Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sábado, 28 de outubro de 2017

Time em greve mete 3 a 0 no Tubarão !


        O lanterna ABC montou um time de garotos e acabou com o sonho do Londrina de ainda chegar ao G4 da Série B

             Erivelton vai cruzar da direita para o garoto Matheus marca o primeiro gol da partida



                    Que vergonha, hein ?  Desta vez foi demais. O Londrina "conseguiu" ser goleado pelo ABC, que vive uma das piores crises de sua história. Além de ser o lanterna da Série B, viveu uma semana de greve (ainda não solucionada totalmente) e de queda da diretoria, com a saída de presidente e vice. E ainda sem treinar para a partida.

                       Com um time de garotos formados na base, o ABC meteu 3 a 0 no Tubarão que, no primeiro tempo, não deu um chute sequer a gol. E os potiguares já fecharam esta etapa ganhando por 1 a 0, através do menino Matheus, no lance da foto acima.

                         E, como os londrinenses continuaram não jogando nada, o ABC fez mais dois gols. O segundo veio logo aos 2 minutos, num lance individual de outro garoto, Fessian. E tinha mais: desta vez até o goleiro Cesar falhou, saindo mal numa cobrança de escanteio e dando chance a Dalberto de marcar o terceiro gol. 



                            Foi disparado a pior apresentação do time comandado por Claudio Tencati na temporada.   Tivemos outros maus jogos, mas nenhum tão ruim como o desta tarde no Estádio Frasqueirão, em Natal.



                             Certamente vai aparecer gente dizendo que o Londrina "entregou" o jogo para ajudar o ABC a escapar do rebaixamento. Um absurdo, mas esse time do Tubarão dá motivo para estas especulações maldosas.   

       Público: 1.216 pagantes / 895 sócios.
 Renda: R$ 25.605,00
Vettel é o pole no México


              Sebastian Vettel fez a volta mais rápida durante o Q3 na qualificação para o Grande Prêmio do México para conseguir sua pole de nº 50 na F1.    O piloto da Ferrari, Vettel, superou Max Verstappen da Red Bull após os primeiros stints no Q3, e terminou 0.086s à frente do rival da Red Bull.

               Vettel, 66 pontos atrás do líder do campeonato Lewis Hamilton, com 75 ainda para serem disputados nas últimas três corridas, prometeu “atacar” durante a corrida desse domingo na tentativa de prolongar a luta pelo título para o próximo GP, no Brasil.

              “Foi uma volta muito boa, tenho que dizer, estou muito feliz”, disse Vettel.  “É muito difícil aqui, muito escorregadio, é difícil conseguir tudo numa única volta.  “Eu tinha um pouco (de vantagem) no primeiro setor, consegui entender isso, então tive um bom começo.  Mas errei na Curva 6, e quase perdi lá, tive que voltar para primeira marcha, mas não perdi tempo.    “Então eu sabia que no último setor se eu pudesse apenas mantê-lo limpo e cruzar a linha deveria ser o suficiente, e era” - disse Vettel sobre a pole.
                  Nas suas perspectivas para a corrida e o título, Vettel disse: “Amanhã veremos, não está dentro do meu controle como eu gostaria, então depende do que vai acontecer com Lewis. Mas vamos tentar, atacaremos e veremos o que podemos fazer.  Nós merecemos um bom resultado, a Ferrari merece um bom resultado, vamos ver o que podemos fazer amanhã”.

 Temer passou por cirurgia
e fica até segunda internado



                O presidente Michel Temer deve ficar internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, até segunda-feira. Ele passou a noite em uma unidade de terapia semi-intensiva, após cirurgia de raspagem na próstata feita na noite de sexta-feira. No início da manhã deste sábado, o presidente foi transferido para um quarto no hospital. Segundo o médico Roberto Kalil Filho, o Temer "está muito bem" e deve voltar ao trabalho na quarta-feira.



               Embora tenha apresentado recentemente uma obstrução leve na artéria coronária, Temer não deve fazer nenhum tratamento cardíaco por enquanto. Os remédios para o tratamento dos problemas urológicos, segundo Kalil, afinam o sangue e podem prejudicar o quadro atual.  "O cateterismo vamos deixar para o futuro. Primeiro vamos resolver a próstata" — explicou o médico.



