Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

segunda-feira, 15 de junho de 2015

COPA AMÉRICA
Chile só empata e complica tudo



            O Grupo A estava praticamente resolvido, com a classificação de duas seleções sul-americanas: Chile e Bolívia. Mas o frouxo Chile ficou num empate de 3 a 3 com o time B do México e complicou toda a situação. Agora,  chilenos e bolivianos vão "se comer" num jogo decisivo e poderão até dar chance aos mexicanos de passar às quartas-de-final, derrotando o fraco Equador.
  
             Mas foi um jogo de muitas alternativas, que mexeu com a torcida presente ao Estádio Nacional de Santiago e com todos nós que vimos pela televisão. Vidal(2) e Vargas fizeram para o Chile. Vuoso (2) e Gimenez marcaram para os astecas. Os chilenos "pipocaram" (como sempre), mas emoção não faltou.

            O Grupo A agora está assim: 1º - Chile e Bolívia com 4; 2º - México com 2; 4º - Equador, eliminado com zero.  A rodada final: no sábado, México x Equador; no domingo, Chile x Bolívia.
COPA AMÉRICA
Bolívia quebra tabu
e elimina o Equador




                  A Seleção Equatoriana é a primeira equipe eliminada da 44ª Copa América. Perdeu agora há pouco no Estádio Elias Figueroa, em Valparaíso,  para a Bolívia, que não ganhava uma partida válida pelo torneio desde 1997.  Num jogo "tocado a vento", os bolivianos venceram por 3 a 2.

                  Na primeira fase, jogando a favor do vento, a Bolívia abriu 3 a 0, com gols de Raldes, Smedberg e Marcelo Moreno (de pênalti). E o Equador perdeu um pênalti, cobrado duas vezes por Enner Valencia. Ele converteu a primeira cobrança, mas houve invasão de área e o árbitro Joel Aguilar mandou repetir.  E aí o goleiro Quiñonez defendeu.
   
                   No segundo tempo, os equatorianos vieram com tudo pra cima, ajudados pelo vento que continuava forte. Enner Valencia marcou logo aos 2 minutos, e Bolaños fez o segundo, aos 37'. E o jogo ficou dramático, com o Equador atacando e a Bolívia só se defendendo. Mas o gol que salvaria os equatorianos não saiu.

                    Com sua segunda derrota, o Equador ficou eliminado, porque a Bolívia chegou a 4 pontos e o Chile, que joga agora com o México, já tem 3. E os bolivianos se garantiram nas quartas-de-final passando a ser a maior zebra desta Copa América 2015.

NOSSO ESPAÇO MUSICAL VOLTA LOGO

Por problemas técnicos, não apresentaremos amanhã o quadro especial que mostra diariamente os artistas da música. Estamos evidenciando esforços para resolver os problemas, no sentido de que o Espaço Musical do Blog do Flávio Campos possa retornar o mais breve possível. As demais postagens continuarão sendo feitas normalmente. Por enquanto, obrigado pela compreensão. Um abraço

  SÓ SE FALA EM NEYMAR



               Fechada a primeira rodada completa da Copa América, a imprensa do mundo inteiro destaca Neymar como o melhor jogador da competição até agora. Sua atuação no jogo de ontem foi elogiada no mundo inteiro. E as comparações com Messi foram inevitáveis. Amanhã, contra o Uruguai, o craque argentino vai querer mostrar todo o seu futebol.


***   Se durante o Mundial, 455 crianças recém nascidas no Perú foram registradas com o nome de Neymar, imaginem, agora, depois do que ele jogou ontem.


***    Achei um absurdo os primeiros resultados da pesquisa que o SporTV está fazendo durante as transmissões da Copa América, perguntando quem é melhor: Messi ou Maradona ? Só 18 por cento votaram em Diego Maradona e 82%  apontaram Messi.  Os votantes devem ser jovens, que só conhecem os  jogadores de hoje. A disputa Maradona x Messi é no mínimo equilibrada. Até porque, Messi ainda não foi campeão do mundo pela Argentina.


***    Que frescura esta de obrigar as seleções de jogarem sem os seus uniformes tradicionais. A descaracterização da roupa de jogo é um crime que se faz contra a tradição do futebol. Não aguentei ver o que fizeram com México e Bolívia, que normalmente jogam de verde.  Fizeram a Bolívia jogar toda de branco e o México todo de preto.


***     Que vergonha para os treinadores brasileiros, hein ?  Seis das doze seleções da Copa América 2015 são dirigidas por técnicos argentinos. Só o Dunga ficou pra representar o Brasil. É claro que serem os únicos que falam português aqui na América, os brasileiros ficaram em desvantagem. Mas não é assim tão difícil "enrolar um espanholzinho", não é mesmo ?


***     O paraguaio Miguel Samudio (foto acima) foi eleito "a mãe do jogo",  no empate da sua seleção contra a Argentina. Ele deu de presente o primeiro gol para o argentino Aguero marcar; fez o pênalti que resultou no segundo gol; e deu uma furada monumental dentro da sua pequena área. Como é ruim esse cara.


***      "Bicho bobo" que é jogador de futebol. Foi só o Paolo Guerrero cortar o cabelo daquele jeito, pra meio time do Peru fazer a mesma coisa. Estão todos com aquela "carinha de besta" do ex-corintiano.

Estava mesmo na hora de acordar

               É muito bom ver um clube paranaense liderando o Brasileirão, mas todos nós sabíamos que o Atlético Paranaense estava em primeiro lugar por acaso. Fez algumas partidas boas, conquistou 5 vitórias e sobretudo deu um passo decisivo para ficar longe do rebaixamento. Tanto assim que abriu 12 pontos de vantagem sobre o seu grande rival Coritiba. Agora é só ter juízo, para pelo menos se manter na zona intermediário do campeonato.

