Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sábado, 17 de março de 2012

Palmeiras dorme na liderança

           Com ótima atuação dos meias Valdivia e Daniel Carvalho, o Palmeiras venceu a Ponte Preta por 2 a 1, em jogo disputado no Pacaembu. Com o resultado, o Verdão assumiu a liderança provisória do Paulistão. Pelo menos, dorme lider.

            Juninho fez o primeiro gol palmeirense. E o segundo foi marcado por Marcos Assunção. Adivinhem de que jeito ? Cobrando falta é claro. Com 15 minutos já estava 2 a 0. Aí a Ponte se ajeitou em campo e conseguiu descontar, aos 36', com Ferron de cabeça. No segundo tempo, os campineiros voltaram melhor e tentaram buscar o empate. Mas o Palmeiras garantiu com méritos os três pontos.
            Nos outros jogos de hoje em São Paulo, estes foram os resultados: Ituano 2 x São Caetano 2, Guarani 2 x Mirassol 0 e Guaratinguetá 1 x Mogi Mirim 1.  

Federer decide com John Isner

         Na segunda semifinal do Masters 1000 de Indian Wells, Roger Federer derrotou seu tradicional rival Rafael Nadal, agora há pouco, por dois sets a zero. Foi uma vitória tranquila  do suiço que estabeleceu parciais de 6/3 e 6/4. As chuvas atrapalharam um pouco, mas o jogo foi concluido.
          Desta forma, Federer tentará amanhã contra Isner conquistar a sua quarta vitória em Indian Wells, onde já foi vencedor em 2004, 2005 e 2006. Campeão em Dubai e em Roterdam, o suiço soma agora 15 vitórias seguidas em 2012, e leva um certo favoritismo. Mas Djokovic também era favorito contra Isner e acabou sendo derrotado na primeira semifinal.

Incêndio no meio da noite

             Os amigos do Blog do Flávio Campos estão sempre ligados. Agora há pouco recebi (com muita satisfação, por sinal) um telefonema do Zequinha, um velho amigo do esporte, particularmente da natação londrinense. Me conta ele que tem uma filha que mora na rua Clevelândia, ali próximo da Avenida Maringá, e que o pessoal da região levou um susto, agora à noite. Uma residência de madeira pegou fogo.
             Os incêndios sempre provocam muito medo na gente. Mas, graças a Deus, ninguém  se feriu e o fogo não se estendeu às outras casas e edifícios ali existentes. Entretanto, a casa queimou inteira, apesar do esforço dos bombeiros. E todos ficaram tristes pelos proprietários ou moradores da residência sinistrada.
             Muito obrigado pela lembrança do Zequinha, que há poucos dias já havia me mandado um e-mail, para contar que está acompanhando o nosso blog. Um abração, Zequinha, e apareça para aquele papo amigo.

É grave o estado de saúde de Muamba

      O jogador africano Fabrice Muamba, que tem nacionalidade inglesa e joga no Bolton, sofreu um mal súbito e caiu sozinho em campo, durante o jogo Bolton x Tottenham, em Londres, pelas quartas-de-final da Copa da Inglaterra, hoje à tarde. O jogo foi interrompido e, ainda no Estádio White Hart Lane, Muamba recebeu atendimento médico, com uso de desfribilador. Mas, como não voltava a respirar, ele foi levado para o London Chest Hospital e internado na UTI do Centro de Ataque Cardíaco.
       As últimas informações dão conta de que o estado de saúde de Muamba é crítico. Natural da cidade de Kinshasa, capital da República do Congo (ex-Zaire), Fabrice Muamba está prestes a completar 24 anos. Ele veio para a Inglaterra depois que sua família conseguiu asilo político. Antes de chegar ao Bolton, atuou pelo Arsenal, onde foi revelado, e pelo Birmingham. Como tem nacionalidade inglesa, vestiu a camisa da Seleção Nacional em diversas ocasiões, nas categorias de base.

