Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sexta-feira, 15 de setembro de 2017

Forças Armadas podem 
     abandonar o Rio
O Ministério da Defesa cogita suspender a Operação "O Rio Quer Segurança e Paz" devido a desentendimentos com a Secretaria de Segurança  do Rio de Janeiro. Recentes críticas de integrantes da Seseg à ação das tropas federais no Estado desagradaram ao comando das Forças Armadas, segundo apurou o Estado. A irritação poderia levar à paralisação ou ao fim da colaboração, que foi até objeto de campanha publicitária do governo federal em emissoras de televisão. Oficialmente, o Comando Militar do Leste afirma que o trabalho conjunto continua. A Seseg elogia o "exitoso histórico" das ações.

Um veadinho na Academia !





             A Polícia Militar do Meio Ambiente de Minas Gerais capturou, na manhã desta sexta-feira, um veado silvestre que estava perdido dentro de uma academia, no bairro Fundinho, em Uberlândia, no Triângulo Mineiro.

           De acordo com o site Diário do Comércio de Uberlândia, veterinários do Laboratório de Pesquisa em Animais Silvestres da Universidade Federal do município (Lapas-UFU) e policiais militares foram acionados às 10horas da manhã para isolar a área e resgatar o animal.

              Os especialistas informaram que o veado estava saudável e em condições de ser solto na reserva de cerrado da região.
              Este é o terceiro animal da espécie capturado fora de seu habitat natural na cidade de Uberlândia em um mês, sendo dois filhotes.

             
Vejam o que o Furacão trouxe !




                    Além dos enormes estragos causados pelo passagem do furacão Harvey, principalmente no Texas (EUA), a imagem de uma criatura bizarra e misteriosa encontrada nas areias de uma praia do estado americano vem chamando a atenção da Internet. 

                   O animal, sem olhos, com dentes pontiagudos e afiados, foi flagrado por Preeti Desai, uma integrante do grupo conservacionista National Audubon Society. A pesquisadora compartilhou o registro no Twitter para tentar identificar o animal. “Ok, que diabos é isso?”- questionou ela ao publicar as fotos, na última quarta-feira.
                   Na rede social, sem ser categórico, o biólogo e especialista em enguias Kenneth Tighe, disse acreditar se tratar de uma enguia do tipo Aplatophis chauliodus, da família Ophichthidae, pertencente à ordem dos anguilliformes - das enguias e moreias.
                       As ventanias e enchentes, decorrentes da passagem do furacão Harvey, podem explicar a aparição do animal nas areais da praia. 
Saiu a nova convocação !




                    A última chamada de Tite para as Eliminatórias teve algumas surpresas, como o gremista Arthur (foto). " É um garoto que joga em um nível de concentração muito alto. Não posso fechar as portas para um jogador que está jogando em alto nível, mesmo que seja um jovem"  - disse Tite, sobre o volante Arthur. 

                  " Conversei com o Renato Gaúcho com as qualidades que ele tem (Arthur), já havia feito com o Luan, também teve um peso. Assim como todos os outros técnicos que abriram a possibilidade de conversar (sobre os seus jogadores)" - acrescentou o técnico da Seleção. 

                    A convocação, foi feita na sede da CBF, na manhã dessa sexta-feira, e vale para os jogos contra a Bolívia, em 5 de outubro, e contra o Chile, dia 10, nas duas rodadas finais da competição. Já classificado e campeã da fase sul-americana, a Seleção ainda fará um amistoso antes do final do ano. Será em novembro, com o adversário ainda a ser definido. 
                         A partida contra a Bolívia será disputada fora de casa, na altitude de La Paz, diante de uma Bolívia já eliminada. O duelo com o Chile ocorrerá no Allianz Parque, estádio do Palmeiras, em São Paulo. Os chilenos estão no "blocão" com Peru, Argentina, Paraguai e Equador, as seleções que brigam por vaga direta à Rússia, sem a necessidade de encarar a Nova Zelândia, na repescagem. 
                                                   Os 24 convocados
Goleiros: 
Alisson (Roma)
Cássio (Corinthians)
Ederson (Manchester City)
Defensores :
Jemerson (Monaco)
Marquinhos (PSG)
Miranda (Inter de Milão)
Thiago Silva (PSG)
Laterais: 
Danilo (Manchester City)
Daniel Alves (PSG)
Filipe Luis (Atlético de Madrid)
Marcelo (Real Madrid)
Meias: 
Arthur (Grêmio)
Casemiro (Real Madrid)
Diego (Flamengo)
Fernandinho (Manchester City)
Paulinho (Barcelona)
Renato Augusto (Beijing Guoan)
Philippe Coutinho (Liverpool)
Willian (Chelsea)
Fred (Shakhtar Donetsk-UCR)
Atacantes: 
Diego Tardelli (Shandong Lunen-CHI)
Gabriel Jesus (Manchester City-ING)
Neymar (PSG-FRA)
Roberto Firmino (Liverpool)
Família que comprava o carro
 morre em pavoroso acidente !




