Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Mano Meneses sai ? E quem entra ?

        Até quarta-feira não teremos maiores novidades sobre a possível saída de Mano Menezes, porque o presidente da CBF, José Maria Marin, obviamente vai esperar que a Seleção cumpra o compromisso amistoso com a Suécia. Mas o Brasil inteiro acredita e torce para que Mano seja despedido.
           Porém, a pergunta que não quer calar é "quem será o novo treinador da Seleção Brasileira ?"
          São muitas as indicações. Até nomes que pareciam estar queimados voltam a ser cogitados. Como Dunga por exemplo. E até Pep Guardiola, que deixou o Barcelona há pouco tempo, foi lembrado hoje por alguns jornais.
            Sobre os mais cotados, aqui vai a minha opínião:
             FELIPÃO - Acho que continua sendo um bom treinador, mas já passou do tempo para a Seleção.
             MURICY - Tem feito muitas bobagens ultimamente, comandando o Santos. Além disto, o Peixe já adiantou que só vai liberá-lo mediante o pagamento de uma altíssima multa.
              LUXEMBURGO - Um grande treinador. Está provando isto mais uma vez, no Grêmio. Mas já passou pela Seleção e pisou na bola. É um cara enrolado.
              ABEL BRAGA - Tenho medo de que a CBF por falta de outro acabe optando por ele. É ganhador sim, mas acho que tem mais sorte do que juízo.
               É por estas e por outras que é capaz de José Maria Marin adiar a mudança para daqui a pouco. Convenhamos, não está fácil,  encontrar um bom técnico para  a Seleção.

As marcas do tempo

           Lulu Santos, Maria Bethânia e  Sandy estão excursionando pelo Sul do Brasil, interpretando músicas de seus cantores favoritos.  Lulu canta Roberto e Erasmo;  Bethânia  canta Chico Buarque  e Sandy lembra Michael Jackson. Dizem que o show é lindíssimo.
           Mas o que me impressiona é ver que o tempo também passou para Bethânia e Lulu, como se pode observar na foto acima. Parece que foi ontem que vi os dois começando a aparecer na televisão. Mas já se passaram mais de quarenta anos.

Cirurgia improvisada salva idoso

      Aconteceu ontem, em Porto Alegre. Num almoço do Dia dos Pais, cerca de 80 clientes de uma churrascaria presenciaram cenas dramáticas. O empresário aposentado José Fernando Pires, de 81 anos, se engasgou com um pedaço da carne que estava comendo. Ele estava acompanhado pela esposa e pela filha, a química Maria Cristina Pires, que percebeu que seu pai estava ficando muito branco e com os lábios roxos. Ela levantou da mesa e disse bem alto: "Meu pai está passando mal. Tem alguém que possa ajudar ?"
       Acionado pelo dono do Restaurante e Churrascaria Santo Antonio, o cirurgião-geral Luciano Bastos Moreira, 64 anos, que também almoçava no local, tentou fazer Pires cuspir o alimento que o engasgava, mas não conseguiu. O homem já revirava os olhos e ia morrer, quando o cirugião pediu autorização para fazer uma traqueostomia. Desesperadas e em prantos, a mulher e a filha de Pires autorizaram.
       A partir daí, o que se viu foi emocionante. O médico deitou o paciente no chão, cortou cerca de dois centímetros do pescoço do idodo, com uma faca de serra, e usou uma caneta sem carga para deixar o ar passar. Pires reagiu e, ainda com a caneta no pescoço, foi levado para o Pronto Socorro, onde o pedaço de carne foi retirado, sem a necessidade de nova cirurgia.


        No começo da noite, já de volta do hospital, o empresário José Fernando Pires recebeu a visita do médico, para uma troca de abraços (foto).
       O proprietário Jorge Aita, disse que nos 77 anos de existência do restaurante, nunca se viu uma cena tão emocionante. Especialmente quando todos se levantaram e bateral palmas, enquanto o idoso era carregado para a ambulância, já reagindo graças a ação do cirurgião Luciano Bastos Moreira.

Cianorte empata e segue invicto

        Certamente o empate do Cianorte (0 a 0) em casa, ontem com o Mogi Mirim, não foi o resultado que a torcida do Leão do Norte queria. Mas o time norte-paranaense continua lider do Grupo A7 e cumpre uma das melhores campanhas da Série D do Campeonato Brasileiro. Com 17 pontos (5 vitórias e 2 empates) em sete jogos, está garantido na segunda fase do certame.
No outro da rodada pelo Grupo A7, disputado sábado à noite, o Marília derrotou o Concórdia(SC) por 1 a 0. A classificação está assim: 1º-Cianorte, 17; 2º-Mogi Mirim,11; 3º- Cerâmica (RS), 7; 4º- Marília, 5; e 5º- Concordia, 4 pontos. Na próxima rodada, o Cianorte descansa. Vão jogar Mogi Mirim x Marília, no sábado à noite, e Concórdia x Cerâmica, domingo à tarde em Santa Catarina.





Uma seguidora muito importante

         Recebo com muita alegria e orgulho a inclusão de uma nova seguidora no Blog do Flávio Campos. Ela nos acompanha em Charlotte, na Carolina do Norte, Estados Unidos e chega assinando como Panda Lemon. Até demorei alguns instantes para identificá-la, mas consegui. É a amiga Xanda Lemos que conheci em Curitiba, através de meu filho Zé Ivan. Xanda é uma talentosa roqueira, musicista, compositora, guitarrista e cantora de primeira. Tenho alguns trabalhos seus. Sou gamado na música "Bianca", que ela fez em parceria com Rafael Rodrigues, e que abre o EP "Lugares Comuns", da Banda Criaturas. Mostrou sua arte em outras bandas curitibanas, como "os Gianninis", até transferir residência para os Estados Unidos.


        Xanda (ou Panda) é mestranda em Estudos Latino Americanos pela UNC Charlotte (Universidade da Carolina do Norte), onde atualmente atua como professora de português. É vidrada em música, literatura, história cultural, América Latina, astronomia e filosofia. E além de tudo isto é uma mulher gentil e muito bonita. Fico extremamente feliz com seu prestígio ao nosso Blog. Um beijão, Xanda.

Vai ser difícil segurar o Galo

        Terminados os Jogos Olímpicos vamos voltando nossas atenções para o Brasileirão, que continua com um rítmo estranho, com vários time grandes lá embaixo, mas nenhum pequeno surpreendendo positivamente, como costuma acontecer todos os anos. Não tem nenhuma "zebra" assustando até aqui. Os dez primeiros colocados são todos times do primeiro escalão. Mas o que espanta mesmo é ver clubes tradicionais em situação perigosa, como Santos, Coritiba e Palmeiras, entre outros.
          É sempre assim, time grande não acredita que pode cair e vai levando aos trancos e barrancos. Quando se toca que está no perigo, aí já não dá mais tempo de consertar.


           Quanto a liderança do Atlético Mineiro, entendo que está na hora de levá-la mais a sério. Nos acostumamos a ver times mineiros correndo tipo "cavalo paraguaio", largando na frente e depois se entregando. Também sabemos que o Cuca não é um técnico realmente ganhador.  Mas o Galo não mostra sinais de desgaste, e o campeonato já está quase na metade.  Se deixarem ele vencer mais uns três ou quatro jogos, será muito difícil alcançá-lo depois.
            Se o Ronaldinho Gaúcho continuar com o pé no fundo e o goleiro Victor não começar a tomar os seus frangotes (que nós gremistas conhecemos bem), o Atlético pode disparar ainda mais. Tem três pontos de vantagem e jogou uma partida a menos que seus perseguidores. A situação é muito confortável.