Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Record aprendeu a enfrentar a Globo !

          Parece que a TV Record finalmente encontrou a melhor fórmula para concorrer com a Globo no horário das novelas e dos jornais.  Com uma série de produções épicas, está conseguindo segurar uma ótima audiência na faixa das 20h30m.

           Primeiro foi com "Os Dez Mandamentos", que conseguiu recordes de público. Agora, é "Rei Davi" que alcança bons índices. E a partir de segunda-feira, entra em cartaz a série "José do Egito" (foto), da autora Vivian de Oliveira.
   Como a Faixa Bíblica está agradando, para março a Record já programou "A Terra Prometida".

Absurdo escandaliza argentinos


                  Um caso realmente absurdo deixou o povo argentino escandalizado. Veio a tona um crime que vem acontecendo há 20 anos. Domingo Bulacio, de 56 anos,  foi preso na Vila Balnearia, em Santiago del Estero, na Argentina. 
 
                  Ele fez de sua filha uma escrava sexual por 20 anos. Começou quando ela tinha 11 anos de idade. Oito filhos nasceram desta relação insana. A mãe das crianças tem atualmente 30 anos, e sua identidade está sendo preservada pelas autoridades.
 

Bronca merecida !

      Bem feito. A cantora Anitta está "se achando", há muito tempo. Mas no programa "Café da Manhã"  da Ana Maria Braga, nesta quinta-feira, ela levou uma "dura" da apresentadora. É que Anitta não olha para as pessoas que estão falando com ela, o que irritou Ana Maria.
 
       "Olha pra mim quando a gente fala, me dá uma aflição" - disparou Ana Maria Braga.   E eu achei foi pouco !

DUPLA ATLETIBA
   CAIU NA REAL





                  Fiquei feliz com a confirmação de que Coritiba e Atlético vão disputar o Estadual com força máxima. Já está mesmo na hora da gente voltar a ter um Campeonato Paranaense de verdade, o que não vem ocorrendo há vários anos.  É melhor até para as equipes do Interior, pois em caso de obtenção de título será uma conquista muito mais valorizada.
 
                   Nos últimos dez anos (de 2006 pra cá), Paraná Clube, Paranavaí, Londrina e Operário de Ponta Grossa chegaram ao título. Será que seriam campeões se a dupla  Atletiba estivesse com suas melhores formações ?
 
                   Mas o que estou achando é que os dirigentes coxas e atleticanos se deram conta de que, se não brigarem pelo título estadual, não serão campeões de nada, pois têm escassas chances de ganhar o Brasileirão e a Copa do Brasil,. O Atlético, por exemplo, com toda a mania de grandeza do Petraglia,  não ganha um título desde 2009.
A "BOA DO DIA"



         A notícia boa desta quinta-feira veio da Itaipu. A usina binacional, localizada na fronteira Brasil/Paraguai, reconquistou a liderança mundial como maior geradora de energia elétrica do Planeta.
 
         Em 2014, a Itaipu havia sido superada pela chinesa Três Gargantas, mas recuperou a posição com o resultado de 2015: 89,2 milhões de MWh, contra 87 milhões da hidroelétrica asiática.
Chineses estão acabando com o Timão




     O que os adversários não souberam fazer no último Campeonato Brasileiro, os clubes chineses estão fazendo: acabando com o time do Corinthians. Em poucos dias, os caras levaram o "ponto de equilíbrio" do Timão. 
 
        O Tianjin Quanjian levou o Jadson. Depois veio o Beijing Guoan e arrastou o Renato Augusto. E agora quem está indo embora e o Ralf, também para o Beijing. Acabaram com aquele setor de meio do time de Tite.
 
         O que chama a atenção é esse estilo dos chineses negociarem. Elas vão direto aos jogadores e esfregam muito dinheiro na cara deles. Quando os 'caras' já estão de "cabeça virada", aí é que os "chinas" vão conversar com os clubes. É como tirar doce da boca de criança.
 
         Gil  e Elias também vão pra China logo, logo. Podem se preparar que dentro de pouco tempo as nossas emissoras vão estar transmitindo o Campeonato Chinês.
 
 

         Para abrir 2016,
    PATOS, GANSOS, CISNES E MARRECOS

 
Os chamados "ANATÍDEOS" abrem o ano 2016 no desfile do "BICHO AMIGO". Existem 147 espécies distribuídas em todo o mundo, exceto na Antártica. Algumas destas espécies são domesticadas pelo homem, para exploração de carne, penas e ovos.
E quem é que não gosta de PATOS, GANSOS, CISNES E MARRECOS ?
 
 
Os patos sempre estiveram entre os meus bichinhos favoritos. Afinal, desde criança eu era levado aos parques e as praças "pra ver os patinhos". Era uma festa jogar pipocas ou migalhas de pão pra eles.
Como todos os outros da família, os patos andam em grupos, predominantemente em ambientes aquáticos. Podem ser encontrados em lagos, riachos e represas. São menores do que os gansos e os cisnes.
 

 
Alimentam-se basicamente de vegetação aquática, moluscos e pequenos invertebrados. A maioria dos patos são migratórios. Eles nadam, andam e voam com competência, como poucos animais da natureza.
Os machos são mais vistosos que as fêmeas, mais bonitos.
E o Pato é o único animal que consegue dormir com metade do cérebro e manter a outra parte em alerta.
 
 
Os MARRECOS (ou patos-marrecos) tem sido criados há milhares de anos, a partir dos sudoeste da África.  Uma parte deles foi domesticada pelos indígenas da América do Sul. São também conhecidos por "patos-mudos". 
"Marreco assado" é um prato muito conhecido da culinária do litoral paranaense.


 
 
Já os gansos foram domesticados no Antigo Egito, para produção de carne e de penas. Existem 40 variedades de gansos. São muito utilizados à noite, na função de cão de guarda. Gostam de viver em clima temperado, migrando para as regiões mais quentes quando chega o inverno.
Os gansos podem ser brancos, cinzas ou negros. São ótimos nadadores, mas preferem ficar em terra firme.  Eles têm cauda curta, pescoço longo e cabeça pequena. Em cativeiro vivem até 50 anos.
 
 
 
 
 
E o CISNE é sem dúvida o mais bonito dos quatro animais aqui apresentados hoje. E o maior do grupo dos anatídeos, podendo pesar mais de 20 quilos e medir 1m70 de comprimento. O pescoço longo e porte altivo são as suas marcas registradas. É muito utilizado inclusive, como aves de ornamentação em lagos artificiais.
 
Há registros de cisnes que chegaram aos 100 anos de idade. Eles têm vários rituais de acasalamento, envolvendo cores, canto e até dança. Em geral, é o macho que inicia a aproximação, exibindo sua plumagem e o seu canto, para conquistar a fêmea. Depois de acasalado, os cisnes não se separam mais até morrer.
O ninho dos cisnes fica geralmente perto da água ou dentro dela.
 

 
A voz dos Cisnes lembra uma corneta. E um cisne zangado pode ser bem perigoso. Quando se sente  ameaçado, o cisne branco joga o pescoço pra trás, levanta as asas e ataca. As pancadas de suas asas são muito fortes.
 
E o maravilhoso CISNE NEGRO vive na Austrália e na Tasmânia.

 
 
 
 
AS MELHORES DO FACEBOOK
 
    

               A ótima amiga cearense Rosani Maia reaparece hoje neste espaço, pela primeira vez no Novo Ano. E nos traz um jogo de palavras interessante