Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quinta-feira, 19 de outubro de 2017

Amanhã chove de novo !


        Caiu uma boa pancada em algumas regiões de Londrina, depois das 15 horas desta quinta-feira. Foi o suficiente pra gente sentir uma mudança na temperatura. E amanhã vai chover um pouco mais, cerca de 20mm. Mas pela manhã haverá sol e calor de 33º .



  Fim do calor e recomeço
das tempestades na Capital


                A semana foi quente em Curitiba e as temperaturas chegaram a 30ºC na capital. Mas nessa quinta-feira (19), o tempo virou por volta das 14h e o sol deixou de brilhar na capital. Ventos de até 72 km/h foram registrados e em muitos bairros houve queda de árvores, galhos e falta de energia elétrica. A Coordenaria Municipal de Proteção e Defesa Civil informou que até as 18h cerca de 60 solicitações desse tipo foram atendidas – 41 atendimentos da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e 19 do Corpo de Bombeiros.
No bairro Batel, por exemplo, duas faixas da Avenida Vicente Machado com a Rua Desembargador Costa Carvalho foram bloqueadas devido a queda de um pinheiro de mais de 5 metros de altura. A árvore, que estava dentro de uma residência, ficou presa na fiação da rua e por isso não causou um estrago ainda maior. Em outras ruas da cidade era possível ver galhos caídos e 37 semáforos ficaram desligados ou em alerta.
Destelhamentos também foram registrados em Curitiba. No total foram 14 episódios e dois deles foram em unidades da rede municipal de ensino (Escola Municipal Colombo, no Bairro Novo, e Escola Municipal Pilarzinho). Segundo a Secretaria Municipal de Educação, pelo menos sete unidades, entre escolas e centro municipais de educação, foram atingidas pelas chuvas. Houve o isolamento dos locais afetados.
Equipes da Coordenadoria de Obras da Secretaria da Educação vão fazer o levantamento da situação para avaliar os reparos necessários.


             Por conta da tempestade, aproximadamente 22 mil residências ficaram sem energia elétrica, nas regionais Matriz, CIC, Portão, Boa Vista, Hauer e Boqueirão.   Segundo o Simepar, a previsão é de que a chuva volte a aparecer até segunda-feira que vem (23). O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) já alertou que o Estado está em alerta laranja, ou seja, tempestades fortes e com possibilidade de granizo devem surgir. Na região Oeste do Paraná não foi diferente. Mas por lá, os ventos foram mais fortes e passaram de 100 km/h.

São sempre os "mesmos" !



                    Relatório da Polícia Federal apontou que o senador Aécio Neves (PSDB-MG) ligou para o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes 33 vezes por meio de aplicativo WhatsApp, entre o dia 16 de março e 13 de maio deste ano. Não é possível, no entanto, saber o conteúdo das conversas. De acordo com o relatório, o tucano realizou as ligações por meio de dois celulares. 

                     O relatório foi anexado a um dos processos que tramitam no STF sem sigilo e que tem como parte Aécio, sob a relatoria do ministro Edson Fachin. Seu conteúdo foi divulgado nesta quinta-feira pelo site de notícias "Buzzfeed News":

                    O GLOBO procurou a defesa do senador, mas ainda não teve resposta. Em nota enviada ao Buzzfeed, o advogado de Aécio, Alberto Zacharias Toron, disse que o senador mantém relações formais e que as conversas foram sobre reforma política.

                 "O senador Aécio Neves mantém relações formais com o ministro Gilmar Mendes e, como presidente nacional do PSDB, manteve contados com o ministro, presidente do TSE, para tratar de questões relativas à reforma política. Ressalte-se que pouco mais da metade das ligações citadas foram completadas, conforme consta do relatório da PF. Ocorreram também reuniões públicas para tratar do tema, com a presença do presidente da Câmara e presidentes de outros partidos. O senador Aécio é autor de uma das propostas aprovadas no âmbito da reforma política.A decisão do Ministro Gilmar Mendes que suspendeu a oitiva do Senador foi resultado de petição protocolada pelos advogados do Senador, de acordo com a súmula 14 do STF.   Tal decisão encontra-se em harmonia com a pacífica orientação do STF e vai na linha de inúmeras outras decisões de outros ministros no mesmo sentido. Essa questão foi tratada pelos advogados junto ao tribunal, não tendo sido objeto de contato do senador com o ministro. A oitiva foi realizada poucos dias depois".

