Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sábado, 14 de abril de 2012

Brasil poderá ter Nenê e Leandrinho

        Está é uma ótima notícia para o basquete brasileiro. O presidente da Confederação Brasileira de Basquete, Carlos Nunes,  abriu as portas da Seleção para a volta de Nenê e Leandrinho, dois craques brasileiros que jogam na NBA. Os dois pediram dispensa, antes do Pré-Olímpico, no ano passado, e Nunes não queria mais saber deles. Agora, pensando melhor, o dirigente resolve esquecer a mágoa e garante que prestigiará o técnico Rubén Magnano, se ele convocar Nenê e Leandrinho para a disputa dos Jogos Olímpícos. Acho que, com eles, nossas chances aumentam sensivelmente.
         Nenê (foto) é o pivô do Washington Wizards, e Leandrinho é ala-armador do Indiana Pacers. Agora, resta saber se o argentino Magnano vai convocar dois jogadores que não quiseram disputar o Pré-Olímpico. No seu país, ele viveu uma situação semelhante e não perdoou os dissidentes.

Canoas eliminou o Pelotas

                  A penúltima vaga para as semifinais do returno do Campeonato Gaúcho (Taça Farroupilha) foi decidida agora há pouco, no Complexo Esportivo da Ulbra, em Canoas. O 'meu' Pelotas até que fez uma boa partida, mas acabou derrotado pelo Canoas, por 3 a 1.
                  Num jogo bastante movimentado, Diogo Rincon abriu o placar logo no primeiro minuto para o time da casa. O Pelotas empatou com o bom atacante uruguaio Guly, aos 20', mas logo em seguida o Canoas recuperou a vantagem, num gol de Jé, cobrando falta.
                  Na fase final, os pelotenses bem que buscaram o empate, mas acabaram sofrendo o terceiro gols, marcado por Miro Bahia, aos 30 minutos.
                   O Canoas espera agora o resultado do último jogo desta fase, amanhã à tarde no Olímpico, entre Grêmio e Ypiranga, de Erechim. Esta partida oferece um detalhe curioso. Se for eliminado pelos gremistas, o que é bastante provável, o Ypiranga cairá para a Segunda Divisão, pois ficou em último na classificação geral do Gauchão.

Vendaval acabou com regata no Sul

          O vendaval que atingiu Porto Alegre, no final da tarde, quase provocou uma tragédia. É que o Sava Clube, localizado na Vila Assunção, uma das praias do rio Guaiba, estava realizando uma regata com a participação de pequenos barcos a vela. Eram cerca de 40 embarcações, que estavam navegando na altura da Praia de Ipanema quando o vento chegou forte.
           A ventania agitou o Rio Guaíba e fez tombar muitos barcos. "São embarcações pequenas. Com a velocidade do vento, muitos não conseguiram manobrar" - explicou Ademir Pires, presidente do Sava Clube.
                     Os bombeiros percorreram o Rio Guaíba, recolhendo os velejadores
           Três barcos atravessaram o rio e foram parar próximo a cidade de Guaíba, que fica do outro lado. Os bombeiros entraram em ação e localizaram três velejadores próximos ao Iate Clube.  Eles foram resgatados e encaminhados ao hospital, mas estão bem.
            As informações são de que todos os participantes da regata foram resgatados. Entre 17h30m e 18 horas, a estação da RBS no bairro da Azenha registrou ventos de 66 km/h.

Inter 'penou' pra ganhar do Cerâmica

           Mesmo utilizando os seus titulares, inclusive com a volta de D'Alessandro no segundo tempo, o Inter teve dificuldade para derrotar o Cerâmica, de Gravataí (município da Grande Porto Alegre), agora à noite no Beira-Rio, pelas quartas-de-final da Taça Farroupilha (returno do Gauchão). O Colorado venceu por 3 a 0 e se classificou para enfrentar o Veranópolis na semifinal, também no Beira-Rio
             Depois de um primeiro tempo sem gols, o Inter cresceu com a entrada de D'Alessandro. Aos  12 minutos, Gilberto finalmente fez o primeiro gol (foto), após cabeçada de Leandro Damião. Mas até os 40 minutos, o jogo ficou no 'magro' 1 a 0. Só então Leandro Damião fez o segundo, "abrindo a porteira" definitivamente. E aos 46', num penalti sofrido por Damião, D'Alessandro fechou o marcador.

