Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sexta-feira, 8 de junho de 2018

O Londrina de sempre !


A promessa de reação do Londrina na Série B Nacional era um sonho, mas quem foi ao Estádio do Café no inicio desta noite de sexta-feira viveu um pesadelo. O bom futebol mostrado contra o Coritiba e o Figueirense deu lugar a uma horrorosa apresentação e a uma derrota por 1 a 0.

O time entrou mole no jogo. Não deu pra entender o comportamento da equipe. Acabou levando um gol nos acréscimos do primeiro tempo, aos 46 minutos, e se perdeu em  campo.  

E o pior é que os londrinenses voltaram terrivelmente nervosos para o segundo tempo.   Até pressionaram, mas errando em quase todos os lances. E sem Germano parece que o time perde a sua força.

O Juventude ficou na dele. Fez um gol e caiu na defesa, administrando a vantagem. Não foi tão difícil, com o fraco futebol do Tubarão, que criou pouquíssimas chances reais de gol. E o placar acabou fazendo justiça à equipe mais organizada.  

Uma coisa é certa, no final da rodada o Londrina deverá despencar na classificação.
Morre Maria Esther Bueno !


                                     

             O Brasil está triste.  Aos 78 anos,  morreu Maria Esther Bueno, maior nome do país na história da tenis, e que atuou recentemente como comentarista no canal SporTV.  Ela foi vitimada por um câncer, no Hospital 9 de Julho, em São Paulo.

               Natural da capital paulista, Maria Esther teve um tumor no lábio diagnosticado no ano passado. Após passar por tratamento, seu quadro apresentou evolução. No entanto, voltou a ser internada em maio e, conforme os exames realizados, o câncer havia se espalhado pelo corpo.
                   Lenda do Brasil no tênis, Maria Esther teve 19 conquistas de Grand Slam em sua carreira, totalizando 62 títulos como profissional e 589 na carreira. O de maior destaque foi o primeiro de simples em Wimbledon (1959), quando tinha somente 19 anos de idade. O apelido de "bailarina do tênis" surgiu naquela época, por parte dos jornais ingleses, que destacavam a beleza plástica dos movimentos da tenista. 
                  Após seu primeiro título de Grand Slam, Maria Esther foi recebida com honras pelo então presidente Juscelino Kubitschek, no Palácio das Laranjeiras, no Rio, cidade que ainda era capital da república naquela época.

                           A tenista repetiria o feito em Wimbledon por mais seis vezes, tendo conquistado, ao todo, três títulos na modalidade simples (1959, 1960, 1964) e mais quatro nas duplas (1958, 1960, 1963 e 1965). Outra conquista de destaque de Maria Esther foi Roland Garros: a brasileira levantou os títulos de duplas e duplas mistas em 1960. O protagonismo levou a tenista a integrar o Salão da Fama do Tênis em 1978. Um dos segredos do sucesso nas quadras foi a velocidade que empregava em seus saques. Em entrevista ao jornal O Globo, em 1999, Estherzinha lembrou como desenvolveu a potência em seus golpes.
                 "Acho que era por eu só treinar com homens que a velocidade da minha bola era muito grande. As pessoas comentavam que eu não fazia esforço para golpear a bola" - recordou Maria Esther.
                      Outro destaque da carreira da tenista foi a decisão do US Open em 1964. A brasileira superou a americana Carole Caldwell Graebner em 19 minutos, entrando para o Livro dos Recordes. " Foi muito rápido. Você vê hoje em dia, um ponto demora 10 minutos, e comigo, o jogo inteiro foram 19 minutos. As memórias não poderiam ser melhores" — contou em entrevista ao SporTV.
  No total, foram 589 títulos. Profissionais: 62, com destaque para: Wimbledon (1959, 1960, 1964) e Aberto dos Estados Unidos (1959, 1963, 1964 e 1966). Venceu em duplas: Wimbledon (1958, 1960, 1963 e 1965), Aberto dos Estados Unidos (1960, 1962, 1966 e 1968), Aberto da Austrália (1960) e Roland Garros (1960). Em duplas mistas: Roland Garros (1960).  Primeiro título de simples em Grand Slam: Wimbledon (1959), aos 19 anos.  Último título internacional: Aberto do Japão (1974).  Número 1 do mundo: 1959, 1960, 1964 e 1966

A tabela de premiação da Copa

 Seleção campeã – 38 milhões de dólares
Vice-campeã – 28 milhões de dólares
Terceiro lugar – 24 milhões de dólares
Quarto lugar – 22 milhões de dólares
5º ao 8º lugar – 16 milhões de dólares (64 milhões distribuídos)
9º ao 16º lugar – 12 milhões (96 milhões distribuídos)
17º ao 32º lugar – 8 milhões (128 milhões distribuídos)
            Vale destacar também que todas as 32 seleções já receberam 
1,5 milhão de dólares  cada uma, para cobrir as despesas dos preparativos 
 da Copa. Ou seja, 48 milhões saíram dos cofres da Fifa.
Até que enfim, 
              o dólar despencou !

