Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

domingo, 3 de dezembro de 2017

Coritiba está rebaixado para a Série B



              No resultado mais importante de hoje para o futebol do Paraná, o Coritiba foi derrotado pela Chapecoense, por 2 a 1, em Santa Catarina, e está rebaixado para a Série B, Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro.

               Muita gente comemorando por muitas cidades do nosso Estado, mas eu lamento que o futebol paranaense tenha perdido um dos seus mais tradicionais representantes, e que já foi inclusive campeão nacional.

                Os resultados da rodada final da Série A :  Botafogo 2 x Cruzeiro 2, Vasco 2 x Ponte Preta 1, Santo 1 x Avaí 1, São Paulo 1 x Bahia 1, Atlético Mineiro 4 x Grêmio 3, Atlético Paranaense 3 x Palmeiras 0, Sport Recife 1 x Corinthians 0, Vitória 1 x Flamengo 2, Atlético Goianense 1 x Fluminense 1 e Chapecoense 2 x Coritiba 1.

           
A Musa da Copa da Rússia !


                        
                
Ainda faltam sete meses para a Copa da Rússia, mas a disputa de futebol já tem sua musa. Esta é Victoria Lopyreva, 34 anos, que tem representado seu país em todos os eventos relacionados ao Campeonato Mundial. A loira, que já foi modelo e apresentadora, garante: sabe tudo sobre o mundo da bola. Prova disso é que atualmente participa de várias mesas redondas na TV russa. 

                
Aula de Papai Noel !




               Ser Papai Noel exige muito mais do que simplesmente colocar a tradicional fantasia vermelha. É preciso aprender técnicas de entonação do "ho-ho-ho", a lidar com crianças chatas, a escapar de perguntas espinhosas, a se portar de forma alegre e a se vestir corretamente.
             É o que o pessoal do site "Agora" aprendeu na última terça-feira, ao participar de um curso gratuito de Papai Noel, Mamãe Noel e noeletes oferecido pelo ator Sílvio Ribeiro, 68 anos.
O repórter assistiu às seis horas de aula sem se identificar.
    Renato discutirá a renovação
nos Emirados, durante o Mundial



                            A renovação de contrato de Renato Gaúcho será debatida durante e depois do Mundial de Clubes. Segundo o presidente do Grêmio, Romildo Bolzan Júnior, a expectativa é que a 'dentada' não seja muito grande. 

                         "O Renato voltaremos de lá (Mundial) renovado" - brincou em entrevista à Rádio Guaíba. "Vamos falar da renovação após o Mundial. Espero que a dentada não seja muito grande"- completou o mandatário. 

                          Portaluppi já deixou claro que começará a conversar apenas durante a disputa do maior campeonatos de clubes do mundo. "Teremos tempo lá no Emirados"- disse ele após o título da Libertadores. 

                           Nos bastidores, o Grêmio está otimista. A boa temporada e a idolatria da torcida podem pesar para permanência dele. No entanto, a valorização pela ótima temporada será inevitável. 

                          "O Renato ajuda muito o clube quando precisa. A marra dele é da cara para fora. Ele ajudou na renovação do Luan, não importa como, mas ajudou. É um cara que ouve muito, mas toma suas decisões. Vamos tratar disso com serenidade" - acrescentou Bolzan. "Nós desejamos que ele fique, e acho que ele quer ficar. No ano passado, dissemos, quando contratamos o Renato, que ele precisaria fazer um trabalho de longo prazo. E estávamos certos". 

                    E ele fez neste ano, sem nenhum arranhão. Não pense que apenas o Renato decidiu as preservações. Decidia conosco. E todo planejamento proposto foi aceito. Não foi nada de improviso. Sempre teve o respaldo da direção. E no momento que foi conjugado, acabou dando certo. Não sei se conseguiríamos, disputando todos os jogos com titulares" - completou. 

               O Grêmio embarca para o Mundial de Clubes na próxima terça-feira. A estreia ocorrerá no dia 12 contra o vencedor da partida entre Pachuca, do México, e Casablanca, do Marrocos.  

