Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

domingo, 28 de outubro de 2012

Deu Kireeff. Será que muda mesmo ?

           Hoje a gente não fez mais nada, a não ser viver a eleição para o novo prefeito de Londrina. Além de depositar nosso voto, acompanhamos toda a movimentação, especialmente através do rádio, que continua sendo o veículo de imprensa mais importante para a vida do brasileiro. Nada é mais rápido e eficiente do que o rádio, em termos de informação. Tivemos inclusive um fato histórico: a pesquisa de boca de urna do Instituto Portinari/Rádio Paiquerê acertou de forma praticamente exata o resultado do pleito.
           Mas vamos a escolha do novo prefeito, Alexandre Kireeff, candidato do PSD, que começou a campanha com menos de 3% das intenções de voto, chegou ao segunto turno com 25,27% e se elegeu prefeito com 50,53% dos votos depositados hoje, alcançando 141.027 sufrágios. Uma subida meteórica, que ainda precisará ser melhor explicada com o decorrer do tempo.
            O favorito era Marcelo Belinati, que perdeu a chance de vencer no primeiro turno. Marcelo fez uma campanha muito bonita, conseguiu passar uma imagem de bom moço e pagou caro por carregar o sobrenome Belinati, que muitos odeiam, especialmente os melhor situados financeiramente. Fez no segundo turno 138.049 votos, o que representa 49,47% ou apenas 1% menos que seu adversário. E foram os eternos inimigos do nome Belinati que se agarraram a Kireeff e puxaram sua campanha pra cima. Como provavelmente teriam feito com Marcia Lopes, se ela tivesse derrotado Kireeff no primeiro turno.


           Mas Alexandre Kireeff é o novo prefeito e isto é o que interessa. Especialmente porque ele chega à Prefeitura de Londrina não apenas prometendo, mas garantindo uma mudança total. Não quis aliança com grupos políticos ou nomes conhecidos do meio. Cercado por apenas alguns amigos, mas incentivado por muita gente interessada em derrotar Belinati, Kireeff contou ainda com a força das pesquisas, que foram jogando sua candidatura para cima e motivando os indecisos e os que realmente têm esperança de ver Londrina melhor administrada do que nos últimos anos.
              E aí há um outro aspecto interessante: apoiar um candidato que não quer alianças ou compromissos é muito mais fácil, muito mais barato. Antigamente, para derrotar o nome Belinati aqui em Londrina era preciso gastar dinheiro. Agora foi de graça, apenas carregando a bandeira de mudança usada por Kireeff. E agora ? Será que estas pessoas vão continuar do seu lado, como estiveram na eleição de hoje ?  É mais uma resposta que só o tempo nos dará.
               Acho, entretanto, que o maior desafio que o novo prefeito enfrentará será o de cumprir o que ele próprio prometeu: mudar tudo na cidade, em termos de administração pública. Se realmente mudar as coisas por aqui,  vai se se consagrar além das nossas fronteiras. Mas se os políticos, aos quais Kireeff negou alianças, resolverem dar o trôco agora, aí ele vai passar muito apertado, podem acreditar.
               Ao mesmo tempo em que cumprimento aqui o companheiro jornalista Claudio Osti, meu amigo pessoal, pelo brilhante trabalho que realizou como coordenador da campanha vencedora, deixou também o meu desejo sincero de que Londrina realmente mude nas mãos de Alexandre Kireeff, que vai ter que trabalhar muito mais daqui para a frente. Porque a festa de campanha acaba hoje. E o tempo de cobrar tudo o que o novo prefeito prometeu começa no dia 1º de janeiro de 2013.