Futsal: Londrinense perde de virada

             Jogando esta tarde na cidade gaúcha de Carlos Barbosa, o Colégio Londrinense/Sercomtel sofreu a sua primeira derrota na Liga de Futsal 2012. Mas foi um jogo emocionante, com vitória de virada do Carlos Barbosa, por 6 a 4. O jogo foi realizado no Centro Municipal de Eventos Sérgio Luiz Guerra, com grande público.
             Com 12 minutos de jogo, o Colégio Londrinense já estava vencendo por 2 a 0, gols marcados por Diego e Gerson.  Mas,pouco depois, o pivô Flavio, destaque individual da partida, descontou. E em seguida Marcênio empatou (foto), fixando o placar do primeiro tempo.

             Na fase final, os gaúchos voltaram melhor. Jonathan e Poletto levaram o placar para 4 a 2. Os londrinenses tiveram que se abrir e entregaram o contrataque para o Carlos Barbosa, que fez o quinto gol com Daniel. Porém, o Colégio Londrinense reagiu na quadra e encostou no marcador, com gols de Oitoemeia e Diego. O jogo ficou dramático, mas quase no final a estrela de Flávio voltou a brilhar, e ele marcou o sexto gol gaúcho. Final: 6 a 4.
               O Colégio Londrinense fica no Rio Grande do Sul para jogar segunda-feira, em Venâncio Aires, contra a Assoeva. Será mais uma "pedreira", sem dúvida, mas a equipe mostrou força no jogo desta tarde.

Macaé vence o Flu e dispara

          O Macaé derrotou o Fluminense por 3 a 1, esta tarde em Moça Bonita, e chegou a 12 pontos, disparando na liderança do Grupo A do returno carioca. O Tricolor, que soma apenas 3 pontos em 4 partidas está complicado no Grupo B da competição. Sem Deco, Fred e Thiago Neves, o time de Abel Braga foi amplamente dominado pelo Macaé, que faz um grande campanha. Mas o Flu está garantido na decisão carioca, porque ganhou o primeiro turno (Taça Guanabara).
            Teve até gol de Pipico. Wallace e Josiel fizeram os outros dois tentos do time interiorano. Matheus Carvalho marcou para o Flu.  Nos outros dois jogos de hoje no Rio, o Olaria ganhou do Volta Redonda, por 2 a 0, e o Madureira perdeu para o Bangu, por 1 a 0.

John Isner eliminou Djokovic

            A grande surpresa do dia veio do tenis. Jogando uma ótima partida, o norte-americano John Isner, 11º do ranking da ATP, derrotou Novak Djokovic pelas semifinais do Master 1000 de Indian Wells, na Califórnia, tirando o sérvio (1º do mundo) da grande final do torneio. Os parciais foram de 7/6, 3/6 e 7/6.

            O grandalhão das pernas cumpridas fez a plateia americana vibrar pra valer. Para completar, fechou o jogo com um potente saque de 215 km por hora. Djokovic fez o que pode para mudar o rumo do jogo, mas perdeu com dignidade. Vale mencionar que Isner conseguiu 20 aces no jogo de hoje.
             Na final de amanhã, John Isner, de 26 anos, vai enfrentar o vencedor do jogo entre Rafael Nadal e Roger Federer, que está sendo disputado esta noite.

Inter arrasador: 7 a 0 no Juventude !

