Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

domingo, 30 de junho de 2013

Ninguém esperava tanto !



            É claro que muita genta acreditava que a Seleção Brasileira pudesse surpreender os espanhois e ganhar a Copa das Confederações. Mas seguramente ninguém esperava que o Brasil tivesse futebol para meter 3 a 0 na Espanha. Esta é a mais surpreendente vitória da Seleção nos últimos dez anos. E o mais importante é que Felipão e seus "bruxos" abriram o caminho para uma grande preparação visando a Copa do Mundo do ano que vem.

 
            Um gol de cara, marcado por Fred(foto), logo aos 2 minutos, num lance de muita raça, pode ter sido a razão do apagão que tomou conta da Seleção Espanhola, até então considerada invencível. "O campeão voltou" - gritou a torcida brasileira, e o time de Luiz Felipe Scolari explodiu com sua melhor apresentação no torneio.
          Com atuações sensacionais de David Luiz(foto abaixo), o melhor em campo, Julio Cesar, Oscar  e Neymar, o Brasil sufocou os europeus, que até tentaram impor o seu jogo de toques, mas não tiveram a menor chance na partida. Pra completar, no finalzinho do primeiro tempo surgiu o golaço de Neymar, após tabela e grande passe de Oscar: 2 a 0.
            O que se viu no segundo tempo foi a consolidação de uma superioridade que ficou clara desde o começo do jogo. Logo após o reinício, novo gol de Fred, jogador de pouca técnica mas de muita disposição: 3 a 0. E a partir daí o Maracanã virou uma praça de touros, com o público gritando "olé"e os espanhois mostrando sensível abatimento.
            A Espanha ainda teve a sua chance, quando Marcelo cometeu um penalti infantil, desperdiçado por Sergio Ramos. E o Brasil poderia até ter ampliado o placar, porque teve várias oportunidades.

            Pra fechar a tarde ruim dos espanhois, Pique teve que "apelar" para segurar Neymar e foi expulso na presença de sua namorada Shakira, que não escondia a sua decepção nas tribunas.
              No momento em que se mudar tudo no Brasil, tomara que a Seleção também adote um comportamento mais moderado, capítalizando esse sucesso para se preparar adequadamente para a Copa do Mundo, que será infinitamente mais difícil.  E que o povo, que andou desrespeitando o futebol nos últimos dias, volte a reconhecer o quanto ele é importante na vida dos brasileiros.
 
 

Buffon garante o bronze da Itália

     O Uruguai levou azar mais uma vez. Embora tenha jogado melhor, acabou só empatando com a Itália no jogo (2 a 2) e na prorrogação (0 a 0). E nos penaltis, o goleiro Buffon defendeu três cobranças uruguaias e garantiu o terceiro lugar da Copa das Confederações para a Azzurra.
                                         Buffon defende a cobrança de Diego Forlan
      Cavani marcou os dois gols do Uruguai e foi o melhor em campo. Para os italianos marcaram Astori e Diamanti. Um grande público esteve na Arena Fonte Nova, em Salvador, e viu uma ótima partida.
       A incompetência dos sul-americanos para cobrar penaltis salta aos olhos. No outro dia, Espanha e Itália cobraram 14 penaltis e só não converteram 1.  Hoje, em cinco cobranças o Uruguai perdeu três.  Um absurdo.

Rosberg vence o festival de pneus estourados

        Afinal, o que está havendo com os fabricantes de pneus ?  Frequentemente temos visto
 problemas durante as corridas e, hoje em Silverstone, tivemos um verdadeiro festival de pneus estourados, modificando inclusive o resultado do GP da Grã-Bretanha. Quem acabou se beneficiando foi o alemão Nico Rosberg (Mercedes) que ganhou a prova, com Mark Webber em segundo e Fernando Alonso em terceiro.
 
                           
 
       O brasileiro Felipe Massa, que se recuperou dos maus treinos que realizara, foi um dos grandes prejudicados. Um pneu estourado (foto) impediu que ele conseguisse um lugar no podium. Massa acabou chegando em sexto lugar, atrás de Raikkonen (quinto) e Lewis Hamilton (quarto).  O tricampeão Sebastian Vettel, que vinha liderando, teve que abandonar na 42ª volta, quando seu carro ficou parado na reta dos boxes.
         Cá pra nós, está muito esquisita esta temporada da Fórmula Um !

Brandão segue na luta

     Estive visitando o amigo Jaime Gonçalves Diniz, o nosso querido Brandão, que está internado na UTI do Hospítal Mater Dei, lutando para se recuperar de um grave problema no estômago. Foi uma conversa emocionada, mas achei que Brandão está brigando muito para se recuperar. Lúcido, me falou sobre o seu desejo de voltar a trabalhar pelo esporte, especialmente pelo basquete, sua grande paixão.
    Chorando, Brandão me disse: "Ainda quero fazer mais alguma coisa pelo nosso esporte, que caiu muito nos últimos tempos." Quase chorei com ele. Especialistas que acompanham o seu tratamento, admitem que se trata de um problema sério, mas o seu grande desejo de recuperação aumenta as esperanças de todos. Vamos continuar rezando pela reabilitação plena deste grande desportista e ótimo amigo. Que Deus o ajude muito !