policiais se disfarçaram de torcedores colombianos para flagrar e prender os integrantes de uma quadrilha que vendia ingressos falsos por nove mil reais.
        Rosani até me contou que pretendia comer um camarão a beira-mar, como faz regularmente, mas que desistiu, porque a agitação é muito grande, a começar pelos problemas no trânsito, que se agravaram com tanta gente na cidade. O Brasil todo está de olho em Fortaleza nesta sexta-feira