Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

 
                                        MOACYR FRANCO

         ESSE HOMEM EMOCIONOU O BRASIL INTEIRO

       Quando eu cheguei a São Paulo, vindo de Porto Alegre, em 1962, Moacyr Franco era o "dono do pedaço".   Quem hoje vê Moacyr, com quase 80 anos, trabalhando em papéis cômicos, não tem idéia de como ele emocionou as pessoas, cantando desde músicas de Carnaval até as mais românticas canções da época.
       Ainda me lembro de ver as enormes filas que se formavam nas proximidades da TV Excelsior, para ver os seus shows.
       Ele tem razão na sua frase pronunciada há pouco tempo: "JÁ FUI O REI DO BRASIL. SE HOJE EU FOR O BOBO DA CORTE, JÁ ESTÁ BOM DEMAIS".

     Na verdade, Moacyr sempre misturou seu talento musical com a arte de representar. Nasceu um cômico.  Nos anos 60, já se destacava no Programa "Praça da Alegria", que é a mesma "Praça é Nossa" dos tempos atuais. Ele interpretava o "Mendigo" e em cima do personagem estourou no carnaval com a marchinha "Me dá um dinheiro aí", que é cantada até hoje. E nunca mais parou de fazer sucesso.
       Compôs um monte de canções, destacando-se nos mais variados gêneros, do sertanejo (nos anos 80/90)  ao romântico. É mesmo um artista completo: cantor, compositor, autor, ator, produtor, humorista e apresentador de TV.
         No programa "Moacyr Franco Show", na Rede Globo, revelou grandes artistas, como Isabela Garcia, Carla Daniel, Nizo Neto, Rosana Garcia e seu filho Guto Franco.  Seu outro filho, Moacyr Franco Junior, é comandante dos aviões da TAM e faz vôos internacionais.
          Moacyr trabalhou em três filmes. Como cantor gravou cerca de 40 discos (long-play), e sempre foi um artista premiado: seis prêmios "Roquete Pinto", troféu Imprensa e até no cinema como ator coadjuvante.
             Foi deputado federal por São Paulo, de 1983 a 1987. Nasceu em Ituiutaba, Minas Gerais, no dia 5 de outubro de 1936, estando portanto com 78 anos.
              Impossível apontar as melhores músicas que Moacyr gravou. Foram mais de 400. As minhas "favoritas" são: Caminhando na Garoa, Suave é a Noite, Doce Amargura, Pobre Eliza, Luzes da Ribalta, Eu nunca mais vou te esquecer, Cartas na Mesa, Eu te darei bem mais, Ninguém chora por mim, Adeus as ilusões, Que será de ti e Cansei de querer bem.   Tenho vários discos do Moacyr. Esse aí de cima "Show Doçura" é pra mim o melhor.
       

          A cassação de mandato do deputado André Vargas está ocupando largos espaços, na imprensa londrinense. Mas em termos nacionais,o assunto foi explicado em poucas linhas. Demorou muito pra acontecer, o que acabou "esfriando" o assunto. Parece até coisa armada pra não chamar muito a atenção. Mesmo assim, a carreira de Vargas me parece liquidada

                TUBARÃO PARECE ANIMADO

           Os amigos do blog já sabem, que eu não não gosto muito deste tipo de gestão que ocorre atualmente no Londrina. "Time de dono" nunca me empolgou. Mas devo confessar que estou gostando do encaminhamento para a nova temporada. Praticamente emendou com a temporada anterior. Não sei se fisicamente isto é bom, mas pelo menos passa a impressão de que o Tubarão está muito disposto a repetir as vitórias de 2014.
        Outro aspecto que me agrada é o da competição interna. Com a chegada de jogadores como Germano,  Fabinho e outros anunciados, todo mundo vai ter que correr muito pra se garantir, o que é muito bom.
          E, pra completar, estou vendo uma movimentação no sentido de deixar o VGD e o Estádio do Café em ordem. Sei que na hora H muita coisa vai ficar "na conversa", mas vou ficar torcendo para que o futebol da cidade tenha mesmo um ótimo 2015.
          O ritmo está deixando os torcedores motivados. Um deles, Marcelo Ceribelli, até postou esse desenho na página do VGD no Facebook. Um lindo sonho, não é mesmo ?

        Engraçado como certas coisas deixam os nossos dias mais alegres. Ultimamente, tenho acordado contente nas quintas-feiras, como hoje.  Entre outras coisas que já me aconteceram ao longo do dia,  estou esfregando as mãos, a espera do The Voice Brasil. É logo mais, depois da novela, hein ?
          Acho que eu sempre soube disto. Já cansei de esperar por coisas que não aconteceram. E fui muitas vezes presenteado com lindas surpresas. A postagem é da amiga Cida Moura, paulista de Porangaba