Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

segunda-feira, 2 de julho de 2012

É hora de pensar nas eleições

         A imprensa dá como certo que Londrina terá seis candidatos a prefeito nas eleições que se aproximam. E a gente começa a pensar no que poderá acontecer. A população vive reclamando mas, dos seis candidatos, os dois que já exerceram o cargo me parecem estar na frente nas ainda tímidas pesquisas eleitorais.
          Cada vez eu entendo menos de política. Depois de "levar pau"da imprensa todo o dia, por meses a fio, o meu amigo Barbosa volta a se candidatar. Como é que eu vou entender um negócio desses ?  Tenho mais um amigo entre os candidatos declarados: Cheida. Não sei se ele estará fazendo um bom negócio, deixando o Legislativo para retornar ao Executivo. Será ?
          Os quatro restantes são apenas "meus conhecidos", pois não tenho amizade com eles. Mas são pessoas conhecidas. Acho que a maior parte da população conhece os defeitos e as virtudes de cada um deles.
           Sinceramente, ainda não sei o que pensar de tudo isso. Mas gostaria de conhecer as opiniões das pessoas que acompanham o nosso blog. Estamos abertos para divulgar o que todos pensam.

Está pintando sacanagem por aí

        Será que a Federação Paranaense de Futebol vai esperar que a tabela de jogos seja concluída para depois dizer como ficam os julgamentos do Tribunal ?  Se assim for,  ela é que estará escolhendo quem  subirá para a Primeira Divisão juntamente com o Paraná Clube.  Aí será sacanagem. Acho que o melhor seria suspender o campeonato agora e esperar pela decisão oficial da Justiça.
        A esculhambação é geral. Cada orgão de imprensa informa uma classificação. A FPF diz que os clubes perderam os pontos, mas a sua classificação no site aponta em 1º Paraná, 40;  2º Cincão, 27º; 3º Junior Team, 25; 4º Foz, 22; e 5º Nacional, 21 pontos.

Ronaldinho Gaúcho deu um show

         Se a torcida do Grêmio já tinha bronca de Ronaldinho Gaúcho, tem agora muito mais razão para odiar o craque formado no Estádio Olímpico. Se o Atlético Mineiro não tivesse Ronaldinho no seu comando do seu time em campo, certamente não teria ganho do Tricolor, ontem à tarde. O polêmico jogador enfrentou a ira e as vaias dos torcedores gaúchos e deu um show de liderança dentro do campo. Outros jogadores do Galo se destacaram mas, quem conhece futebol sabe que quem desequilibrou a partida foi ele.
        E os gremistas colaboraram para que tudo acontecesse. Já passou da hora de vaiar Ronaldinho. Quanto mais pegarem no pé dele, mais ele vai se motivar e jogar bem. Deu pra sentir como ele queria ganhar aquele jogo. E ganhou mesmo.
        Acho que o Atlético acertou ao contratar Ronaldinho. Agora, é só tratar de impedí-lo de cair na farra. Ele e Jô estão se entendendo muito bem dentro de campo. Isso é bom para o Galo. Mas já se sabe que eles também estão muito amigos fora de campo. E isso é mau. Já, já pintam os primeiros comentários sobre noitadas alegres.
          Outra coisa que eu ainda não entendi é o onde o Galo está querendo chegar ao contratar tanto ex-jogador do Grêmio. Já estão lá os zagueiros Rever e Rafael Marques e o meia Escudeiro. Agora, os atleticanos vieram vieram buscar o goleiro Victor, gastando cerca de R$ 12 milhões. Esses caras não ganharam nem um título importante no Grêmio.
          Aliás, a melhor notícia que eu tive nos últimos dias foi a da venda de Victor. Já vai tarde. Foi o maior "enganador" que andou pelo Estádio Olímpico nos últimos anos. Na história moderna do Grêmio, ele foi o goleiro que mais gols sofreu. Até hoje eu não entendo como chegou a jogar na Seleção.

A nota mais triste do fim-de-semana

        Tem  muita gente lamentando por aí, porque o seu time de futebol perdeu no final-de-semana. Mas triste mesmo é ver a morte levar tragicamente um jovem como Marcos Tora, jogador do Cianorte, que tinha apenas 28 anos e sofreu um acidente fatal, sábado à noite, numa estrada que liga Cianorte ao distrito de Vidigal. Ele estava sozinho, dirigindo o seu Ford Ka, quando perdeu o controle do volante numa curva e chocou-se contra algumas árvores.

        Conheço o Marcos Juliano Vidal da Silva desde 2004, quando ele teve um ótimo ano jogando no Brasil de Pelotas. Lá, ele disputou 111 partidas e marcou 21 gols. Nascido em Carazinho (7/10/83) Marcos havia sido revelado pelas categorias menores do Grêmio. Depois, passou por inúmeros clubes: Paraná Clube, Avaí, Esportivo-RS, Santa Cruz-RS, EC Pelotas, Metropolitano-SC, Brusque-SC, Rio Grande-RS, Novo Hamburgo-RS, Ulbra-RS, XV de Piracicaba, Arapongas e Cianorte.  Jogou também no Exterior, disputando  a Libertadores de 2007 pelo Danúbio, do Uruguai.
         Era um meia atacante de futebol alegre, e transferiu-se do Arapongas para o Cianorte após o Campeonato Paranaense. Marcos Tora deixa a esposa Ângela e dois filhos de 4 e 9 anos. Está sendo sepultado agora à tarde em sua terra natal, Carazinho-RS.

Olha eu aí voltando. Graças a Deus!

        Pois é, minha gente. Gaúcho é forte, mas também fica doente. Depois de dois dias acamado, estou voltando, bem devagar, a conversar com os amigos de todo o dia. O disgnóstico médico foi de virose. Pois a tal virose me virou de cabeça pra baixo e sacudiu tudo. Foi um fim de semana para ser esquecido.
       Troquei as emoções esportivas dos sábados e domingos comuns pela vontade danada de ficar enfiado na cama, bem quietinho, sem me mexer e sem conversar. Fazia muito tempo que um negócio assim não me pegava. Mas pegou pra valer.
       Volto aos poucos, em dois ou três dias certamente estarei em forma outra vez. Antigamente, eu me refazia mais rápido. Mas depois dos setenta não é facil levantar, não.