 
                Mas já estava na hora de acordar deste "sonho de líder". E mais duas ou três rodadas no máximo deverá também estar saindo fora do G4, porque Galo, Flu, Grêmio e Cruzeiro estão se aproximando.  Ontem em Porto Alegre, o Furacão jogou bem e chegou a assustar o Grêmio, que acabou fazendo prevalecer a sua melhor condição. Daqui para a frente, o Atlético deve começar a esbarrar na melhor condição técnica de seus adversários. Mas se vencer o  clássico com o Coritiba poderá respirar mais um pouco.


                 E por falar em acordar, por razões inversas o Coritiba também precisa sair desse "sono" em que se encontra mergulhado. Perdeu de novo.  E em casa para o Flamengo (1 a 0). Agora já são seis derrotas em sete jogos. Assim, ninguém escapa do rebaixamento. E a sequência assusta ainda mais: Atletiba e em seguida os dois mineiros.  Pra quem precisa de no mínimo 5 pontos pra sair da zona de rebaixamento, vai ser muito difícil escapar desta aflição do momento.

      PSTC é o campeão da Segundona


                 Parece que fez bem ao PSTC levar o seu time de Londrina para Cornélio Procópio. Ontem, o conhecido clube-empresa conquistou o título da Segunda Divisão Paranaense, derrotando o Toledo por 2 a 0, na decisão disputada no Estádio Exaro Menck, em Sertanópolis.   Afonso e  Rafael marcaram os gols que fecharam a ótima campanha.

                 Juntamente com o Toledo, o PSTC estará disputando a Primeira Divisão em 2016. Vejo o acesso do clube presidido por Mario Iramina com muita alegria, mas fico torcendo para que seja definida de uma vez por todas onde será a "casa do PSTC". Afinal, o PSTC é de Londrina, de  Cornélio Procópio ou de Sertanópolis ?

Morte de Zito entristece
    o futebol brasileiro


                            Zito, um dos maiores jogadores do Brasil em todos os tempos, está sendo velado hoje, em Santos (onde viveu) e em Roseira (onde nasceu). Ele faleceu ontem, entristecendo o País. Foi bicampeão mundial (em 58 e 62) e participou também de todas as grandes conquistas do Santos FC  na fase áurea do Peixe.
                           
                      A partir de 1914, quando sofreu um AVC, Zito vinha preocupando sua família. Tinha 82 anos e, desde que parou de jogar, vinha trabalhando nas categorias menores do Santos. Dizem que foi ele quem descobriu e indicou Neymar ao clube, quando o craque ainda era uma criança.

É TEMPO DE FICAR EM CASA


            Quem não precisa trabalhar fora, tem mais é que ficar quietinho no seu canto, porque o  frio e a chuva estão chegando. Amanhã, vamos ter 10° aqui em Londrina. Na quarta esquenta um pouco, mas na quinta chega a chuva, pra ficar com a gente por alguns dias.
             No Sul o frio já veio forte, com 3° em Santa Catarina (foto).  Mas até em São Paulo o Inverno está mostrando a cara. A temperatura caiu 7 graus durante a madrugada. E no Rio, o dia amanheceu sob uma ventania de 57 km por hora.
     Destaco hoje o último cantor que realmente emocionou os bordéis brasileiros e fez muito boêmio chorar. Nunca foi considerado um grande astro, mas vendeu milhares de cópias em vários países do mundo.

                                               S I L V I N H O

                    

                                                             Este bolero que aparece no vídeo acima foi o maior sucesso de SILVINHO. Liderou as paradas de sucesso de dezenas de emissoras de rádio espalhadas pelo Brasil. No começo dos anos 60 era impossível chegar a uma casa noturna e não ouvir a vitrola soltando o  som de "QUEM É?"  Feliz de quem, como eu, viveu aquele tempo.


                                                             Silvio de Lima, o nosso SILVINHO, nasceu em Petrópolis, Estado do Rio, e foi conhecido em todo o País como "Rei do Bolero e da Seresta". No seu currículo consta  gravação de 50 LPs, 25 Compactos e 50 CD's.  E ele cantou em todos os principais programas existentes no Brasil. Inicialmente no rádio, e depois participando da chegada da televisão.




                                                   "Quem é ?" foi o carro chefe, mas Silvinho cantava outras músicas sensacionais. Com esta que dizia: "Esta noite / Eu queria que o mundo acabasse / E para o inferno o Senhor me mandasse ? Para pagar todos os pecados meus..."   
                                                    E no final, fechava pedindo: " Perdão, quantas vezes tu me perdoastes / Quanto pranto por mim derramastes / Hoje o remorso me faz padecer / Esta é a noite da minha agonia / É a noite da minha tristeza / Por isso eu quero morrer."     Confesso aqui: era a minha preferida ! "Esta noite eu queria que o mundo acabasse" foi regravada por Bruno e Marrone, há pouco tempo.
                                           









      Alguns dos seus principais sucessos:  "Tu és o maior amor da minha vida",  "Amor Fingido",  "Ciúme de Ti",  "Poema",  "O Vagabundo",  "Que Deus me perdoe",  "Sonhar Contigo",  "Amor Perdido" e  "Confesso".


                                                 Silvinho foi premiado com os mais importantes troféus da música brasileira:  Troféu Chico Viola,  Roquette Pinto e Buzina do Chacrinha. Nascido em 1931, ele vai completar no dia 5 de dezembro próximo 84 anos.  E ainda se arrisca a cantar em shows realizados na sua cidade, ou quando recebe convites para apresentações. É um eterno boêmio. Deus o abençoe !

    Claudia Kauan Meneses é outra amiga que sempre coloca postagens bonitas na sua página do Facebook. Como esta que "roubei" dela