                      A família que morreu após uma colisão frontal na manhã de segunda-feira  na BR-386, em Frederico Westphalen, no norte gaúcho, preparava-se para comprar o Volkswagen Gol envolvido no acidente. Conforme a Polícia Civil, Francelina Carvalho, de 66 anos, negociava o carro com Gilberto Paulo Filipiaki, de 45 anos.

                     Eles combinaram que, na manhã desta segunda, Gilberto, que vivia no centro da cidade, iria até a casa de Francelina e a buscaria para irem ao cartório oficializar a transferência do veículo. A filha da idosa, Valdiane Ramos, de 30 anos, que estava grávida de gêmeos, e a neta, Rita Beatriz Ramos, de dois anos, também embarcaram no Gol. Valdiane iria auxiliar a mãe nos trâmites para a passagem de propriedade do veículo. 

                     Pouco depois de saírem da casa de Francelina, que fica na área rural do município, o veículo ingressou na BR-386. De acordo com testemunhas, Gilberto, que dirigia o Gol, tentou fazer uma ultrapassagem por um veículo de carga.
Entretanto, ele não conseguiu concluir a manobra e colidiu frontalmente com um caminhão bitrem. As quatro vítimas morreram na hora, e o condutor do caminhão não ficou ferido. 
    Uma árvore por 
    veículo vendido

                         (  Em Londrina existe esta lei ?  )



                                  Um projeto que tramita na Câmara Municipal de Porto Alegre determina que, a cada veículo vendido pelas concessionárias, uma árvore nativa seja plantada pelas revendedoras. Conforme o autor, vereador Marcelo Sgarbossa (PT), a proposta busca neutralizar as emissões de CO2 e outros gases que contribuem, por exemplo, para o efeito estufa.
                          Segundo o texto apresentado no Legislativo, o plantio das árvores nativas poderá ser executado pela própria concessionária ou por cooperativas, organizações não governamentais e empresas privadas habilitadas pelo executivo municipal, de acordo com Plano Diretor de Arborização Urbana (PDAU). O vereador afirma que se inspirou em leis de outras duas cidades — Londrina (PR) e Manaus (AM). Mas desconheço que exista esta lei, aqui  em Lodrina. E se existe, não é respeitada !
  "Tem um fato de redução efetivo do dióxido de carbono e o gesto simbólico do plantio de uma árvore. Não sei se está funcionando (em Londrina e Manaus), são dois exemplos distantes. Mas não consigo achar um grande obstáculo para não funcionar, a não ser má vontade ou falta de fiscalização. Não estamos propondo algo absurdo" — explica o parlamentar.

Fernando Esbroglio, presidente do Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos (Sincodiv/Fenabrave-RS), discorda. Ele acredita que a medida encareceria o veículo, e o custo do vegetal seria repassado aos compradores.  " É uma manobra populista para onerar o consumidor final, porque quem vai ter de pagar a árvore é o consumidor. Quem vende os carros não vai tirar do bolso mais um gasto que não tem cabimento. Já não chega a crise e a dificuldade de vender que temos. Ainda vai aumentar o nosso custo?  Se eu tiver que comprar um carro, vou comprar onde não tem essa lei. Por que Porto Alegre tem de onerar ainda mais o cidadão? — questiona.

EXPLOSÃO NO METRÔ



             Uma explosão ocorreu por volta das 9 horas  (às 5 horas no horário de Brasília) desta sexta-feira, na estação de metrô de Parsons Green, em Londres. Houve pânico e alguns passageiros teriam ficado feridos. O número de vítimas e a gravidade dos ferimentos ainda não são conhecidos.
           A polícia classificou preliminarmente o caso como um "incidente". Pouco mais de uma hora depois, anunciou no Twitter que o caso está investigando como um ato terrorista.