Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

                                 
            LOGOTIPO DA COPA DAS CONFEDERAÇÕES 2013

           A Fifa lançou oficialmente a logomarca da Copa das Confederações 2013, competição preparatória para o Mundial de 2014. As duas competições programadas para o Brasil vão ganhando formas. No próximo mês de junho, será conhecida a tabela da Copa da Confederações, que reune os campeões de cada continente e a Seleção Espnhola, campeã mundial.
           Já estão garantidos o Uruguai (campeão da Copa América), o México (campeão da Copa de Ouro da Concacaf) e o Japão (campeão da Copa Asiática). Falta conhecer os vencedores da Eurocopa, da Copa Africana e da Copa das Nações da Oceania. Rio, Brasília, Fortaleza e Belo Horizonte já estão definidas como sedes dos jogos. Salvador e Recife devem ser as outras cidades-sedes.

Futebol egípcio não faz falta ao mundo

             Estou torcendo para que o Egito seja banido do futebol, depois do que aconteceu ontem em Port Said. Estão usando o futebol para a violência que aquele povo sempre praticou. Não foi uma briga como as vezes ocorre num Fla-Flu ou num Corinthians x Palmeiras. Foram agressões programas por aqueles políticos sujos que vivem se agredindo por lá. 
               Na verdade, o que se comenta agora é que foram simpatizantes do ex-presidente Mubarak que promoveram as agressões. Um deputado disse que "os eventos de Port Said foram premeditados e são um recado dos partidários do antigo regime."
                Se estes ignorantes querem continuar brigando, que briguem a vontade, que se matem. Mas que não metam o futebol no meio desta sujeira que eles parecem adorar. Mesmo porque, o futebol egípcio é medíocre, não acrescenta nada ao esporte mundial. Não faz nenhuma falta ao Mundo.

Não foi por falta de aviso

         "Time de Segunda Divisão" - foi a expressão mais utilizada por torcedores do Londrina, nas entrevistas feitas ontem no Estádio do Café, depois da surra que o time da Cidade levou do Arapongas. As pessoas pareciam furiosas com a conduta do Tubarão que, em quatro partidas já perdeu três.    
          Não foi por falta de aviso. Escrevi algumas vezes alertando o Londrina e a SM Esportes para a necessidade de contratar reforços, porque é uma loucura colocar um time que acabou de sair da Segundona num campeonato que sempre conta com pelo menos cinco ou seis equipes de bom nível. Teve gente que não gostou quando eu pedi reforços, entendendo que o grupo era suficiente bom para enfrentar a Divisão Especial. Agora, está todo mundo metendo a boca.
            Já está claro que Coritiba, Atlético, Cianorte  e Arapongas são os donos do campeonato, porque têm equipes muito melhores. No jogo de ontem ficou claro como o Arapongas é muito superior ao Tubarão. Depois destes quatro, acho que Corinthians Paranaense e Operário são os "melhorzinhos". E o resto é resto, está no certame só para fazer número.
             Há um aspecto que pode ajudar o Londrina e os outros desesperados. É que o returno começa com zero ponto. Quem tiver a coragem para trazer (já agora) cinco ou seis reforços de peso, pode virar a mesa no segundo turno.
               O pior de tudo é que a SM Esportes foi arrogante, esnobou o torcedor na questão do preço dos ingressos, e agora vai ter que buscar o povo em casa, se quiser estádio cheio. Porque a tendência é de que nos próximos jogos o público seja bem pequeno. Talvez o Coritiba leve algumas pessoas ao Café, no dia 8, mas nos jogos com Roma e Rio Branco teremos no máximo mil pagantes.

