Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Santos enfrenta primeiros adversários


               Enquanto o técnico Muricy Ramalho foi a Toyota, para ver de perto o time do Kashiwa Reysol, provável futuro adversário na semana que vem, os jogadores do Santos treinaram hoje em Nagoya, já pensando no jogo de estréia no Mundial de Clubes. Por enquanto, o Peixe tem três adversários: o cansaço da viagem, o fuso horário e o frio. Quando o treino terminou, a temperatura andava pela casa dos 6 graus.
                Muricy assistiu o primeiro tempo do jogo de hoje, mas aos 15 minutos da etapa final, não aguentou mais o frio e o cansaço. Voltou de trem para Nagoya, elogiando a velocidade dos japoneses: "O time do Kashiwa é muito veloz e vai dar trabalho ao Monterrey do México, no domingo. É um adversário perigoso neste Mundial."             
 

Futsal do Santos pode acabar

              Neto e o técnico Ferreti já foram para o Joinville. Bilica foi para o Inter, de Porto Alegre. Jé vai jogar no Iran. É o Santos FC que começa a desmontar o seu time de futsal, menos de um mês depois da conquista do título da Liga Nacional.  A empresa que bancava os R$ 400 mil mensais que custava a equipe, tirou o patrocínio e o Peixe pensa seriamente em desativar o departamento de futsal.
              Não é o primeiro clube grande que monta um timão para aparecer na mídia nacional e logo desiste, nunca ultrapassando um ou dois anos. Vasco, Flamengo, Palmeiras e outras grandes agremiações já tiveram um futsal forte e depois pularam fora. Não acredito em clube grande ou  em empresas que montam equipes de futsal só para aparecer. Quase sempre duram muito pouco.
               É por esta razão que eu admiro e aplaudo equipes como o Carlos Barbosa, o Minas, o Atlântico (Erechim) e os paranaenses Cascavel, Marechal Rondon e outros times do oeste do Estado, que ano após ano estão sempre presentes. E, agora, para onde vai o Falcão ?

Nocaute mata boxeador russo

                   O boxeador russo Roman Simakov (foto), de 27 anos, morreu hoje em Yekaterinburg. Ele foi nocauteado na segunda-feira, numa luta pelo cinturão da WBC ( Conselho de Boxe da Ásia), por seu compatriota Sergei Kovalev. Levado ao hospital, foi submetido a  uma cirugia no cérebro, porém não mais recobrou a consciência, falecendo esta manhã.
                    Foi a segunda derrota de Simakov numa carreira de 21 lutas como profissional. E foi a primeira vez que perdeu por nocaute. Ele caiu no sexto assalto, mas levantou-se e continuou lutando. No round seguinte, voltou a receber golpes na cabeça e foi a nocaute.
                    O vencedor da luta e do título dos meio-pesados asiáticos, lamentou a morte do rival, pedindo a todos que "rezem muito por ele." Kovalev disse que depois do ocorrido vai ficar uns dois meses descansando.

O bom programa desta noite

               Se você é daqueles que gosta de bom futebol, independente de ser ou não torcedor de um dos times, o melhor programa desta noite é curtir pela SporTV o primeiro jogo da decisão da Copa Sul-Americana. Na altitude de Quito, a LDU (Liga Deportiva Universitária) recebe a LaU (Universidad de Chile). É jogo pra ninguém botar defeito.

                                      La Casa Blanca, de Quito, palco do jogão de hoje          
      A LDU despachou o Velez Sarsfield, da Argentina, enquanto o Universidad eliminou o Vasco. São equipes da melhor qualidade, numa disputa sem favoritos. A partida desta noite começa às 22 horas de Brasília. Não dá para perder esse pega.

Arapongas já contratou 16 reforços

                O Arapongas Esporte Clube está tentando armar um time forte para o Campeonato Paranaense. Dezesseis reforços já foram acertados, e ainda esta semana devem chegar mais um zagueiro, um meia e um atacante. O técnico Dario Pereyra está comandando treinos em dois períodos.
                Dos contratados, apenas o volante Edmilson ainda não se apresentou. Já chegaram os goleiros Vitor e Vinicius, os laterais Wanderson, Cafú e Walmir, os zagueiros Paulo Vitor e Fabrício, os volantes Luis Mário e Joédson, os meias Marcio, Flávio e Edu Amparo, e os atacantes Léo Itaperuna, Tiago e Adan.
                       Léo Itaperuna (ex-Flu, Cabofriense e Duque de Caxias) é um dos bons reforços do Arapongas               
  O fisicultor Fábio Jacobasso e o preparador de goleiros Betão estão trabalhando ao lado de Dario Pereyra na preparação do time alvi-verde, que recebe a Penapolense (Série A2 do Paulista) para um amistoso, no próximo dia 17. Dois dias antes, o Arapongas vai apresentar os novos uniformes que serão utilizados no Campeonato Paranaense.
                   Adir Leme da Silva (presidente), Luis Pontes (vice) e Sidclei Meneses (diretor de futebol) estão apoiando diariamente o trabalho de montagem do novo time do Arapongas, que promete ser o melhor dos últimos anos.
               

Tubarão agradou no jogo-treino

             Leio no Portal Londrix que o Londrina EC foi muito bem no jogo-treino com o Osvaldo Cruz, ontem no interior paulista. Ganhou de 4 a 2. O meia Rodrigo, recem chegado, fez três gols e o camaronês Joel marcou o outro. Muito bom. Não conheço o potencial do Osvaldo Cruz, mas vencer fora de casa é sempre importante. Time que se acostuma a ganhar, se firma mais rápido. Tomara que continue assim.
            Também gostei da notícia de que o meia Erick Flores (ex-Flamengo) não quer vir para Londrina. Que fique lá pelo Rio. Pelo que li sobre ele e vi na televisão, é um "jogadorzinho" para o futebol carioca mesmo. Aqui, tem que pegar pesado. Um cara que teve chance no Mengo e não aproveitou não pode ser coisa boa.
             Mas não gostei de saber que a SM Sports já está vendendo jogadores revelados por aqui. A notícia de que Wendel está sendo negociado não me agrada. Sei que que a empresa vive disto, mas é muito cedo para soltar jogadores do Londrina. O trabalho mal está começando. Se Inter, São Paulo e Santos estão querendo, é porque Wendel deve ser bom. E o Tubarão precisa de bons jogadores para encarar o Paranaense.

Japoneses estreiam com vitória

             No jogo que abriu o Mundial de Clubes, em Toyota esta manhã (no horário brasileiro), o campeão japonês, Kashiwa Reysol, confirmou seu favoritismo e derrotou o representante da Nova Zelândia, o Auckland City, por 2 a 0.  Foi uma vitória absolutamente tranquila do time dirigido pelo brasileiro Nelsinho Batista, que assim se classificou para enfrentar o Monterrey, do México, domingo às 8h30m (de Brasília), já pelas quartas-de-final do torneio.
                                       Leandro Domingues (nº10) disputa com Exposito: brasileiro contra espanhol            
                  Os brasileiros Jorge Wagner e Leandro Domingues são realmente os destaques do Kashiwa que entretanto tem outros bons jogadores. Já o time neozelandês, que está eliminado,  mostrou muitas limitações, apesar do reforço de alguns jogadores espanhois. O placar foi definido no primeiro tempo. Num lance individual muito bonito, Tanaka fez o primeiro gol, aos 37 minutos. E, três minutos depois, o centroavante Kudo marcou o segundo.