Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quinta-feira, 19 de novembro de 2015

O PALMEIRAS DE SEMPRE


             Do jeito que começou, o Palmeiras vai chegando ao final deste Brasileirão. É um time que não se equilibra dentro de campo e, sempre que não consegue a vitória, termina deste jeito mostrado pela foto. Reclamando da arbitragem. A foto é do jogo de ontem em Curitiba (3 a 3 com o Atlético-PR)  marcado mais uma vez pela irregularidade constante.

"Playboy" fecha mesmo !

                      Estão confirmados os boatos. A revista "Playboy" vai mesmo parar de circular no Brasil. Não dá mais pra aguentar a concorrência das redes sociais, que mostram "mulher pelada" o dia inteiro, e até sexo em todas as formas possíveis. A opção seria a de parar de publicar fotos de mulheres sem roupa, como passou a fazer a "Playboy" norte-americana. Mas a Editora Abril, responsável pela revista no Brasil, preferiu parar. A edição de dezembro será a última.
 
                   Foram 40 anos de atuação e, recentemente, tivemos a edição comemorativa ao 40º aniversário (fotos).  Também as revistas "Men's Health" e "Women's Health" também estão deixando de circular no Brasil. O anúncio oficial foi feito nesta quinta-feira pela Editora Abril.

 THE VOICE BRASIL
  Ayrton Montarroyos foi o melhor,  
 e londrinenses passaram sem cantar
 
 
Numa etapa em que as duas cantoras londrinenses não precisaram cantar para passar a fase seguinte, o pernambucano Ayrton Montarroyos (foto) foi pra mim o grande destaque da noite. A edição de ontem foi a melhor desde o início da edição 2015 do "The Voice Brasil".
 
Ele cantou "Nunca",  de Lupicínio Rodrigues,  e foi aprovado pelo voto popular, sem a necessidade de disputar a vaga com seus adversários, no grupo comandado por Lulu Santos. Canta muito esse recifense.
 
As representantes de Londrina foram as primeiras a serem escolhidas em seus respectivos grupos. Alice Tirola foi classificada por Claudia Leitte, e Adna Souza acabou sendo preferida de Carlinhos  Brown. As duas nem precisaram cantar para conseguir classificação para a próxima etapa do programa.
 
 
    Querem saber qual é a maior preocupação do Londrina, a esta altura do ano ?  É que Celsinho volta do Figueirense, onde também não jogou "porra" nenhuma. Se o "Figueira" tivesse gostado dele não estaria devolvendo, não é mesmo ?
 

Será que termina hoje ?


                Nem parece ser um dia de decisão do Campeonato Brasileiro. Mas é. Afinal, se ganhar do Vasco em São Januário, o Corinthians será o campeão de 2015. E tem boas chances de vencer, porque o Vasco está em penúltimo lugar, seu time é ruim mesmo e também não jogará tranquilo, porque precisa de vitória para continuar tentando escapar do rebaixamento. Teremos, portanto, dois times tensos em campo. O jogo será de alto risco.
 
                Mas se não derrotar o Vasco, ainda assim o Timão poderá comemorar o título logo mais, desde que o Atlético Mineiro não vença o São Paulo no Morumbi. O meu palpite ? Os dois jogos terminarão empatados e o Corinthians será campeão hoje.
 
                Sempre afirmei que o esquema de todos jogarem contra todos, em dois turnos, com pontos corridos, é o mais justo. Mas, tenho que reconhecer que um campeonato sem decisão é mesmo "um saco".


            Se Cassio não sofrer nenhum gol, o título será dos corintianos
A BOLA DOS JOGOS OLIMPICOS





                   Com a mesma tecnologia usada  na "Brazuca" da Copa 2014, a Adidas lançou oficialmente hoje a bola de futebol que será utilizada na modalidade no Rio 2016. E certamente ela já estará rolando nos campos de pelada de todo o País, já que a partir de amanhã estará à disposição no mercado, ao preço de R$ 499,99.
 