            Temer foi diagnosticado com um quadro de retenção urinária devido ao aumento do tamanho da próstata (hiperplasia prostática benigna), segundo o Palácio do Planalto.
Ele chegou ao Sírio por volta das 20h30 de sexta para dar continuidade ao tratamento iniciado em Brasília na quarta-feira, quando ele sentiu um desconforto. No mesmo dia, a Câmara dos Deputados decidiu não dar seguimento à denúncia de corrupção contra o presidente por corrupção.

            Na cirurgia de sexta, que durou cerca de duas horas, os médicos fizeram um exame chamado cistoscopia, para avaliar uretra, prótata e bexiga. Na sequência, procederam a raspagem da próstata para desobstruir o canal da uretra.

         O urologista Miguel Srougi afirmou que Temer havia passado por um procedimento semelhante há sete anos. Para o médico, é comum que pacientes idosos que já fizeram essa cirurgia voltem a ter o problema. Srougi afirmou que, no domingo, os médicos devem retirar a sonda. Segundo ele, uma biópsia não identificou câncer: " Foi feita uma biópsia por precaução e não tinha foco de câncer. E a bexiga estava normal" — afirmou o urologista.

Evo Morales não vem mais !

     
Devido à internação do presidente Michel Temer, foi cancelada a visita oficial ao Brasil do presidente da Bolívia, Evo Morales. O Ministério das Relações Exteriores divulgou nota informado que "a visita ao Brasil do presidente da Bolívia, inicialmente marcada para esta segunda-feira, 30 de outubro, foi adiada para data próxima, a ser negociada entre as duas chancelarias".

Teleton 2017
É sempre uma festa emocionante


                                Entrei a  madrugada assistindo com muita emoção o início do Teleton 2017 no SBT. Mais uma vez uma festa completa e feliz. Vi grandes momentos, desde a apresentação de Eliana, que comandou o início do programa.  E coube a linda Claudia Leitte abrir a parte musical do espetáculo.  A cada ano, o Teleton fica melhor.

                               Entre as muitas surpresas, a cantora londrinense Ana Vilela viveu um momento de luxo, cantando o seu grande sucesso "Trem Bala" junto com o consagrado cantor Daniel e com o padre cantor Fábio de Melo. Foi mesmo muito lindo. 

                                 Destaque para a presença de Rodrigo Faro, apresentador da Record, que inclusive cantou junto com Eliana, num número muito aplaudido.

                               O Teleton está comemorando 20 anos e tem como meta arrecadar 26 milhões de reais para a AACD.  E para conseguir obter a quantia, o SBT escalou um elenco de peso que promete chamar a atenção do público e conseguir alcançar o valor estimado. E testemunhei o recebimento de um cheque de R$ 1.250.000, 00, enviado pelo Bradesco. 
 A vice-presidente da Espanha
assume a tumultuada Catalunha

                                                                 

                    O governo da Espanha decretou que a vice-presidente espanhola,  Soraya Sáenz de Santamaría (foto) vai assumir as responsabilidades do presidente da Catalunha Carles Puigdemont até o fim do ano, após a destituição do líder na sexta-feira, de acordo com os decretos do Boletim Oficial do Estado publicados neste sábado. A decisão da Espanha de intervir na Catalunha veio depois de a região se declarar uma nação independente, na crise política mais grave da Espanha desde seu retorno à democracia há quatro décadas.

                  "Em conformidade ao estabelecido no artigo 20 da Lei 50/1997, de 27 de novembro, do Governo, o Presidente do Governo da Nação delega as funções que se atribuem o artigo 3 deste Real Decreto à Vice-presidente do Governo e Ministra para as Administrações Territoriais" - diz o documento oficial.

               O delegado do governo central na Catalunha, Enric Millo afirmou neste sábado que as autoridades regionais aceitarão todas as medidas anunciadas por Mariano Rajoy, presidente do governo espanhol. Ele o reconheceu como "autoridade máxima da Catalunha" no momento, segundo os decretos acordados pelo governo central e publicados na madrugada deste sábado no BOE.
           " Entendo que o que farão é acatar esta decisão e permitir que, através de algumas medidas que se tomam com serenidade e prudência, recuperaremos a legalidade democrática, quebrada ontem no Parlamento (catalão)" — afirmou Millo em entrevista à Catalunya Ràdio.



