Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

terça-feira, 19 de junho de 2018

Site inglês escolheu a seleção
da 1ª rodada, que fechou hoje
       ( Nenhum da nossa Seleção figura entre os escolhidos, mas entre os 11 melhores estão dois brasileiros )
             
                     A seleção da primeira rodada da Copa do Mundo de 2018, organizada pelo site inglês WhoScored, tem três russos e três mexicanos. Dois uruguaios, um inglês, um espanhol e um português completam a lista dos 11 melhores por posição.
                         O time formado pelo site de análise de desempenho tem Ochoa (México); Mario Fernandes (Rússia), Giménez (Uruguai), Godín (Uruguai) e Gallardo (México); Zobnin (Rússia), Herrera (México), Golovin (Rússia) e Trippier (Inglaterra); Diego Costa (Espanha) e Cristiano Ronaldo (Portugal).
                          Nenhum jogador da Seleção Brasileira está entre esses 11, mas dois brasileiros fazem parte. Mario Fernandes nasceu em São Caetano e surgiu no Grêmio (RS), mas acabou optando pela Selção Russa. Diego Costa nasceu em Lagarto (Sergipe) e começou no futebol profissional em Portugal, em 2006. 
O WhoScored atribuiu uma nota de 0 a 10 para cada jogador nas partidas. A nota leva em consideração também estatísticas – são mais de 200 dados utilizados (gols, assistências, passes, faltas, cartões, dribles, bola aérea, etc...). 
As maiores notas até agora são de Cristiano Ronaldo (9,83), Golovin (9,80) e Giménez (9,74). O melhor brasileiro nesse ranking é Neymar, com 8,17, em 17º lugar da Copa 2018. 
As piores notas da primeira rodada foram para o goleiro De Gea (Espanha), com 4,13, para o zagueiro/volante Carlos Sanchez (Colômbia), com 4,72, e para o goleiro Szczesny (Polônia), com 4,93.
Rússia  quase classificada !


                               Contrariando as previsões pré-Copa, a Rússia caminha a passos largos para se classificar para as oitavas-de-final até antecipadamente. Ganhou de novo hoje, desta vez  do Egito (com o craque Salah e tudo), por 3 a 1, e ficou praticamente classificada, porque soma 6 pontos e tem o excepcional saldo de 7 gols.


                               Mas não foi fácil passar pelos egípcios. Os gols só saíram no segundo tempo, quando os russos decidiram tudo em 15 minutos, através de Fachi (contra) aos 2', Cheryshev aos 14' e Dzyuba aos 16  minutos. Salah descontou cobrando penalti, aos 27'.


EUA estão deixando o Conselho
 de Direitos Humanos da ONU



                 O secretário de Estado dos Estados Unidos, Mike Pompeo, e a embaixadora norte-americana na Organização das Nações Unidas (ONU), Nikki Haley, estão anunciando que os EUA se retirarão do Conselho de Direitos Humanos da ONU - disse uma fonte do governo do presidente Donald Trump à agência de notícias Reuters.

               Os EUA estão na metade de um mandato de três anos no principal organismo de direitos humanos da entidade e há tempos vinham ameaçado se desfiliar se este não fosse reformado, acusando o conselho de 47 membros sediado em Genebra de ser anti-Israel.
                      Na semana passada a Reuters noticiou que ativistas e diplomatas disseram que as conversas com os EUA sobre uma reforma do órgão não atenderam às exigências de Washington, dando a entender que o governo Trump abandonará o fórum.
                 A saída de Washington marcará a rejeição norte-americana mais recente em engajamento multilateral desde que o país se desligou do acordo climático de Paris e do pacto nuclear com o Irã.
                      Os EUA estão enfrentando fortes críticas por deterem crianças separadas de seus pais imigrantes na fronteira EUA-México. Na segunda-feira Zeid Ra’ad al-Hussein, o alto comissário da ONU para os Direitos Humanos, pediu que Washington suspenda sua política “impiedosa”.
                       Os EUA boicotaram o Conselho de Direitos Humanos da ONU por três anos durante a gestão do presidente George W. Bush e voltaram ao organismo em 2009, já no governo de Barack Obama.
Um ano atrás Haley disse que Washington estava analisando sua filiação ao conselho e pediu uma reforma e a eliminação de um “viés anti-Israel crônico”. O conselho criado em 2006 tem como item permanente de sua agenda as supostas violações cometidas por Israel nos territórios palestinos ocupados, item que Washington quer ver removido.
Senegal vence  a Polônia !



                Lewandowski, artilheiro polônes, tenta passar pelos seneganeles Koulibaly e Sané
                   
                A Polônia estreou com derrota na Copa do Mundo de 2018. O time europeu perdeu por 2 a 1 para Senegal, agora há pouco,  pelo Grupo H. E o primeiro gol da partida foi contra, do zagueiro Thiago Cionek, nascido em Curitiba e naturalizado polonês.