Corrida de Papai Noel !


                          A cidade de Budapeste, capital da Hungria, teve neste domingo  uma grande corrida de pessoas fantasiadas de papais noéis pelas ruas. Veja as fotos:


   Os Estados Unidos vão se fechando
 cada vez mais para o resto do mundo



           Os EUA anunciaram neste sábado sua retirada do Pacto Mundial da ONU para proteção de migrantes e refugiados, que será debatido nesta semana em conferência no México. A alegação americana é que os termos do acordo são “incompatíveis” com sua política migratória.
“Hoje, a missão americana na ONU informou ao secretário-geral que os EUA encerrará com sua participação no Pacto Mundial sobre a Migração” - informou a representação de Washington, em comunicado.




Em setembro do ano passado, os 193 países-membros da Assembleia Geral das Nações Unidas aprovaram a Declaração de Nova York, com o propósito de melhorar a proteção e gestão dos movimentos de migrantes e refugiados. A carta concedeu ao Alto Comissariado para os Refugiados a missão de propor à Assembleia Geral da ONU em 2018 um pacto global com dois eixos: definição de respostas ao problema e um plano de ação.
— O enfoque mundial da Declaração de Nova York é incompatível com a soberania americana — afirmou Nikki Haley, representante dos EUA na ONU.


No comunicado, a missão americana afirmou que “a Declaração de Nova York abarca muitos dispositivos que são incompatíveis com as políticas americanas de imigração e refugiados e com os princípios ditados pela administração Trump em matéria de imigração”. Por isso, “o presidente Trump decidiu encerrar a participação dos EUA na preparação do pacto que visa obter um consenso na ONU em 2018”.
— Nenhum país fez mais que os EUA e nossa generosidade continuará — disse Nikki. — Mas nossas decisões sobre políticas de imigração devem ser tomadas pelos americanos e apenas pelos americanos. Nós decidiremos a melhor forma de controlar nossas fronteiras e quem será autorizado a entrar em nosso país.


As autoridades da ONU ainda não se manifestaram sobre a decisão da missão americana. A retirada dos EUA da elaboração do pacto global de migração acontece no mesmo momento em que nove países europeus e africanos, as Nações Unidas, a União Europeia e a União Africana decidiram iniciar “ações urgentes de evacuação” de migrantes vítimas de traficantes na Líbia.

Desde que assumiu a presidência dos EUA, Donald Trump vem rompendo vários compromissos assumidos pelo governo anterior, do democrata Barack Obama. Entre eles o Acordo de Paris, que agora reúne todos os países do mundo, com exceção dos EUA, no combate às mudanças climáticas. Os EUA também se retiraram da Unesco, acusando a organização de ser contrária aos interesses de Israel.


  Marquito quase 
morreu na estrada




              
               O conhecido comediante e assistente de palco do Programa do Ratinho, Marquito, compartilhou em suas redes sociais a história de um acidente de carro que sofreu no domingo passado, dia 26 de novembro,  quando voltava de uma apresentação que fez em Curitiba. Em uma série de vídeos no Instagram, Marquito diz que capotou o carro na BR-116, no trecho que liga a capital paranaense a São Paulo, por conta de óleo na pista.
              “Quero agradecer a Deus porque não aconteceu o mais grave, felizmente”- falou o comediante em vídeo postado logo após o acidente. “Sofri um acidente, virei o carro, mas isso é coisa que acontece na vida da gente” -= continuou. No dia seguinte, ele postou um vídeo emocionado em que agradece o apoio dos fãs e do apresentador Ratinho.
              “Agradeço a todos que ligaram para mim e que conversaram comigo. Tá tudo bem, foi um susto, na vida da gente que faz show acontece isso. Deus me livrou e eu tô aqui pra próxima. Perdi um carro, mas tudo bem porque não perdi a vida. Obrigado pelo carinho a todos que me querem bem” - disse.