Fiasco brasileiro no UFC

            Os lutadores brasileiros estão cheios de pôse, mas hoje quebraram a cara na Suécia. O policial do Ibope Paulo Thiago durou apenas 42 segundos na frente do estreante  Siyar Bahadurzada, o primeiro lutador do Afeganistão a entrar no UFC. Ao tentar aplicar uma queda no adversário, o brasiliense acabou recebendo um golpe de direita e já caiu desacordado no octógono (foto).
            Na luta principal da noite, outra derrota brasileira. Thiago Silva perdeu por pontos para o lutador da casa (Suécia), após três assaltos. Alexander Gustafsson, com 1m96 de altura, não deixou que Thiago achasse a distância para colocar seus golpes.
             Para completar a noite de derrotas, o peso pena Diego Nunes acabou derrotado por Dennis Siver, um russo naturalizado alemão. Foram três lutas e três derrotas do Brasil.

Massa larga em 12º e comemora

          A coisa está feia mesmo. Felipe Massa já está comemorando quando fica em 12º lugar no grid de largada de um Grande Prêmio. Foi assim, hoje em Xangai, e a alegria do brasileiro deve-se ao fato de ter ficado apenas uma posição atrás do campeão Sebastian Vettel, que será o 11º a largar. No final do treino, Massa declarou-se satisfeito com a melhora do carro e disse sorrindo: "Vamos melhorando, de pouquinho em poquinho."
                                       Niko Rosberg: primeira pole da carreira        
  O grande desempenho do treino foi o da Mercedes, que fez a dobradinha para o Grid. Nico Rosberg larga em primeiro e Michael Schumacher em segundo. Surpresa também no terceiro lugar: Kamui  Kobayashi, da Sauber. Kimi Raikkonen foi o quarto e Button, Webber e Lewis Hamilton vieram a seguir. Bruon Senna larga em 14º lugar. A GP da China terá largada às 4 da manhã, no circuito de Xangai.

Veranópolis é o primeiro semifinalista

                Acabei de assistir, agora há pouco pela TV, a primeira partida das quartas-de-final da Taça Farroupilha (2º turno do Gauchão). Jogando em casa, o Veranópolis, que já é o campeão do interior, derrotou o São José de Porto Alegre, por 1 a 0, e tornou-se o primeiro semifinalista da competição.
           Foi um ótimo jogo disputado no Estádio Antonio Davi Farina. O gol que decidiu o jogo só saiu aos 35 minutos do segundo tempo, marcado por William, numa jogada muito discutida, com os jogadores do "Zequinha" pedindo impedimento. Lance bem discutível.
               As reclamações foram tantas que o 'capitão' do São José, Leandro Leite, acabou sendo expulso pelo árbitro Marcio Chagas, que teve atuação bem "caseira".
                 Nas semifinais, o Veranópolis vai enfrentar o vencedor de Inter x Cerâmica, jogo mque começa agora às 18h30m.

Morre mais um jogador em campo

       Volta e meia temos notícias de que jogadores europeus caem em campo, vitimados por problemas cardíacos ou súbitos desmaios. Ainda no mês passado, tivemos o caso do  africano Fabrice Muamba, jogador do Bolton da Inglaterra, que escapou da morte, depois de ter sofrido um enfarte durante uma partida.
        Hoje foi pior. O meia italiano Piermario Morosini (foto), de 25 anos, morreu após sofrer uma parada cardíaca, durante o jogo do seu time, o Livorno, contra o Pescara, pela Segunda Divisão do Campeonato Italiano.
         O jogo estava sendo disputado no Estádio Adriático de Pescara e, aos 31 minutos do primeiro tempo, quando estava distante da bola, Morosini caiu no gramado, próximo à área de sua equipe. Imediatamente foi levado pelos socorristas, que fizeram massagem cardíaca com desfibrilador e posteriormente o levaram ao hospital, com parada cardiorrespiratória.
        No Hospital Santo Spirito, o jogador do Livorno foi colocado em coma induzido para receber estimulação externa, mas não conseguiu superar a crise e morreu poucos minutos depois.  Comentou-se que a ambulância teria demorado a chegar, porque a entrada do campo estaria obstruida por um carro.
           Morosini participou da Seleção Italiana Sub-21 no Campeonato Europeu de 2009. Seu passe pertence a Udinese e ele estava emprestado ao Livorno.
           Na hora do incidente, o Livorno vencia por 2 a 0, e o jogo foi suspenso.