Inter vai ter que pegar o Santos

               Inter x Santos. Este será certamente o melhor confronto da primeira etapa da Fase de Grupos da Libertadores da América. O Inter se garantiu ontem em Manizares, no empate de 2 a 2 com o Once Caldas, que deu um trabalho danado. Mas o Colorado passou e agora vai pegar Santos, Juan Aurich (Perú) e The Strongest (Bolívia). Considerando-se que os dois primeiros se classificam, acho que o grupo não é ruim. Inter e Santos entram como favoritos. Os gauchos estreiam quinta-feira que vem, em casa contra o Juan Aurich. Os santistas só estrearão no dia 15, na Bolívia, diante do The Strongest.
               A maior novidade do Inter é que D'Alessandro agora é o capitão do time. E comandou tudo na partida de ontem. A delegação do Inter está chegando agora a Porto Alegre, em voo fretado. E na cabeça de todos está a próxima "complicação" deste começo de ano: domingo tem o Grenal nº390, pelo Campeonato Gaúcho. Já se fala em time misto. Na verdade, ninguém quer se arriscar a perder um Grenal três dias antes de estrear na "Libertadores de Verdade", que é como está sendo chamada a próxima fase do torneio sul-americano.

Flamengo sobe; Luxemburgo cai

            Enquanto a torcida do Flamengo comemora a subida do time para a Fase de Grupos da Copa Libertadores da América, conseguida com a vitória de ontem (2 a 0), o técnico Vanderlei Luxemburgo perde o seu emprego, uma decisão tomada em confusas reuniões, com muita gente dando palpite.
            O clube garantiu um lugar no melhor calendário. Vai jogar entre os grandes da America do Sul, com chances de voltar a jogar entre os grandes do mundo. O grupo é bom, com Lanus-ARG, Emelec-EQU e Olimpía-PAR. Mas o Flamengo continua muito tumultuado. Esperava-se que a classificação acalmasse a situação, mas parece que ficou ainda pior.
              Neste momento, Joel Santana e Renato Gaúcho são os nomes mais cotados para assumir a direção técnica. Não sei se o Flamengo acertou, mandando Luxemburgo embora. Ele tem a cara do Flamengo. Foi jogador do Rubronegro. E o que é pior: o clube vai ter que arranjar R$ 4 milhões para pagar a multa por rescisão do contrato. O Flamengo já deve pra todo mundo. Fica com mais esta dívida.

Salve Nossa Senhora dos Navegantes

             No litoral do Rio Grande do Sul (e em todo o Brasil também)hoje é um dia de muita festa. Dois de Fevereiro é o dia de Nossa Senhora dos Navegantes. Em Pelotas, na Praia do Laranjal, dezenas de barcos enfeitados vão desfilar pela Lagoa dos Patos, num evento que realmente emociona. São os pescadores saudando a sua Protetora. Em Porto Alegre, a festa é no Rio Guaiba.
                                       A Festa de Navegantes na Lagoa dos Patos        
      Do Sul ao Norte, como diz a canção "Candeias", de Edu Lobo, hoje é dia de "procissão de velas brancas, no sentido da Bahia."  Além da religião Católica, outras religiões comemoram hoje. A Umbanda faz festa  para a sua Iemanjá, com muitas velas, flores e oferendas.
                      Bem que Nossa Senhora dos Navegantes poderia desfilar hoje pelo Lago Igapó.

Vôlei já melhorou um pouco

              Apesar da derrota para o Minas, ontem à noite no Moringão, o Londrina/Sercomtel já apresentou melhor rendimento, com a chegada do novo técnico Toninho. Contra um adversário reconhecidamente forte, os londrinenses começaram de maneira tímida, perderam os dois primeiros sets, mas foram aos poucos se soltando e complicaram o jogo para os mineiros, que só ganharam no tie break, e por 19/17, o que mostra como foi difícil. No últimos jogos do tal Donegá, a equipe já nem reagia.
              O Minas venceu por 3 a 2, com parciais de 25/24, 25/20, 21/25, 24/26 2 e 19/17. Vai continuar sendo muito difícil, mas renasceu a esperança de que Londrin possa conseguir algumas vitórias e, quem sabe, até se livrar do último lugar.