           Mesmo sem três jogadores importantes - D'alessandro, Guiñazu e Tinga - o Internacional humilhou o Juventude, agora há pouco no Beira Rio, na sequência do Campeonato Gaúcho, aplicando 7 a 0 nos caxienses. Acontece que o Inter está jogando muito. Depois daquela derrota para o Santos, na Vila Belmiro, marcada pela apatia, parece que o time tomou vergonha e começou a jogar pra valer. Na semana passada já goleou (5 a 0) o The Strongest da Bolívia, pela Libertadores. E hoje meteu esta goleada no Juventude.
            Existem alguns fatores que estão contribuindo para esse crescimento em campo. O argentino Dátolo está substituindo seu compatriota D'Alessandro até com vantagem. Dagoberto finalmente está jogando o futebol que mostrava no São Paulo. Leandro Damião voltou a fazer muitos gols.  E o meio campo com Elton-Bolatti-Dátolo-Oscar ficou extremamente sólido.
                                            Dátolo e Leandro Damião: dois gols cada
             No jogo desta tarde, Leandro Damião fez dois, o estreante Jajá outros dois, Dátolo, Jô e Oscar, um cada, foram os marcadores. Foi a maior goleada deste Gauchão 2012. Com o resultado, o Inter assumiu a liderança do Grupo 1 da Taça Farroupilha, porque o São José, que vinha liderando, só empatou com o São Luiz, de Ijuí, por 1 a 1.

***** Ainda no Rio Grande do Sul, pela Segunda Divisão, dois jogos foram realizados esta tarde. Em Pelotas, o Farroupilha venceu o São Paulo, de Rio Grande, por 1 a 0. E em Camaquã, o Guarani local derrotou o Riopardense, de Rio Pardo, por 2 a 0.

Morre o maior narrador da história do turfe

     "Atenção, foi dada a partida". Os turfistas brasileiros sempre vão se lembrar desta maneira usada por Ernani Pires Ferreira, o maior narrador da história do turfe brasileiro. Era assim que ele abria cada páreo. Ernani morreu na madrugada passada, aos 77 anos, vítima de parada cardíorrespiratória. Ele estava internado no Hospital Espanhol, no centro do Rio.
  Nenhum outro profissional da voz foi tão reconhecido nos meios turfísticos. Ele narrou mais de 71 mil páreos. Por 41 anos consecutivos, Ernani transmitiu o GP Brasil. Era tão famoso que um proprietário carioca deu seu nome a um cavalo de sua criação. Outra marca expressiva: Ernani entrou para o Guiness Book, em 1983, ao conseguir a incrível marca de 351,6 palavras por minuto. Transmitiu carreiras em vários países do mundo.
       Foi casado 3 vezes e teve 5 filhos. Além de locutor, foi empresário e, por 18 anos, trabalhou na diretoria do Senac. Luiz Urubatan Carlos é o seu sucessor nas transmissões do Joquei Clube Brasileiro, depois de trabalhar com ele por mais de 20 anos.


Tristeza na minha terra

      A tristeza não escolhe lugar para se instalar. Ontem, foi a vez de Pelotas, minha cidade natal. No final da tarde, uma van que normalmente levava profissionais pelotenses da área de saúde para trabalhar em Rio Grande, distante 70 km, vinha retornando para casa, pela BR-392, já chegando a  Pelotas (Km 61), no limite entre os dois municípios, próximo à Ponte do Rio São Gonçalo, que margeia Pelotas.
     De repente, surge um caminhão com placas de Santa Catarina, que ia para Rio Grande buscar uma carga de peixes. O choque foi frontal. Morreram o motorista da van, Roni Voltz, 32 anos, que diariamente transportava a turma; a psicóloga do HU Thays Guimarães, 34 anos; Jacqueline Elizalde, farmacêutica de 45 anos; Clarice Irigoyen, 50 anos, chefe do Laboratórios de Análises Clínicas do HU de Rio Grande; e Daniela Schaum, enfermeira de 35 anos. Mas o número de vítimas fatais pode aumentar, porque existem feridos em estado grave.
     É  mesmo muito difícil compreender porque precisam acontecer acidentes como este. Tantos profissionais qualificados e ainda jovens perderam a vida voltando de mais um dia de trabalho. E em quantas outras cidades deve ter acontecido tragédias semelhantes no dia de ontem ? Que Deus nos proteja.