                   Os registros indicam que uma das chamadas ocorreu no dia 25 de abril,  mesmo dia em que Gilmar Mendes suspendeu um depoimento que Aécio iria prestar à PF a pedido do parlamentar.

                        As ligações não foram interceptadas pela PF, mas identificadas a partir da análise de celulares apreendidos com Aécio Neves na operação Patmos, fase da Lava-Jato realizada no dia 18 de maio e que teve o senador mineiro como alvo.

"Verificou-se, ainda, a existência de vários registros de possíveis ligações, via aplicativo WhatsApp, entre a linha telefônica utilizada pelo Senador Aécio Neves e a linha gravada na agenda dos seus contatos como sendo do Ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes.



Já estão soltando o Nuzman



      Superior Tribunal de Justiça (STJ) acolheu nesta quinta-feira um habeas corpus da defesa do ex-presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB) Carlos Arthur Nuzman e trocou a prisão preventiva dele por medidas cautelares, ou seja, alternativas ao encarceramento. Nuzman é investigado na Operação Unfair Play sob a suspeita de ter participado de um esquema de compra de votos na eleição do Rio de Janeiro a sede das Olimpíadas de 2016.

      A decisão da Sexta Turma do STJ, liminar, foi tomada de forma unânime pelos quatro ministros que participaram da votação. Apenas o ministro Antonio Saldanha não votou, por se declarar impedido.

             Como medidas alternativas à prisão preventiva, os magistrados impuseram a Carlos Nuzman a obrigação de comparecer periodicamente diante de um juiz, entregar os passaportes e suspender as atividades dele no COB e no Comitê Rio-2016. O dirigente renunciou à presidência da instituição na semana passada. Nuzman também está proibido de acessar as dependências do comitê olímpico e do comitê organizador dos Jogos do Rio de Janeiro, de contatar outros investigados e de se ausentar da comarca onde mora.
Arthur renova com o Grêmio



                   Grêmio anunciou na tarde desta quinta-feira (19) a renovação do contrato do volante Arthur, de grande atuação no jogo de ontem, contra Corinthians. Com o novo vínculo com o clube, o jogador que já conta até com passagem pela Seleção Brasileira vestirá a camisa gremista dezembro de 2021 — isso, claro, se não for contratado por um clube do Exterior.

                       "Estou muito feliz em ter renovado com nosso Imortal Tricolor. Quero agradecer a todos que fazem parte dessa história — disse o jogador de 21 anos em entrevista publicada pelo site oficial do Grêmio."
Ninguém tira do Corinthians !



          Jogo em alto nível, sem violência, sem brigas, futebol técnico e uma arbitragem excelente do nosso Heber Roberto Lopes, que tapou a boca do presidente do Tricolor. Foi assim que Corinthians e Grêmio proporcionaram um lindo espetáculo, ontem à noite no Itaquerão. É claro que faltou o gol, mas o jogo foi bom.

           O Grêmio, agora com o time completo, fez uma linda apresentação. Mas o Timão mostrou que merece mesmo esse título que certamente ele vai jogar. Com inteligência, talento e esperteza, fez o jogo que lhe interessava. Ninguém vai tirar esse título do Corinthians !
Vejam o que aconteceu no
 Congresso, ontem à noite!




                 O Congresso viveu ontem à noite uma daquelas cenas que mostra bem o nível da representação política do país. Convidado pela comissão de segurança da Câmara dos Deputado a discutir a polêmica das mostras Queermuseu e do MAM de São Paulo, com um artista nu em cena, Sérgio Sá Leitão(foto) teve sua mãe desrespeitada pelo deputado Givaldo Carimbão, do PHS de Alagoas.

               Último parlamentar a interpelar o titular da Cultura, Carimbão começou a dizer que na vida tinha “duas mães”, a de sangue e a Virgem Maria e, de forma pouco polida, começou insistentemente a perguntar para Sá Leitão o que ele acharia se uma representação da mãe do ministro, com a genitália desnudada, fosse mostrada numa exposição.

             Perplexo com a pergunta, o ministro pediu licença ao presidente da Comissão, Alberto Fraga, para ir embora e saiu. “Realmente não esperava ouvir algo do gênero numa sessão do Congresso. Até então, os outros deputados, mesmo discordando, foram educados”- disse Sá Leitão, cuja mãe já é falecida.