                    A "Errejota" terá as cores verde e amarela e foi inspirada no calor e na vibração carioca.
Atletas brasileiro estão participando da divulgação da nova bola, que é realmente bonita. A estréia dela ocorrerá antes dos Jogos Olímpicos. Será agora em dezembro, no Mundial de Clubes marcado para Yokohama.

Os melhores zagueiros do ano

    O bom site "torcedores.com"  está apontando os cinco melhores zagueiros do Campeonato Brasileiro. São os dois do Corinthians, Gil e Felipe; o santista David Brás; e dois jovens: o mineiro Jemerson e o gremista Pedro Geromel. Acho que está sendo uma acertada escolha.
  CANÇÕES QUE FICAM PRA SEMPRE

  " A V E    M A R I A    N O     M O R R O "

                                                Herivelto  Martins

              


                         No segundo dia da série "Canções que ficam pra sempre", estou atendendo um pedido feito pelo amigo Hamilton Nassif  (foto acima), que escolheu uma das mais bonitas canções da história da Musica Popular Brasileira.  Basta destacar que ela foi gravada por dezenas de artistas brasileiros, entre os quais figuram alguns nomes de peso, como Caetano Veloso, João Gilberto, Trio Nagô, Caubi Peixoto, Gal Costa, Francisco Petrônio e Eduardo Araújo. E também astros internacionais, como o famoso Andrea Bocelli, numa tradução de G.Locatelli para o italiano,  e o não menos famoso cantor húngaro Zámbó Jimmy, conhecido como "The King", que faleceu em 2001 aos 42 anos, vítima de um "suicídio acidental".
 E o vídeo nos traz a interpretação de Ângela Maria, maravilhosa como sempre
 

Foi em 1942, que o compositor Herivelto Martins compôs a canção "Ave Maria no Morro" narrando o que faziam moradores de uma favela carioca ao anoitecer, antes de se retirarem para os seus barracos. Eles rezavam uma "Ave-Maria" coletiva, pedindo uma vida melhor. 
E a linda canção foi gravada naquele ano mesmo, pelo Trio de Ouro, grupo que contava com a famosa cantora Dalva de Oliveira,  a esposa de Herivelto,  que também era um dos integrantes  do trio.
 
 
O samba-canção se tornou um dos maiores clássicos da MPB, contrariando um infeliz prognóstico de Benedito Lacerda (amigo de Herivelto), de que a obra não faria sucesso,  "por parecer uma música de igreja".    
 

 
A canção "Ave Maria no Morro" aparece no álbum Live Bites, que traz faixas gravadas ao vivo em várias partes do mundo. 
 
 Uma sugestão: tente ouvir esta iluminada canção também no estilo intimista de João Gilberto, e na roupagem dada por Eduardo Araújo, que fez um estrondoso sucesso com ela, no início dos anos 70.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
É a novena mais bonita que eu conheço !


     Tudo está pronto para o início, hoje às 19h30m, de mais uma edição da Novena de Nossa Senhora das Graças, a mais bonita novena que conheço. O padre Paulo Brincat vai comandar esta festa anual da sua Paróquia N. Sra. das Graças, aqui no Jardim Petrópolis, ao lado do Colégio Maxi.
  
     A festa começa hoje e se estenderá até 27 de novembro, o dia da festa da padroeira. Nos dias de semana, começa às 19h30m. Nos sábados e domingos um pouco mais cedo, às 19 horas.  Tenho vários amigos que frequentam outras paróquias, mas que nesta época vem até aqui, para buscar graças na maravilhosa novena. Há pelo menos 15 anos eu acompanho na íntegra este momento de prece.  Se o amigo não conhece, aproveite a oportunidade. É uma linda festa de fé !
 
" As graças serão concedidas a todas as pessoas que me pedirem com confiança e fervor " - prometeu Maria.

AS MELHORES DO FACEBOOK

 
Mais pedidos de socorro para os mineiros de Mariana, cujo lamento foi sufocado pela tristeza do terrorismo ocorrido na França.  O carioca Vitor Miranda é o autor da postagem