                     Cionek, 32 anos, começou no futebol amador de Curitiba, no Vila Hauer. Com 20 anos acabou contratado pelo Cuiabá (MT). Em 2008, seguiu para a Polônia, onde se destacou pelo Jagiellonia, entre 2008 e 2012. Acabou se naturalizando polonês. Desde 2013 atua no futebol italiano. Hoje está no SPAL, da primeira divisão. Atua pela Seleção Polonesa desde 2014. Soma 20 jogos pela Polônia e fez sua estreia em Copas do Mundo nesta terça-feira.
                   Niang fez o segundo gol para Senegal, em lance polêmico. O gol da Polônia aconteceu aos 41 minutos do segundo tempo, com Krychowiak.   Foi a primeira vitória africana na Copa de 2018. Até então, as seleções do continente haviam perdido todos os seus quatro jogos: Egito 0 x 1 Uruguai, Marrocos 0 x 1 Irã, Nigéria 0 x 2 Croácia e Tunísia 1 x 2 Inglaterra.
                          Com três pontos, Senegal volta a campo no próximo domingo, às 12 horas de Brasília, em Ecaterimburgo. O adversário será o Japão, que também venceu na primeira rodada do grupo H: fez 2 a 1 na Colômbia, hoje cedo. Já a Polônia encara os colombianos no mesmo dia, às 15 horas, em Kazan.

Jornalistas da Globo passam mal na Rússia



                 Depois de Fernanda Gentil passar mal por comer um prato com camarão, durante o jantar de domingo, agora foi a vez de Sandra Annenberg se sentir indisposta. As duas jornalistas estão na Rússia para cobrir o evento esportivo.

Annenberg sentiu uma indisposição depois de apresentar o Jornal Hoje nesta segunda -feira. Mas ela foi atendida por um médico e já passa bem e deve apresentar o programa jornalístico desta terça-feira normalmente. 

Neymar deixa 
              o treino machucado !


                        O atacante Neymar saiu mancando do treinamento desta terça-feira em Sochi, na Rússia.   O jogador entrou muito feliz em campo, brincando com os colegas de equipe. E foi brincar numa roda de bobinho.
                      Mas no primeiro toque, Neymar sentiu um incômodo. Tentou disfarçar... Foi para uma rodinha de bobinho menor, que contava até com a presença do técnico Tite.
                        Porém, em seguida Neymar fechou a cara, ficou revoltado e chutou para longe a bola. A decepção dele estava no seu rosto.
        "Para um eleitorado irado, o feroz Bolsonaro pode ser o candidato perfeito – uma granada humana sem o pino, pronta para ser jogado no sistema político moribundo do Brasil"-
diz hoje o site 'Financial Times' 

  Colômbia jogou só com dez e 
  não conseguiu segurar o Japão



                        Com apenas três minutos de jogo, Carlos Sanches meteu a mão na bola dentro da área: penalti e expulsão. Que baita prejuízo, hein ? E o que é pior, Kagawa cobrou o penalti e fez 1 a 0 para o Japão. Mas a Colômbia foi valente, correu dobrado e ainda conseguiu empatar ainda no primeiro tempo, numa cobrança de falta, com falha de    ,goleiro japonês (fotos abaixo). Quintero foi o autor do gol.



                       







                                                                            





                          Mas o fato de estar jogando com um homem a menos pesou no segundo tempo. Os japoneses aumentaram a pressão e chegaram ao gol da vitória, aos 27 minutos, numa cabeçada de Osako, após cobrança de escanteio.

                           Desta forma, o Japão arranca na liderança do Grupo H, com três pontos. E a Colômbia vai ter que derrotar Polônia e Senegal (que se enfrentam daqui a pouco), se quiser se classificar.

                                 
Safadão foi parar 
              no hospital !      


                 

                Wesley Safadão passou mal e deu entrada no Hospital São Carlos, em Fortaleza, na noite desta segunda-feira. O irmão do cantor, Watila de Oliveira, confirmou que o artista teve uma crise de sinusite, mas já passa bem e foi para casa. "Foi só uma crise de sinusite muito forte que ele teve. Como já estava no hospital, aproveitou e fez um check-up para não adiar mais"- declarou o familiar.

A agenda do cantor não será comprometida. Safadão já se apresenta nesta terça-feira em Patos, na Paraíba.  Mas vale lembrar que Wesley Safadão vem enfrentando problemas pessoais em relação ao pagamento da pensão de seu primeiro filho, Yhudi, de 7 anos. 
Começa o julgamento
  de Gleisi Hoffmann



                    Começa hoje no Supremo Tribunal Federal (STF) o julgamento uma ação penal da Operação Lava Jato que mira a presidente nacional do PT, senadora Gleisi Hoffmann,  e o marido, o ex-ministro Paulo Bernardo, investigados pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro

                 Em memorial encaminhado na última segunda-feira, ao STF, a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, reforçou o pedido de condenação de Gleisi, do marido da senadora e do empresário Ernesto Kugler Rodrigues, também denunciado no caso.

                    O caso de Gleisi marcará o segundo julgamento de uma ação penal da Lava Jato na Segunda Turma do STF. O colegiado é composto pelos ministros Edson Fachin (relator da Lava Jato), Celso de Mello (revisor da Lava Jato na turma), Ricardo Lewandowski, Gilmar Mendes e Dias Toffoli. No mês passado, a 2ª Turma condenou por unanimidade o deputado federal Nelson Meurer (PP-PR), que se tornou o primeiro parlamentar condenado pela Corte no âmbito da Lava Jato.