Fachada de um prédio desaba
  no centro da capital gaúcha


                       Parte da fachada de um prédio em  obras na Avenida Alberto Bins, na esquina com a Rua Coronel Vicente, no Centro Histórico, em Porto Alegre, desabou na manhã deste sábado. Quatro veículos que estavam estacionados foram atingidos e acabaram danificados. Embora o local seja de grande movimento, ninguém passava pela calçada no momento da queda e não há feridos.

                         O técnico em enfermagem Bruno Sesterheim estava dentro de um dos veículos atingidos pelo desabamento. Ele conta que aguardava a abertura de uma loja e pensou que se tratava  de um acidente.

                           " Foi tudo muito rápido. Ouvi um barulho forte e achei que fosse um acidente de trânsito. Logo em seguida, o pessoal que estava próximo me ajudou a sair do veículo "– contou Sesterheim.

                             O prédio onde aconteceu o desabamento tem quatro andares. No térreo, há lojas de acessórios e de computadores. No local, também funciona um curso profissionalizante.

                               O Corpo de Bombeiros isolou o local e retirou os pontos onde ainda havia risco de queda. Conforme o capitão Rafael Venturella, a obra não possuía um engenheiro responsável, nem alvará:
" Isso é o jogo de sete erros. A obra é irregular, não tem alvará dos bombeiros, não tem engenheiro responsável, colocaram sobrepeso onde não podiam, os empregados não tinham material de proteção... Por sorte, não temos nenhuma vítima."
                   Os responsáveis pelo prédio foram ao local e acionaram uma empresa terceirizada para instalar tapumes e fazer a limpeza. O trânsito na avenida está bloqueado, e a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) desviou o tráfego na região. 
                  Uma perícia será realizada para identificar os motivos do desabamento. A obra foi interditada, e os responsáveis serão multados. Eles terão de encaminhar procedimento junto à prefeitura para que possam retomar os trabalhos.

     

Peça com Jesus travesti é suspensa

                         por liminar em Salvador



                   O espetáculo teatral  "O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu", que integra a programação do Festival Internacional de Artes Cênicas da Bahia (FIAC)  teve sua apresentação suspensa no final da tarde de ontem. A decisão partiu de uma liminar da 12ª Vara Cívil de Salvador, concedida pelo juiz Paulo Albiani Alves, e impediu que a Fundação Gregório de Mattos(FGM) , administradora do Espaço Cultural da Barroquinha, onde a peça seria apresentada, a exibisse.

                   Protagonizado pela atriz, professora e ativista Renata Carvalho,  que é transexual, a montagem questiona o que aconteceria se Jesus voltasse ao mundo na pele de uma travesti. O espetáculo – que chegou a ser exibido na noite de quinta (26)  – é uma mistura de monólogo e contação de histórias em um ritual que traz Cristo ao tempo presente, na pele de uma travesti
                   Na montagem, histórias bíblicas conhecidas são recontadas em uma perspectiva contemporânea, propondo uma reflexão sobre a opressão e intolerância sofridas por transgêneros e minorias em geral. A identidade travesti é elemento chave do espetáculo, que busca a transformação do olhar diante de identidades marcadas pelo estigma e pela marginalização. A direção é de Natalia Mallo,  artista  nascida na Argentina e residente em São Paulo, que tem desenvolvido projetos de colaborações internacionais para trabalhar na interseção de arte, educação e sociedade.

                   Procurada pela equipe de reportagem do CORREIO, a protagonista e a diretora do espetáculo  afirmaram que só se manifestariam no sábado (28), depois que se informassem melhor sobre a questão. Vale salientar que a peça também foi proibida no Sesc Jundiaí (SP), em circunstâncias muito parecidas com as de Salvador, por liminar concedida pelo juiz Luiz Antonio de Campos Júnior, atendendo a um pedido que já vinha sendo articulado há alguns dias por grupos  religiosos.
                   De acordo com o presidente da FGM, o diretor teatral Fernando Guerreiro, 51 anos, a liminar chegou estrategicamente depois das 17h, impossibilitando qualquer movimento no sentido de derrubar a decisão. “Só na segunda-feira poderemos fazer algo para impedir a continuidade desse movimento absurdo de censura”, disse Guerreiro. Com 40 anos de carreira, o diretor se disse chocado com a iniciativa que fere princípios democráticos. “A classe artística e a sociedade precisam frear essa movimentação de censura que tem repercussões gravíssimas, não só para a classe artística, mas para a liberdade democrática”, completa.