               Uma atuação mais firme do Banco Central no mercado de câmbio e o lembrete do presidente da autoridade, Ilan Goldfajn, de que há outros instrumentos que pode usar para ampliar a liquidez,  surtiu efeito e o dólar despencou mais de 5,5 por cento nesta sexta-feira, voltando ao patamar de 3,70 reais, maior tombo em quase dez anos.


OLHA A SELEÇÃO AÍ !

A Confederação Brasileira de Futebol divulgou hoje a foto oficial da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo  

Em pé: Marquinhos, Filipe Luis, Danilo, Marcelo, Ederson, Alisson, Cássio, Renato Augusto, Casemiro, Paulinho, Fernandinho e Geromel. 

No meio: Ricardo Rosa (preparador físico), Fábio Mahseredjian (preparador físico), Rodrigo Lasmar (médico), Taffarel (treinador de goleiros), Edu Gaspar (coordenador de Seleções), Tite (técnico), Cléber Xavier (auxiliar técnico), Sylvinho (auxiliar técnico), Fernando Lázaro (analista de desempenho) e Matheus Bachi (auxiliar técnico e tecnológico). 

Sentados: Roberto Firmino, Taison, Philippe Coutinho, Thiago Silva, Gabriel Jesus, Miranda, Neymar, Fágner, Fred, Willian e Douglas Costa.


  Paraná está saindo e Atlético
está entrando na Zona Perigosa


                O Paraná Clube embalou, conseguiu sua segunda vitória e ficou perto de sair da Zona de Rebaixamento do Brasileirão. Enquanto isso, nosso segundo representante, o Atlético Paranaense ingressou na Zona Perigosa depois de fracassar de novo na décima rodada, concluída ontem.

                  Silvinho fez o gol paranista na vitória sobre o Bahia por 1 a 0, ontem na Vila Capanema(foto). E o Flamengo ganhou mais uma: 2 a 0 sobre o Fluminense, gols de Henrique Dourado e Vizeu. O Mengão continua dono do campeonato. E o Sport Recife é a grande surpresa, ocupando a vice liderança.Vejam a nova classificação:

                   1º Flamengo 23;  2º Sport 18;  3º Palmeiras 17;  4º Atlético Mineiro 17;  5º Cruzeiro 17;  6º São Paulo 17;  7º Grêmio 16;  8º Inter 16;  9º Corinthians 15;  10º Fluminense 14:  11º America Mineiro 13;  12º Botafogo 13;  13º Vasco 12;  14º  Vitória 11;  15º Santos 10;  16º Chapecoense 10; 17º Atlético Paranaense 9;  18º Paraná Clube 9;  19º Bahia 8  e  20º Ceará com 4 pontos.   
                   
Fachin agiu certo !



           O ministro Edson Fachin , do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu não atender ao pedido da Polícia Federal de quebrar o sigilo telefônico do presidente Michel Temer no âmbito de um inquérito instaurado com base na delação da Odebrecht. 

              Acho que Fachin agiu certo.  Se fosse para quebrar o sigilo do presidente, então seria melhor destituí-lo logo da presidência. Se a medida fosse tomada, Temer não teria a menor condição de continuar comandando o País !

          Entretanto, Fachin determinou a quebra do sigilo telefônico dos ministros da Casa Civil,Eliseu Padilha (MDB), e de Minas e Energia, Moreira Franco (MDB), alvos da mesma investigação.
Apresentador famoso
  é encontrado morto



                          O apresentador, escritor e chef de cozinha norte-americano Anthony Bourdain foi encontrado morto nesta sexta-feira, aos 61 anos de idade, em um hotel na França . De acordo com a CNN , ele cometeu suicídio .

                     "Com muita tristeza, podemos confirmar a morte do nosso amigo e colega Anthony Bourdain" - disse um comunicado lido pela CNN, emissora para a qual o chef trabalhava.

             O apresentador estava na França para gravar um novo capítulo de seu programa, "Parts unknown" . Ele ficou mundialmente famoso ao viajar por vários países e exibir a gastronomia peculiar de cada local.
              O apresentador foi encontrado morto em um quarto de hotel em Estrasburgo pelo amigo amigo Eric Ripert, também chef.   Bourdain nasceu em Nova York e possui ascendência francesa pelo lado paterno. Casou-se duas vezes e tem uma filha.
            "Seu amor por grandes aventuras, novos amigos, boa comida e bebida e histórias incríveis pelo mundo fez dele um contador de histórias único. Seus talentos nunca deixaram de nos surpreender e vamos sentir muito a sua falta", afirmou o comunicado da CNN.
Vem aí um escândalo
 envolvendo a Globo



                     No livro “Minha Verdade”, que acaba de lançar na Europa, o ex-presidente da Fifa Joseph Blatter, teria afirmado que descobriu que dinheiro da Rede Globo foi desviado para a criação de uma “caixa-preta” no futebol. E muitas outras terríveis acusações à maior rede brasileira de televisão.
 É o que conta o site diariodocentrodomundo.com.  Vou tentar primeiro ler o tal livro, pra depois comentar.