Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

E agora, Mano ?

              É lógico que vai estourar muita coisa na cabeça do técnico Mano Meneses. Afinal, tomar 5 a 1 do Santos e levar um "olé" de 34 passes (por mais de dois minutos), é demais para o Corinthians. E a torcida já vinha magoada, porque há uma semana o Timão havia perdido duas vezes no mesmo dia, no Pacaembu. Pela manhã, do próprio Santos, na decisão da Copa São Paulo de Juniors, e à noitinha para o São Bernando, pelo Paulistão. E agora, este vareio de bola na Vila Belmiro. A fase está mesmo muito braba.
                                               
             O que muita gente está achando é que Mano Meneses errou ao querer alterar rapidamente o esquema de jogo do time. Certamente para que todos esquecessem Tite, que até hoje continua na cabeça de muitos corinthianos. Uma coisa é certa: com o esquema medroso que Tite vinha mantendo, o Timão não teria levado cinco do Peixe.
               O difícil será reerguer o Corinthians agora. O que fazer ?  Reformular tudo ? Dispensar jogadores e contratar reforços ? O fato que ninguém mais está aguentando alguns jogadores, como Pato e Sheik. Também Paolo Guerrero e Romarinho estão sendo duramente criticados. Mas todos são jogadores que têm história no clube, foram campeões e ídolos da Fiel. O próprio Mano Meneses foi recontratado agora porque fez um grande trabalho no passado.
                Uma coisa é certa: todo o cuidado será pouco daqui para a frente. Outro vexame como esse provocará uma tragédia total. E aí vai cair todo mundo. Especialmente quando o Corinthians se prepara para inaugurar seu estádio, não há mais lugar para derrotas como esta.
           

Libertadores: Fogão começa mal

          O Botafogo esperou 18 anos para voltar à  Copa Libertadores, e acabou decepcionando no retorno. Jogando muito mal, o Fogão foi amplamente dominado pelo Deportivo Quito, ontem à noite, no Estádio Olímpico Atahualpa. A desculpa é a altitude de 2.800 metros, mas a verdade é que se esperava mais do alvinegro carioca. Nem os reforços Jorge Wagner(foto) e Tanque Ferreyra conseguiram empurrar o time para um resultado melhor.
                           
           Estupiñan, aos 18' do primeiro tempo fez o único gol do jogo. A defesa brasileira falhou e o goleiro Jefferson deu um tapa esquisito na bola, que sobrou para o equatoriano marcar. O placar de 1 a 0 foi justo. Acho até que ficou barato.
            Com a derrota, e sem marcar gol fora de casa, o Botafogo vai ter que vencer por dois gols de diferença no jogo da volta, quarta-feira próxima no Rio. Mas não será uma tarefa fácil.

Que saudade do Paulo Bayer

       O Atlético Paranaense poderia ter voltado do Peru com um empate, mas acabou derrotado pelo Sporting Cristal, por 2 a 1. Faltou experiência ao time atleticano. Faltou Paulo Bayer. O Furacão levou um gol no primeiro tempo, marcado por Avila. Achei até que a posição do peruano era duvidosa no lance.
                                  
       Mas a reação veio no segundo tempo. O Atlético pressionou e empatou com um gol de penalti, cobrado pelo artilheiro Ederson. Foi então que sobrou ingenuidade. O técnico espanhol Portugal mandou o rubronegro forçar atrás do segundo gol e acabou sendo surpreendido. Num penalti, Lobaton fez o segundo gol dos incas, garantindo a vitória. Acho que Paulo Bayer teria segurado o time e garantido o empate.
        De qualquer forma, o Furacão só precisa ganhar por 1 a 0, na semana que vem em Curitiba, para passar à fase de grupos da Libertadores. Não é tão difícil assim.

Protesto idiota

        Só em janeiro, 40 ônibus foram incendiados em São Paulo. O que é que esses caras pensam que vão conseguir botando fogo em ônibus. Será que eles ainda não se deram conta de que o povo é que vai pagar esse prejuízo no final das contas ?
       Passagens vão subir, por conta do que as empresas estão perdendo com esses incêndios. No fim, sempre que sai perdendo é o povo, podem crer.
 

Pérolas que o Facebook nos traz


          A críticas ao esquema da Copa do Mundo também estão presentes no Facebook. Aqui, a postagem do amigo Anibal Vieira da Cruz