Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

domingo, 8 de maio de 2016

  Atlético confirmou superioridade
 e é o campeão paranaense de 2016


           Com grande atuação de Walter, o Atlético Paranaense voltou a derrotar o Coritiba, desta vez vez em pleno Alto da Glória, por 2 a 0, sacramentando a conquista do Campeonato Estadual Paranaense de 2016.
            Walter fez o primeiro e construiu o segundo gol, anotado por Ewandro. 
Djokovic levou mais um


    O sérvio Novak Djokovic confirmou a sua condição de melhor tenista do mundo e ganhou mais um titulo. Por dois sets a um, ele derrotou o britânico Andy Murray e conquistou o Master de Madri, num jogo difícil de duas horas e seis minutos.

    Os parciais foram de 6/2, 3/6 e 6/3. Esta foi a 29ª vitória de Djokovic, que volta a ser o maior  ganhador de Masters 1000.


Brasil de Pelotas agrada 
   nos jogos da semana

           

              Menos de 24 horas depois de vencer o Inter B, o Brasil de Pelotas do técnico Rogério Zimmermann já esteve em campo hoje pela manhã (foto) para mais um teste na preparação para a Série B do Brasileirão. Faltando uma semana para o começo da competição nacional, o Rubro-negro venceu desta vez o  Sindicato dos Atletas Profissionais do Rio Grande do Sul pelo placar de 1 a 0.



                  O Brasil, desde o começo do jogo-treino, buscava balançar as redes e aquecer a "Maior e Mais Fiel" que, mais uma vez, esteve no Bento Freitas. Nos quarenta e cinco minutos iniciais, duas claras oportunidades de gol sacudiram os rubro-negros. Na etapa final, logo aos 2 minutos, Xaro cobrou escanteio na cabeça do artilheiro Nena, que subiu alto e marcou o único gol da partida.

               Nos três ensaios realizados esta semana, o Brasil ganho do Sub20 do Grêmio por 2 a 0, do Inter B por 3 a 0 e hoje do time do Sindicato Gaúcho, por 1 a 0. A preparação Xavante para a Série B segue forte. No próximo sábado (14), às 16 horas, diante do Paraná Clube, o Brasil fará sua estreia na tão sonhada Segunda Divisão Nacional.


 O time Xavante para o começo da Série B está praticamente definido: Eduardo Martini ; Wender, Cirilo, Leandro Camilo e Xaro (Marlon); Leandro Leite, Washington, Diogo Oliveira e Felipe Garcia (Weldinho); Ramón e Marcos Paraná (Nena). 

   O Cruzeiro vem desfalcado
    e com treinador interino



              O Cruzeiro segue em preparação para mais um desafio na Copa do Brasil. Ainda sem treinador, depois da dispensa de Deivid, o time principal recebe a atenção do auxiliar, Delamore (foto), na Toca da Raposa II. O treino da manhã deste domingo parecia que seria de uma boa notícia para a torcida celeste. Rafael Silva, que não vinha treinando desde a vitória contra a Campinense voltou aos trabalhos, porém sentiu dores na lombar novamente e está vetado pelo departamento médico.


              Rafael Silva se junta a outros oito jogadores no departamento médico da Raposa: Arrascaeta, Mayke, Dedé, Manoel, Marcos Vinicius, Alisson, Robinho e Judivan. Médico do clube, Dr. Sérgio Freire Junior explicou a situação do atacante, que tem boa chance de ser liberado para enfrentar o Coritiba, na estreia do Campeonato Brasileiro.

            “O Rafael Silva está com um quadro de lombalgia, que vem o incomodando há alguns dias e, inclusive, tem o atrapalhado a treinar. Portanto, ele não tem condições de estar na partida da próxima terça-feira. Dessa maneira, o atleta seguirá em tratamento e possivelmente irá se juntar ao grupo em Curitiba” - disse.

              Para o desafio na Copa do Brasil contra o Londrina, o técnico interino Dellamore pode optar por Allano, que substituiu Rafael Silva contra a Campinense, ou por Douglas Coutinho, mantendo assim um esquema mais ofensivo com um companheiro para Willian no ataque celeste.

             Cruzeiro e Londrina se enfrentam na terça-feira, 10 de maio, às 21h30m no Estádio do Café. O clube paranaense se sagrou Campeão do Interior Paranense no último sábado contra o PSTC, e chegou na segunda fase da Copa do Brasil após eliminar o Paraupebas-PA.
Sai um ruim e entra outro



                O novo presidente da Câmara, deputado Waldir Maranhão (PP-MA), é alvo da Operação Lava Jato e da memória do doleiro Alberto Youssef, personagem central da investigação sobre esquema de corrupção que se instalou na Petrobras desde 2004. Um dos delatores-bomba da Lava Jato, Youssef listou Waldir Maranhão como um dos deputados que "eventualmente" passavam em seu escritório, em São Paulo, "para conversar ou pegar a sua parte do comissionamento".
                 Maranhão assume a presidência da Câmara interinamente por causa do afastamento do deputado Eduardo Cunha (PMDB/RJ), decretado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) na última quinta-feira. Ele nega que tenha recebido quaisquer benefícios indevidos, reitera que já prestou depoimento sobre o assunto e continua à disposição das autoridades para esclarecimentos.
                Ou Youssef continua tentando colocar todo o mundo no mar de lama em que ele se acha envolvido, ou é mesmo o homem que mais conhece o mundo podre do Brasil ! 
O que esperar de Michel Temer ?


