Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

 Corinthians finalmente 
ganha o título do Futsal




                    Todos os anos era a mesma coisa. O Corinthians chegava às semifinais, mas era eliminado.  Depois de seis eliminações consecutivas nas semifinais da Liga Nacional de Futsal, o Timão cortou 50% de seu orçamento, e foi então que  conseguiu chegar à sua primeira decisão e conquistou o sonhado título.


                     Após a vitória (3 a 2 fora de casa) no primeiro jogo, o Corinthians poderia empatar com o Sorocaba do craque Falcão para ficar com a taça. Mas nesta segunda-feira a equipe da capital paulista  fez muito mais do que isso no ginásio Wlamir Marques, no Parque São Jorge. Com gols de Leandro Caires, Vander Carioca, Marcel e dois de Deives, venceu por 5 a 2, e comemorou a conquista inédita.
"Esquenta" também 
       vai sair do ar




         Diariamente estão surgindo notícias sobre programas de televisão conhecidos que estão saindo do ar neste final de ano, em várias emissoras .  E o programa "Esquenta", comandado por Regina Casé, também vai sair da grade de programação da Globo em 2017.

         A assessoria de imprensa da emissora confirma o fim do programa. O último episódio vai ao ar no dia 1º de janeiro. Em outubro deste ano, a atração estreou um novo formato no qual o programa é gravado em estúdio e uma família assiste tudo de casa.
Emoção em Chapecó

                (  A volta pra casa )





            Um vídeo exibido hoje no Jornal do Almoço  registrou o momento em que o menino Otávio, de 11 anos, filho do jornalista Rafael Henzel, subiu ao avião da FAB para abraçar o pai, sobrevivente da tragédia com o voo da Chapecoense, na chegada a Chapecó, na noite desta terça-feira.



         Henzel e o jogador Alan Ruschel foram recebidos com festa no aeroporto. O reencontro do jornalista com o filho emocionou a equipe que acompanhou os sobreviventes até o Brasil. "Olha, quando o filho entrou no avião ninguém segurou, todo mundo foi ao choro, o choro de uma nação. Agora, eles estão aí, vão recomeçar o tratamento, a recuperação e vão voltar às atividades se Deus quiser"- disse o médico Edgar Tolini.
                   Os dois sobreviventes  estão em um hospital no centro de Chapecó, no Oeste catarinense, onde permanecem internados e se recuperam bem, segundo a unidade de saúde. O acidente deixou 71 mortos na Colômbia no dia 29 de novembro.
                   Na noite de segunda-feira, o goleiro Follmann chegou a São Paulo. Nesta quarta, o Hospital Albert Einstein informou que o jogador deixou a UTI e foi transferido para uma unidade de tratamento semi-intensivo. Já o zagueiro Neto, a único sobrevivente que ainda segue internado na Colômbia, deve ser transferido para o Brasil nesta quinta-feira.
Morreu Dom Paulo Arns,
o "cardeal da esperança"



       Morreu no final da manhã hoje em São Paulo, o Cardeal Dom Paulo Evaristo Arns. Ele estava internado desde o dia 28 de novembro com broncopneumonia, no hospital Santa Catarina. Ontem, o estado de saúde do arcebispo emérito da Arquidiocese de São Paulo havia piorado e ele estava na UTI em função de problemas na função renal.
Dom Paulo tinha 95 anos, 71 anos de sacerdócio e 76 anos de vida franciscana. Ele era cardeal desde 1973 e foi arcebispo metropolitano de São Paulo entre 1970 e 1998.
O velório se realiza na Catedral da Sé.
O trabalho pastoral de Arns foi voltado principalmente aos habitantes da periferia, aos trabalhadores, à formação de comunidades eclesiais de base nos bairros e à defesa e promoção dos direitos humanos. O portal Memórias da Ditadura, do Instituto Vladimir Herzog, relata parte da atuação do cardeal, que ganhou destaque já em 1969, quando passou a defender seminaristas dominicanos presos por ajudarem militantes opositores.
Biografia
                Dom Paulo Evaristo Arns nasceu no dia 14 de setembro de 1921 em Forquilhinha (SC) e ingressou na ordem franciscana em 1939. Foi ordenado presbítero em novembro de 1945 na cidade de Petrópolis (RJ). Frequentou a Sorbonne de Paris, onde estudou patrística (filosofia cristã) e línguas clássicas. Foi professor e mestre dos clérigos e chegou a atuar como jornalista profissional. Trabalhava como vigário nos subúrbios de Petrópolis quando foi indicado bispo auxiliar de Dom Agnelo Rossi, em São Paulo, em 1966. Foi nomeado arcebispo de São Paulo em outubro de 1970, aos 49 anos.


