Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sábado, 13 de outubro de 2012

Seleção sem centroavante

       Parece que Mano Menezes gosta mesmo é de complicar. Se existe uma posição em que a Seleção Brasileira está bem servida  é a de centroavante. Leandro Damião, que vinha jogando com a camisa 9, foi o artilheiro dos Jogos Olímpicos e também faz muito bem o trabalho de peão, ajeitando de cabeça para os companheiros. Além dele, o Brasil tem Fred na espera, bem como vários outros goleadores.
       Mas com a chegada de Kaká, e aproveitando que Damião estava machucado, Mano escalou um time sem centroavante, contra o Iraque. Como o adversário era fraquíssimo, o Brasil fez seis gols, e muita gente já começou a elogiar o  novo esquema. Agora, o treinador admite repetir a experiência e até adotá-la normalmente. Uma grande bobagem.
        Contra o Japão, terça-feira, o Brasil já terá dificuldade se não escalar um centroavante de ofício. Esperem para ver.  Esta história de jogar com muitos meias e sem um camisa 9, funcionava no tempo em que tínhamos muitos craques, como na Copa de 70, quando Zagalo escalou Jairzinho, Tostão, Pelé, e Rivelino. Só que esses caras não jogam mais, há muito tempo.

A novidade da próxima novela


          A novela "Avenida Brasil" está chegando ao seu final, e dentro de 10 dias estará estreando "Salve Jorge", a nova atração global para as nove da noite. Muitos artistas conhecidos figuram no elenco. Parece ser uma novela cara.
           Como grande novidade, teremos a presença de Tammy Miranda, homossexual assumida que é filha da cantora Gretchen. Será sua primeira atuação como atriz, e os produtores estão apostando no seu sucesso. Ela vai fazer o papel de uma policial. Ela tem 28 anos.

Argentina volta a liderança

         A Argentina ganhou do Uruguai por 3 a 0, ontem à noite no Estádio Mundialista, em Mendoza, e voltou a liderança das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa 2014. Mas foi um jogo difícil, até os 20 minutos do segundo tempo, quando o zagueiro uruguaio Lugano se machucou e teve que deixar o campo. Um minuto depois, Messi fez o primeiro, "abrindo a porteira". Aguero e o próprio Messi completaram o placar.
         Nos outros jogos da rodada, a Colômbia ganhou do Paraguai por 2 a 0, o Equador venceu o Chile por 3 a 1 e bolivianos e peruanos empataram em 1 a 1. O primeiro turno terminou assim: 1º Argentina 17; 2º Colombia e Equador 16; 4º Uruguai 13; 5º Chile 12; 6º Venezuela 11; 7º Peru 8; 8º Bolívia 5; e 9º Paraguai 4 pontos. O returno começa terça-feira, com Bolívia x Uruguai,  Paraguai x Perú, Chile x Argentina e Venzeuela x Equador.

                                                               Argentina 3 x Uruguai 0

Anderson Silva pega "pedreira" hoje



              O UFC Rio III é a maior atração esportiva desta noite, na televisão. Na Arena da Barra, a partir das 20 horas, estarão em ação grandes nomes do MMA Brasileiro, enfrentando rivais internacionais de alto nível. O destaque maior vai para o combate de Anderson Silva, que corre risco diante de um adversário fortíssimo, o americano Stephan Bonnar, pertencente a uma categoria de peso acima.
                Bonnar, 93 quilos, gosta de trocação aberta de golpes, mas também tem ótimo jogo de chão, sendo faixa roxa de jiu-jitsu. Ele jamais desistiu de uma luta ou foi finalizado. Anderson  está falando dele com extremo respeito.


              A programação começa às 20 horas, com onze lutas antecedendo a grande final. Entre elas, está a que marca o reaparecimento de Rodrigo Minotauro, que enfrenta o jovem americano Dave Herman. A maior parte dos adversários dos brasileiros na noitada vem dos Estados Unidos.

Não tem "compadre" na RBR

       O que mais eu gosto de ver na equipe da RBR é que com eles não têm essa história de "deixa passar porque é da equipe" ou coisa parecida. Vejam, por exemplo, o que aconteceu no treino de hoje no GP da Coréia do Sul : Sebastian Vettel é vice-lider do campeonato e estava quase garantindo a pole-position no circuito de Yeongam. Aí, apareceu voando a outra RBR, pilotada por Mark Webber(foto), que roubou a cena e vai largar na frente amanhã. Os quatro primeiros na saída serão, pela ordem, Webber, Vettel, Hamilton e e o lider Fernando Alonso.
        

         Felipe Massa parece que está mesmo reagindo. Ele obteve o sexto melhor tempo. O problema é que ele vai largar a frente de Romain Grosjean, que foi apelidado de "maluco da primeira volta", porque já sai atropelando tudo que vê pela frente.
        Mas o desastrado Bruno Senna continua falando muito e correndo pouco. Vai largar em 18º lugar.

Os bichos vão dominar a Terra ?


 
       É a impressão que eu tenho, vendo a maneira como os animais estão presentes em tudo. Podem observar. Nos jornais, tem dias em que vemos mais fotos de bichos do que de gente. A televisão tem dedicado espaços enormes para reportagens especiais sobre os animais do mundo inteiro. Até o Programa do Ratinho já tem quadros falando só de bichos. Normal, porque o apresentador já tem nome de bicho. No facebook, então, está uma bicharada danada, com campanhas e outras promoções. E eu até me pergunto: será que o movimento do jogo do bicho também está aumentando ?


      Quero deixar bem claro que também gosto muito de animais. Já tive cachorros (e tenho saudades deles), criei periquitos, depois canários e, atualmente, acho que estou criando formigas, porque elas aparecem por todos os cantos. Mas entendo que a paixão geral pelos bichinhos está exagerada. Vejo fotos de gente dormindo com porquinhos, com lagartos e até cobras. Convenhamos, aí já é demais.


       Penso que os bichos têm que ter o canto deles. Respeito quem gosta, mas eu não gosto, por exemplo, de cachorro dentro de casa. Fica tudo com cheiro de cachorro. Imagine você abraçar uma mulher bonita e bem vestida, mas com aquele cheiro desagradável. Não é legal, não.
       Fico louco da vida quando vejo alguém maltratando um animal, seja ele qual for. Temos que tratar bem deles. Só acho que não é preciso comer ou dormir com eles. Até porque, me perdoem, mas este não é um costume saudável.