Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Amanhã será a vez do Barça mostrar seu jogo


             Hoje tivemos a estréia do Santos no Mundial de Clubes, com a mídia se dividindo em críticas e elogios. Mas o Peixe ganhou, está na final. Resta agora ver o Barcelona como está. Teremos amanhã mais uma sessão de futebol matinal, sem Globo, mas com o SporTV mostrando. E no jogo do maior time espanhol do momento contra o pouco conhecido Al-Sadd, do Qatar, a gente vai poder dimensionar que chance terá o Alvinegro da Vila Belmiro na final do torneio, domingo próximo.
              É claro que pode acontecer uma grande supresa, com o Barça sendo eliminado amanhã. Mas nem dá para imaginar um negócio deste. Seria talvez a maior zebra da história do futebol. Não vamos nos iludir, o Barcelona vai ganhar do Al-Sadd, talvez até de goleada. O que importa é ver como estão os espanhois neste exato momento.
               O jogo será em Yokohama, no Nissan Stadium, a partir das 8h30m, com arbitragem de um americano: Joel Aguilar, de El Salvador, que fala espanhol como os jogadores do Barcelona.
                Hoje, o time catalão treinou no palco da partida. Logo após o treino, uma longa conversa dos jogadores com o técnico Pep Guardiola (foto). Certamente  fizeram seus planos para o jogo e comentaram também sobre a estréia do Santos, que todos eles viram pela televisão.

Olha a Globo dando explicação

              A assessoria de imprensa da Rede Globo, diante de tantos protestos surgidos em todo o País, teve que vir a público, agora à tarde, para tentar explicar porque o jogo Santos x Kashiwa Reysol não foi transmitido pela emissora. A explicação é de que "não era um jogo decisivo, apenas uma semifinal, e a maioria dos tocedores do Santos está em São Paulo."
               Os responsáveis pela Globo trataram também de tranquilizar o público, garantindo que a final do Mundial de Clubes, domingo pela manhã, será mostrada ao vivo para todo Brasil.
                A revolta foi geral, assustando os diretores da emissora. O povo protestou  de todas as formas. Certamente, no futuro, eles vão pensar duas vezes, antes de excluir um jogo importante da programação.

Roma Apucarana jogou ontem em Londrina

              O Roma Apucarana, que está em francos preparativos para o Campeonato Paranaense, fez um jogo-treino, ontem à tarde, aqui em Londrina. O local foi a Vila Santa Terezinha, e o adversário foi a Portuguesa Londrinense, que eu nem sabia que tinha time montado. Os apucaranenses venceram por 3 a 0.
               Fábio, Igor Pontes e Dirceu marcaram os gols. O Roma utilizou um time em cada etapa. Confira, amigo torcedor, se você conhece algum dos 22 jogadores apucaranenses: Renato (Diego); Grafite (Igor Pontes), Marcelão (Luis Paulo), Vinicius (Tiago Coutinho) e Gilson (Jô); Bahia (Juninho), Yves (Robenval), Pedro Ivo (Tunai) e Léo (Pacato; Fábio (Wadisson) e Felipe Capixaba (Dirceu).

A FOTO DO DIA

A foto do dia  é sem dúvida esta que foi publicada pelo "Terra", e que nos mostra o artilheiro Borges dando uma sensacional cambalhota, após marcar o segundo gol do Santos, hoje cedo contra o Kashiwa Reysol. E a imagem nos oferece ainda a oportunidade de ver alguns detalhes verde e amarelos que Peixe colocou no uniforme que está usando lá no Japão. Nas meias, nos calções e até na camisa, o clube santista deu um toque brasileiro.

Leila é nossa nova seguidora

             Com muita alegria, registro a inclusão da jornalista Leila Lucas de Lima entre os seguidores do Blog do Flávio Campos. Ela é acessora de imprensa do Atlético Clube Paranavaí e se prontifica a nos passar as novidades do "Vermelhinho", que está em francos preparativos para o Campeonato Paranaense. Seja bem-vinda, cara Leila.  Sei do ótimo trabalho que você vem realizando no clube.
               E a Leila me conta que o Paranavaí vai realizar o seu primeiro amistoso no próximo sábado, às 20h30m, contra o Roma Apucarana, que também participará do Estadual 2012. Ingressos a R$ 10. Será a chance para a torcida conhecer o time que o ACP está preparando. São muitas as novidades. Esta semana começaram a treinar mais três contratados: Marcos Paulo, volante que veio da Portuguesa de Desportos; Adans, lateral-direito que defendia o Cascavel; e Adonias, atacante, ex-São Caetano. Os três aparecem na foto, conversando com o fisicultor Billy.

Globo levou pau em todo o Brasil

              Quem não tem TV a Cabo e não mora em São Paulo não viu a estréia do Santos no Mundial de Clubes. Tudo porque a Globo, que se acha dona do mundo, decidiu mostrar a partida só para o Estado de São Paulo. Como é a detentora dos direitos de transmissão do evento, faz o que quer com o povo. Que falta de visão da direção da emissora.
               De todos os cantos do País vieram protestos, via Internet. Coitada da Ana Maria Braga, que estava apresentando o seu programa no horário do jogo e acabou levando a culpa de tudo. Mas os culpados são os arrogantes e insensíveis diretores da Rede Globo.
               Os brasileiros têm que fazer o que eu já estou fazendo há muito tempo. Só vejo futebol pela Globo, quando não tem mais ninguém  mais transmitindo. Gelo neles. Se todo mundo agir assim, um dia eles vão sentir que não são os donos de tudo.

Três gols bonitos. E foi só

               A estréia do Santos no Mundial de Clubes foi vitoriosa, mas não foi brilhante. Neymar e Ganso jogaram bem, o Peixe fez três golaços e conseguiu a classificação para a final, ganhando por 3 a 1. Mas mostrou que tem sérios problemas defensivos. Acho difícil segurar o ataque do Bracelona com esta defesa. Mas cada jogo é um jogo.
               O time de Muricy Ramalho jogou com seriedade, não tivemos frescuras e brincadeiras. Porém faltou mais movimentação ofensiva, mais chutes contra o gol adversário. Fez 2 a 0 e passou a administrar o jogo. Permitiu que o adversário crescesse, levou um gol e aí a partida ficou perigosa. Levar gol de cabeça de time japonês, não dá para aceitar.
                Quando voltou a atacar, o Santos melhorou, mas os japoneses já tinham descoberto que o adversário não era tão difícil assim. Vieram pra cima, perderam gols, chutaram bola na trave, enfim pressionaram. O terceiro gol trouxe um certo alívio, mas aliviado mesmo o torcedor só ficou quando o árbitro apitou o final do jogo.
                 O gol de Neymar(foto), que abriu o placar, foi maravilhoso, coisa de craque mesmo. Borges também confirmou sua fama de artilheiro, marcando o segundo. E Danilo cobrou uma falta com extrema perfeição, no lance do terceiro gol do Peixe. Sakai marcou para o Kashiwa Reysol, que saiu do campo de cabeça erguida, porque jogou de igual para igual com os brasileiros.