Com formação em filosofiae teologia, Arns escreveu 56 livros e recebeu mais de uma centena de títulos nacionais e internacionais. Entre seus livros mais conhecidos está "Brasil: Nunca Mais", um projeto conduzido de forma clandestina entre os anos de 1979 e 1985, desenvolvido pelo Conselho Mundial de Igrejas e pela Arquidiocese de São Paulo, sob a coordenação do reverendo Jaime Wright e de Dom Paulo e que retrata as torturas e outras graves violações a direitos humanos durante a ditadura militar brasileira.
Entre outros episódios de sua trajetória, destacam-se também sua atuação contra a invasão da Pontifícia Universidade Católica (PUC), comandada pelo então secretário de Segurança Pública de São Paulo, coronel Erasmo Dias, em 1977, e o planejamento da operação para entregar ao presidente dos Estados Unidos, Jimmy Carter, uma lista com os nomes de desaparecidos políticos.
Em março de 1973, ele presidiu a “Celebração da Esperança”, em memória do estudante Alexandre Vannucchi Leme, morto pela ditadura. No ano seguinte, acompanhado de familiares de presos políticos, apresentou ao general Golbery do Couto e Silva um dossiê relatando os casos de 22 desaparecidos. Em outubro de 1975, celebrou na Catedral da Sé o histórico culto ecumênico em homenagem ao jornalista Vladimir Herzog, morto pelo regime militar. Anos depois defendeu o voto popular na campanha Diretas Já.
Em outubro deste ano, ele foi homenageado no Teatro da Pontifícia Universidade Católica (Tuca), na capital paulista, pelos seus 95 anos de vida, e pela sua atuação política. A cerimônia foi marcada por relatos de ações de Arns contra a ditadura militar, nas décadas de 60 e 70, e em defesa dos direitos humanos. O papa Francisco enviou uma mensagem especialmente para a comemoração. O cardeal compareceu e fez uma breve fala de agradecimento ao final. 
Mundial de Clubes
"Nosso" Atlético Nacional
 foi goleado pelo Kashima


  Teve até penalti marcado pelo "árbitro de vídeo", uma novidade da Fifa


               Os brasileiros torceram pelo Atlético Nacional de Medellin, muito mais pelo envolvimento na tragédia da Chapecoense. Mas o time da Colômbia acabou sendo goleado por 3 a 0,  pelo Kashima Antlers, campeão japonês, esta manhã no Estádio Suita City Football Stadium de Osaka, na semifinal do Mundial de Clubes da Fifa.



              O campeão da Libertadores não jogou todo o seu futebol costumeiro, mas dominou a primeita metade da partida e o placar foi exagerado. Até porque começou a ser construido de maneira no mínimo estranha: num penalti que o árbitro húngaro Viktor Kassai só marcou dois minutos depois, com o auxílio de um vídeo instalado a beira do gramado, um novo recurso instituido pela Fifa. Foi assim que Doi fez 1 a 0 para o Kashima, no primeiro tempo.

            Mas no segundo tempo, embora com mais posse de bola, os colombianos não mostraram objetividade, acabando por sofrer mais dois gols, marcados pelos japoneses Endo e Suzuki

O Atlético Nacional ainda vai brigar pelo terceiro lugar, contra o perdedor da outra semifinal, que será disputada amanhã cedo (8 horas de Brasília), entre Real Madri e América do México.