        Aumentam as dúvidas sobre o comportamento do eventual presidente. População está inquieta, diante da possibilidade de ficar pior do que está 


                 Prestes a alcançar a Presidência da República em um cenário de crise política e retração econômica, o PMDB adotou o discurso de união nacional como forma de “salvar” o país. A maioria da população, contudo, ainda não sabe o que esperar do governo provisório que o vice, Michel Temer, deve comandar a partir desta semana. E passa a se preocupar com possíveis medidas que afetam direitos como saúde, aposentadoria, trabalho e educação.
                 As inquietações tomam por base os documentos “Uma Ponte Para o Futuro” e “A Travessia Social”, lançados pela fundação Ulysses Guimarães, com as diretrizes a serem adotadas em âmbito federal. “A narrativa adotada é a de oposição entre direitos e benefícios sociais e crescimento econômico. A retomada do discurso de que o país precisa crescer e, para isso, são necessários sacrifícios. A questão é: quem vai se sacrificar?”, adianta o coordenador do Centro Brasileiro de Pesquisas em Democracia da PUC, André Salata.
                          “Nos dois documentos, Temer repete, de forma bem mais radical, o que Lula fez com a ‘Carta aos Brasileiros’: tranquiliza os muito ricos. Os governos petistas promoveram uma redistribuição de renda bem efetiva, mas da classe média para baixo. Agora, não há menção à redistribuição de renda, que, junto com a corrupção, é um dos problemas agudos do país”, completa o coordenador do Núcleo de Pesquisas em Organizações Civis, Segurança Pública e Cidadania da PUC, Emil Sobottka.
                       Em “Uma Ponte Para o Futuro”, o PMDB promete enxugar a máquina pública, fazer o ajuste fiscal, usar ao máximo concessões e parcerias público-privadas (PPPs) na infraestrutura, e retornar ao regime anterior de concessões de petróleo. Na área social, as propostas incluem o fim das vinculações constitucionais obrigatórias para saúde e educação; a reforma da Previdência; a permissão para que convenções coletivas prevaleçam sobre a legislação e o fim do reajuste das aposentadorias conforme o salário mínimo.
Milton Nascimento
   agora é doutor



           O cantor e compositor Milton Nascimento recebeu o título de Doutor Honoris Causa, na noite de sexta-feira, pela Berklee College of Music, a mais importante universidade de música do mundo, nos Estados Unidos. Ele teve a obra celebrada em um concerto inspirado em suas músicas. Ele foi escolhido por conta da  importância de seu trabalho. Emocionado, Milton compartilhou uma imagem de seu diploma em sua página no Facebook neste sábado e disse ser um marco para a música brasileira. 



"Ontem foi um dia que ficará marcado para sempre não só na história de Milton Nascimento, mas sim de toda a música brasileira", escreveu ele.
"Nesses anos a Berklee teve a honra de condecorar como doutor diversas personalidades que compartilham desse mesmo espirito, incluindo gênios iluminados tais como Duke Ellington, Dizzy Gillespie, Sarah Vaughan, Quincy Jones, Sonny Rollins, Arif Mardin, Herbie Hancock, Aretha Franklin, Rubens Blades, A.R. Rahman, Paco de Lucia, entre muitos outros e, agora, para orgulho de todos brasileiros: Milton Nascimento"- publicou.

O evento teve continuidade no sábado, no Agganis Arena. No convite feito pela universidade a Milton Nascimento, o presidente da instituição, Roger H. Brown, disse que o artista "tem influenciado gerações de músicos e enriquecerá, para sempre, a música popular". Sabe-se que Milton inspirou diversos artistas americanos, como o pianista Herbie Hancock e o saxofonista Wayne Shorter.

Os 50 Anos do MPB4




                        Para comemorar os seus marcantes 50 anos de trajetória, o grupo MPB4 está lançando pelo Selo Sesc um álbum de músicas inéditas, encomendadas para a ocasião. O encarte do disco "MPB4 50 anos - O sonho, a vida, a roda viva!" traz texto de Aquiles Reis em homenagem ao amigo e parceiro Magro Waghabi, morto em 2012, para o qual o grupo dedica o disco. Os shows de lançamento acontecerão em Porto Alegre, no Sesc Vila Mariana, de sexta à domingo da próxima semana.
             Composto por 13 faixas, o CD conta com a assinatura de conhecidos parceiros como João Bosco, Paulo César Pinheiro, a dupla Kleiton e Kledir, Vitor Ramil, Guinga e Mario Adnet - além de novos compositores como Breno Ruiz e Thiago Amud. “O disco é uma vitrine de ritmos, com sonoridades diversas que somente as quatro vozes do MPB4 poderiam nos apresentar”, ressalta Danilo Santos de Miranda, diretor regional do Sesc São Paulo, destacando a importância do registro. “Não é sempre que podemos comemorar os 50 anos de um grupo que faz parte da nossa memória afetiva e musical. Ainda mais quando esta comemoração aponta para novos caminhos.”
                Aquiles Reis relata a concepção do trabalho. “O disco foi tomando forma durante um ano de trabalho em ensaios semanais. Convidamos Gilson Peranzzetta como arranjador. Miltinho e Paulo Malagutti estão nos arranjos vocais. Nós o dedicamos para Magro porque queremos que a música do MPB4 esteja sempre ao seu lado.”
                 De acordo com o jornalista e crítico musical Hugo Sukman, a obra do MPB4 dá voz à tão rica música popular brasileira. “Seja revelando o compositor mais novo ou repaginando uma canção clássica, há 50 anos o MPB4 faz jus ao nome e, assim, nos serve de baliza: o que ele canta, o que seus quatro cantores escolhem para harmonizar com suas vozes, nos indica o que seja a tal da grandiosa e muitas vezes indefinível MPB, a rica música popular de um país musical” - explica Sukman.