Muitos elogios para Thomaz Bellucci

             Finalmente o tenista brasileiro Thomaz Bellucci(foto) saiu de um torneio elogiado. Nas últimas participações anteriores, ele vinha sendo criticado, porque nos momentos mais importantes das partidas se mostrava frouxo. Desta vez, entretanto, jogando contra o poderoso Roger Federer, o jovem, jogador brasileiro foi valente até o final. Na última bola, ele ainda tinha chance de ganhar o jogo.
    Federer fez grandes elogios a Bellucci: "Acho que ele é um jogador de alta qualidade e tem ótimos golpes da base. Tem um bom backhand, um forehand perigoso com Top spin. Ele é canhoto e tem um serviço incomum" - declarou o suiço, confessando que se sentiu aliviado quando a partida com o brasileiro acabou.

Hoje tem Nadal x Federer

           Daqui a pouco, às 15 horas, começam as semifinais masculinas do Masters 1000 de Indian Wells, com o primeiro  do mundo, Novak Djokovic enfrentando o norte-americano John Isner, 26 anos, 11º do ranking, que é a maior novidade desta semifinal. Isner (foto) tenta alcançar sua primeira final de Masters 1000, mas certamente será difícil. Djokovic é favorito.
           Mais tarde, no grande confronto do dia, teremos a outra semifinal. Mais uma vez estarão frente a frente o espanhol Rafael Nadal (2º) e o suiço Roger Federer (3º). Os dois já se enfrentaram em 28 oportunidades, com ampla vantagem espanhola: 18 a 9. Para chegar a final, os dois passaram por tenistas argentinos. Nadalo eliminou Nalbandian, enquanto Federer ganhou de Del Potro.
       

A primeira pole do ano é de Hamilton

          O britânico Lewis Hamilton, campeão mundial de 2008 e suposto inimigo de Felipe Massa, larga na frente no GP da Austrália, o primeiro do ano.  A Inglaterra começou bem, pois também é inglês o companheiro de Hamilton na primeira fila: Jenson Buttton. Os dois pilotos da McLaren "mandaram" bem.
      Mas a surpresa maior foi mesmo Michael Schumacher, que fez ótimos treinos e vai largar em 4º, logo na segunda fila, ao lado do francês Romain Grosjean, que poderá realizar uma grande temporada. Os dois da Red Bull - Mark Webber e Sebastian Vettel - estão em quinto e sexto lugares.
           E os brasileiros ?  Atrás de muitos nomes menos conhecidos, Bruno Senna larga em 14º e Felipe Massa em 16º.  Já estamos começando por baixo.  Mas o espanhol Fernando Alonso também decepcionou. Rodou na pista, discutiu com  o fiscal de pista(foto) e acabou ficando em 12º lugar.
       Automobilismo não é o meu forte, mas arrisco um palpite: será um ano de muitas surpresas, de muitas novidades. Gente que nunca esteve no podium pode acabar brigando pelo título. A largada do campeonato será às 3 horas da madrugada deste domingo.

A FOTO DO DIA

                Minha Foto do Dia de hoje é esta que o Serginho Pontes colocou no Facebook. Mas que esquilo curioso é esse ?  Fiquei impressionado com a mansidão deste animal. Na Copa de 1994, nos Estados Unidos, haviam muitos esquilos nas proximidades do estádio de Palo Alto. Todos muito mansos. Se voce bobeasse, eles tomavam as pipocas da sua mão. Uma graça.

A luta para voltar à Elite

         É sempre muito duro para um time de grande tradição ficar de fora do Grupo da Elite. É o caso do Brasil de Pelotas, que luta há três anos para voltar a Primeira Divisão do Gauchão. Mas a Segundona é disputadíssima e todo mundo quer ganhar do Brasil. Dá moral derrotar o Xavante, e a motivação dos adversários é sempre muito grande.
        Mas o Rubronegro pelotense está na luta. Após 4 rodadas, divide a liderança do Grupo 1 com o São Paulo, de Rio Grande, ambos com 10 pontos ganhos (3 vitórias e 1 empate). A foto é do último jogo do Xavante, que ganhou fora de casa do Riopardense, por 3 a 1. De camisa branca, o Brasil mostrou muito empenho nesta partida. Amanhã tem outra "pedreira", contra o Guarani, em Venâncio Aires.