Trânsito não respeita nem campeão mundial

         O ciclista alemão Tony Martin, campeão mundial do contrarrelógio em 2011, foi atropelado  em uma via de Zurique, durante um treinamento que realizava. Sofreu fraturas no rosto, teve o maxilar quebrado e ainda machucou o olho esquerdo.
          O acidente ocorreu anteontem. Martin andava a 40km/h e apenas a 3 quilometros do final do treino, quando um carro repentinamente atravessou a rua e o atingiu.
      Martin ficou cerca de 15 minutos desacordado e foi levado a um hospital de Zurique.  Ele está bem, mas é muito pequena a possibilidade de que ele tenha condições de disputar os Jogos Olímpicos de Londres, que começam no dia 27 de julho.  Vencedor da prova Paris-Nice e de algumas etapas da Volta da França e da Volta da Espanha, Tony Martin é considerado um dos favoritos para a conquista do ouro olímpico, juntamente com o atual campeão, o suiço Fabian Cancellara, que também sofreu uma contusão no começo do mês.

Olha só o tamanho do palco

           O Estádio da Ressacada, em Florianópolis, já está sendo preparado para receber o show de Paul McCartney, no próximo dia 25. Mais de 100 pessoas estão trabalhando na montagem do gigantesco palco, que terá 53 metros de frente e 24 metros de altura, o equivalente a um prédio de oito andares.
          A base do palco começa a ser erguida com mão de obra local. A parafernália do show virá de avião de Recife até Curitiba, onde 11 carretas estarão esperando para o transporte até à capital catarinense. Estima-se que entre 1.600 e 2.000 pessoas estejam envolvidaes na parte operacional até o dia do concerto.
            Paul McCartney e sua banda também poderão ser vistos em três telões, sendo um ao fundo e um em cada lateral do palco. A iluminação consumirá energia suficiente para alimentar uma cidade de 200 mil habitantes ou metade de Florianópolis.

Osasco é penta no vôlei feminino

       O técnico Bernardinho está se mordendo de raiva. Levou ferro na decisão da Superliga de Voleibol Feminino, ocorrida esta manhã, em pleno Maracanãzinho. O Sollys/Osasco levou grande torcida para enfrentar as cariocas e saiu festejando pela quinta vez o tão importante título. Foi fácil: 3 a 0, com 25/14, 25/18 e 25/23. O Unilever/Rio tinha em sua equipe as campeãs olímpicas Mari, Sheila, Valeskinha e Fabi, mas apanhou assim mesmo. Osasco também tinha as campeãs olímpicas Jaqueline e Thaísa. O público foi de 11.400 torcedores.
       E a esposa de Bernardinho, Fernanda Venturini, que não conseguiu ajudar o marido, anunciou que vai parar de jogar. É a terceira vez que ela volta e desiste. Aí já é palhaçada.
     
        

Tudo ou nada !

          Se existe um jogo de "tudo ou nada" esta é sem dúvida a situação da partida marcada para amanhã no Estádio Bom Jesus da Lapa, entre Roma Apucarana e Londrina. Parece um cassino em fim de madrugada, quando dois jogadores jogam suas poucas e últimas fichas. A situação é tão tensa que chega a ser perigosa.
          O empate não serve pra ninguém e o derrotado vai morto pra casa. Os objetivos são diferentes, mas o desespero é o mesmo. Se perder, o Roma dificilmente escapará do rebaixamento, porque na próxima rodada decide a degola fora de casa (em Paranavaí) e na última pega o Coritiba, que talvez esteja jogando pelo título do returno.
           Já o Tubarão (foto) só continua com chances de alcançar a Série D Nacional se  ganhar amanhã. Qualquer outro resultado que não seja a vitória já colocará o Alviceleste em situação de fim de temporada, sem mais o que fazer no restante de 2012.  Logo, é ganhar ou ganhar !
            O Roma não vence uma partida há dois meses, e o Londrina só ganhou um ponto nos últimos três jogos. Vamos ver amanhã quem é pior ?

A Foto do Dia


A Foto do Dia deste sábado me foi enviada pelo amigo e "irmão" Isnard Cordeiro, e nos mostra uma das muitas poses do belíssimo Lago Igapó, cartão de visitas de Londrina e motivo de orgulho para todos os londrinenses. O detalhe desta flor vermelha só aumenta a beleza da paisagem. Valeu Isnard