Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quarta-feira, 3 de agosto de 2016



 A primeira vitória !





           O esporte brasileiro estreou com o pé direito nos Jogos Olímpicos 2016. Foi no futebol feminino, há pouco no Engenhão, que agora é chamado de Estádio Olímpico. As brasileiras bateram as chinesas por 3 a 0, mostrando nítida superioridade em campo. 

            No primeiro tempo, 1 a 0, gol marcado por Mônica de cabeça (foto ao alto), num incrível "bate-rebate" no interior da área chinesa. Já o segundo veio aos 13' do segundo tempo, com Andressa Alves (nº9), que aproveitou passe de Marta. E o placar final foi construido por Critiane, em jogada aérea. 



        Parte da torcida no Engenhão chegou a gritar:  "Ahhhh, a Marta é melhor que Neymaaaar!". Mas a grande estrela do futebol feminino do Brasil não chegou a se destacar tanto. Porém, num todo foi boa a atuação da equipe treionada por Vadão.

         Nos outros dois jogos disputados no período da tarde, o Canadá ganhou da Austrália por 2 a 0, marcando o primeiro gol com menos de 20 segundos de jogo, e a Suécia passou apertado (1 a 0)  pela Africa do Sul.
RIO 2016
Condutor da Tocha abaixa as calças
 para protestar contra Michel Temer


                 A passagem da tocha olímpica pela Região Metropolitana do Rio continua rendendo problemas: o revezamento foi interrompido no início da tarde desta quarta-feira, em Duque de Caxias, devido a uma manifestação que ocorria no local. Minutos depois o trajeto foi retomado, mas cinco condutores foram remanejados.

            Pelo menos uma pessoa foi retirada da cerimônia por ter abaixado as calças e feito um protesto político contra o presidente em exercício, Michel Temer. Um vídeo que circula nas redes sociais mostra um dos organizadores do bloco Amigos da Onça, conhecido como Cisão, sendo levado por homens da Força Nacional. Ele estava conduzindo a tocha e abaixou as calças, com a frase "Fora, Temer", escrita nas nádegas.
         Nesta terça-feira, pelo menos três pessoas foram detidas pela polícia durante a passagem da tocha por Niterói. A Polícia Militar chegou a usar spray de pimenta para conter manifestantes e, por causa dos protestos, alguns trechos do revezamento foram abandonados, e 20 dos condutores do fogo olímpico foram realocados.
         Na manhã desta quarta-feira, a tocha chegou ao Rio de Janeiro pela Baía de Guanabara e teve como primeiro condutor o prefeito Eduardo Paes. Após um passeio pelo Centro, incluindo parte do trajeto num trem do VLT, o comboio olímpico seguiu para Duque de Caxias.

Superbactéria zumbi
 ressuscita na Sibéria


                                                                    (reprodução SiberianTimes)

               Uma superbactéria que deveria estar morta “ressuscitou” e está causando um surto na Sibéria. E o principal responsável por isso é o aquecimento global.
               Segundo cientistas, a rara bactéria antraz, que infecta animais e seres humanos, estava na carcaça de uma rena que morreu há mais de 70 anos na região de Yamal-Nenets. No corpo do animal, a bactéria passou décadas inativa (para todos os efeitos, morta), mas, quando a temperatura na região ficou 5°C acima do normal neste verão, o cadáver começou a se descongelar e as bactérias ressurgiram. 
                De acordo com a "Exame", até o momento a antraz já matou mais de 1.500 renas e infectou mais de 10 pessoas. O local do surto foi isolado, e toda a população (humana e animal) está de quarentena. 
               Cientistas russos explicam que este tipo de bactéria, quando está em condições desfavoráveis, como frio extremo, formam esporos que são capazes de sobreviver mais de 100 anos em uma porção de terra que nunca descongela. Assim, quando a temperatura aumenta, a antraz é capaz de “ressuscitar”. 

Até o momento, bactéria rara já matou 1.500 renas e infectou 10 pessoas na região