Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

terça-feira, 13 de maio de 2014

Começou o Masters 1000 de Roma


 
    Com vitórias de Novac Djokovic (sobre o tcheco Stepanek) e de Jo-Wilfried Tsonga (foto), sobre o ucraniano Dolgopolov,  começou hoje a atração da semana no tenis, o Masters 1000 de Roma.  Amanhã teremos as estreias de Andy Murray, Roger Federer e Rafael Nadal.
       Disputado no saibro, o Aberto de Roma vai distribuir  US$ 3.452.415 em prêmios e se estenderá até o próximo domingo.
     Muito boa esta postagem feita pela amiga Anelize Ciappina no Facebook. Realmente existe o cara que só pensa, mas tem também o cara que se levanta e vai a luta.  Geralmente, ele vence

Os "velhos" não tem vez mesmo

       Se ainda havia uma possibilidade de utilização de Ronaldinho Gaúcho, Kaká e Robinho na Copa do Mundo, ela praticamente se extinguiu hoje, com o envio à Fifa da lista dos 30 jogadores inscritos pelo Brasil. Eles não figuram entre os sete que completaram a convocação.
        Depois de relacionar Henrique entre os 23, Felipão deu outra mancada, colocando Alan Kardec nesta relação suplementar. Os outros seis são o londrinense Rafinha (Bayern), dois jogadores do Atlético de Madri (Miranda e Filipe Luis), o goleiro Diego Cavalheri (Flu), o volante Lucas Leiva (Liverpool) e o atacante Lucas, Paris Saint Germain.  Mas em caso de lesão comprovada, Felipão ainda poderá convocar outro jogador, mesmo que ele não esteja entre o trinta.

O mal agradecido Flamengo

     É normal trocar de treinador quando o time não vai bem. Mas o que ocorre no Flamengo coloca o famoso clube carioca como um legítimo "mal agradecido".  O treinador que for campeão no Mengo e achar que está garantido para o futuro, certamente vai cair do cavalo logo ali adiante. Como acaba de acontecer com Jayme de Almeida.
      Todos se recordam o que aconteceu no passado com Carlos Alberto Torres e Andrade, que pegaram o time rubro-negro num "bagaço" danado, deram a volta por cima e levaram o clube à títulos nacionais. Mas pouco depois foram mandados embora, porque as pressões internas na Gávea são sempre muito grandes.
       A história se repetiu agora com o tranquilo Jayme de Almeida, jogador laureado no passado e que sempre socorre o clube nas horas difíceis. Como no ano passado, quando foram buscá-lo porque as coisas estavam pretas. E em apenas oito meses, Jayme levou o Flamengo aos títulos da Copa do Brasil e do Campeonato Carioca. Porém, foi só o time fracassar na Libertadores e perder o Fla-Flu pelo Brasileirão, e mandaram o homem embora. Sem nenhuma conversa. Ele ficou sabendo que estava despedido pela imprensa.  
         Em apenas 17 meses, Ney Franco está assumindo hoje como quinto treinador contratado pela diretoria que assumiu o Flamengo. Antes dele tivemos Dorival Junior, Jorginho, Mano Meneses e Jayme de Almeida, como nos mostra a montagem fotográfica do G1 que vemos abaixo. Pelo jeito, a atual gestão vai superar fácil a anterior, comandada por Patricia Amorim, que contratou seis técnicos em três anos.
 

O "velho" golpe dos ingressos

       Nestes últimos dias, já vi diversas matérias de televisão, denunciando a venda clandestina de ingressos para a Copa do Mundo. Já tem gente vendendo ingresso para  jogos programados para o Itaquerão por mil dólares cada um. E os cambistas fazem previsões de que se a Seleção Brasileira chegar à final, cada bilhete para a grande decisão será vendido por cerca de nove mil reais.

      É um absurdo, bem sei.  Sei também que muitos brasileiros têm uma certa tendência para praticar negócios desonestos. Não é a toa que se vê trambiques todos dias nos jornais. Mas me sinto na obrigação de contar que em todas as Copas que trabalhei tinha gente vendendo ingressos por baixo do pano.
        Na França havia até um conhecido político e desportista londrinense "faturando um extra" na venda de bilhetes. E vendeu todos os que tinha conseguido junto a um amigo ligado à CBF.   Mas havia gente de diversos países ganhando dinheiro com ingressos.

Um exagero "exagerado"

       Especialmente em épocas de Copa do Mundo ou mesmo de Copa América, a rivalidade Brasil/Argentina fica muito mais acirrada. Cobri competições na Argentina e presenciei o confronto dos dois países em campo neutro. E cheguei a uma conclusão: nós brasileiros temos mais bronca dos platinos do que eles têm de nós. Não me incluo muito nisto, porque tenho até uma certa simpatia pelo país vizinho. E principalmente pelas lindas mulheres deles. Mas a maioria dos nossos compatriotas não pode nem ver os argentinos.
          Hoje, por exemplo, assistindo televisão, eu tive mais uma confirmação de tudo isto. Vi álbuns de figurinhas da Copa com os jogadores da Argentina colados de cabeça para baixo. Aí já é demais. Os caras estão estragando o lindo álbum que se vê na foto só para demonstrar seu ódio pelos "Hermanos". É o exagero mais exagerado que eu já vi. Chega a ser uma idiotice


       Escuta, quando é que vão parar de "encher o saco" do pessoal da  Havan e do Centro Comercial City ? Com tanta coisa errada em nossa cidade, cheia de marginais, de praças sujas e de problemas que nunca acabam, as autoridades ficam arranjando defeito numa obra lindíssima.  Será que não se lembram mais de como era aquele quarteirão, que mais parecia um presídio, velho e sujo ?