Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Dois Filhos de Touro Moreno

        O capixaba Adegard Câmara Florentino, de 75 anos, certamente não imaginava que fosse ficar famoso durante estes Jogos Olímpicos. Ex-boxeador, todos no Espírito Santo não sabem quem é Adegard. Mas sabem que é Touro Moreno. Foi com este nome que ele ficou conhecido nos seus tempos de lutador.
        Casado com Maria Olinda Falcão, Touro Moreno foi pai de 18 filhos, dos quais 15 ainda estão vivos. E dois deles são agora heróis olímpicos do Brasil. Ensinados a boxear desde pequenos, pelo pai, que nunca perdeu a paixão pelo esporte, Esquiva Falcão e Yamaguchi Falcão estão nas manchetes do mundo inteiro, como os dois irmãos brasileiros que conquistaram medalhas nos Jogos de Londres.


         E hoje, os irmãos Falcão viveram um dia glorioso na capital inglesa, especialmente pela manhã, quando Esquiva Falcão(de azul na foto acima) subiu ao ringue para tentar chegar à grande final da categoria peso médio (até 75 Kg). Diante dele, uma grande dificuldade, porque o adversário Anthony Ogogo era britânico, que tinha portanto o apoio de toda a torcida. Mas Esquiva não quis nem saber. Partiu pra cima do rival, bateu o tempo inteiro e colocou o inglês duas vezes na lona, obrigando o árbitro a abrir contagem. O filho de Touro Moreno ganhou todos os rounds, somando 16 a 9 nos pontos e garantindo lugar na grande final de amanhã, às 17h45m, contra o japonês Ryota Murata.


          Mais tarde foi a vez do irmão Yamaguchi Falcão tentar repetir a proeza. Ele lutou de vermelho, como se ve na foto. Mas desta vez não deu. O adversário, o russo Egor Mekhontcev mostrou-se muito rápido e venceu os três rounds, apesar do esforço do brasileiro. Por três vezes o árbitro abriu contagem de proteção, porque Yamaguchi estava passando apertado. Porém, a medalha de bronze da categoria até 81kg vem para o Brasil.
           E a cidade de Vitória, capítal capixaba, certamente vai fazer uma festa para receber "os filhos de Touro Moreno", que hoje são tão famosos como "os filhos de Francisco".

Nosso vôlei masculino também está na final

    A Seleção Feminina já estava classificada para a final. Agora há pouco, foi a vez da Seleção Masculina também garantir o Brasil na decisão dos Jogos Olímpicos de Londres. E foi tranquila a classificação do time de Bernardinho que fez 3 a 0 contra os italianos, com tranquilos parciais de 25/21, 25/12 e 25/21. "O campeão voltou..." - cantaram os torcedores brasileiros que estavam no ginásio. E quase no final, alguns jogadores da Itália até tentaram arranjar uma briga. Mas o time do Brasil não entrou na deles.


     Na verdade, foi a volta daquele equipe guerreira, que andou desaparecida na Liga Mundial e no começo destas Olimpíadas. Parece que a crise ficou para trás, Bernardinho readquiriu o comando do grupo e o Brasil está jogando o grande voleibol dos velhos tempos. Jogando assim, é difícil perder.
     Mas a Russia ganhou por 3 a 1 da Bulgária e será a adversária dos brasileiros na final. E já se pode prever um jogo daqueles de matar do coração.

Usain Bolt acha difícil repetir no Rio/2016

       O novo "deus olímpico", Usain Bolt, disse hoje em Londres que repetir as vitórias obtidas nas próximas Olimpíadas, no Rio de Janeiro, em 2016, será muito difícil. Ele estará prestes a completar 30 anos, quando os Jogos chegarem ao Brasil.
       "Acredito que quando estiver perto dos 30 anos, estarei pensando em me aposentar. O atletismo é muito duro, e até lá os mais jovens estarão me alcançando. O Blake já está fazendo os 200m em 19s4. Nos próximos quatro anos certamente estará progredindo muito. Quero me aposentar antes que esses meninos, Blake e Warrem Weir,  comecem a correr muito rápido. No Rio, estarei com 30 anos e eles terão 26. Será muito difícil vencê-los" - afirmou o maior nome da festa de Londres.
        Acima de tudo, esse jamaicano é um cara inteligente. Ele sabe que cada um tem seu tempo. Por isso mesmo é que ele está curtindo ao máximo o momento atual.

A estréia de "Na Beira do Caminho"

         Está estreando nesta sexta-feira, nos cinemas de todo o Brasil, o filme "Na Beira do Caminho", produção nacional que leva a assinatura de Breno Silveira, realizador do sucesso "Dois Filhos de Francisco", visto por mais de 5,3 milhões de pessoas. E que vai lançar em outubro a cinebiografia "Gonzaga: de Pai para Filho".  Breno tem mesmo andado de braço dado com a música, no seu trabalho no cinema.

        

                  Estrelado por Dira Paes e João Miguel (foto), o file "Na beira do Caminho" mostra a viagem de um motorista de caminhão (de Pernambuco a São Paulo). O combustível da viagem é a música de Roberto Carlos, que cedeu gravações para o título inspirado em "Sentado à Beira do Caminho", e ainda outros quatro grandes sucessos:  O Portão, Na Distância, Amigo e Você Foi. Roberto Carlos raramente libera sua gravações originais, mas desta vez gostou da idéia.
                  Não sei se o filme vai agradar, mas só para ouvir a música do Rei já vale a pena.

Evo Morales teria engravidado uma menor

        Desta vez, a oposição pegou pra valer contra o presidente da Bolívia, Evo Morales (foto). Seu principal opositor, Samuel Doria Medina, reafirmou num programa de televisão que "Evo engravidou uma filha menor de sua ministra Nemesia Achacollo."
        Medina denunciou inicialmente no Twitter, e agora partiu com tudo para o ataque, pela televisão. "Perguntem a mãe da menor, Nemesia Achacollo" - gritou o ex-candidato à presidência e lider da Unidade Nacional (AU) na TV.


       A ministra  do Desenvolvimento Rural e Terras reagiu reagiu com energia, garantindo que vai à Justiça. O vice-presidente Alvaro Garcia entrou na polêmica e disse que "se o senhor Medina fosse honesto, apresentaria imediatamente as provas. Ou então pediria desculpas, se possível de joelhos, à ministra e a sua filha."
       O presidente Evo Morales, que não comentou o assunto, é pai de duas adolescentes que residem com suas respectivas mães, nas cidades de Oruro e Cochabamba. Pelo jeito, o homem é "pegador" mesmo.