Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Willian José - que jogador é esse ?

      Até pouco tempo atrás, ninguem conhecia Willian José. De repente, esse menino surgiu fazendo gols e agora já é o artilheiro do Paulistão. Hoje à noite, ele fez os três gols do São Paulo na vitória de 3 a 1 sobre o Paulista de Jundiaí, no Morumbi. E no finzinho do jogo foi expulso. Ele só tem 20 anos, é natural de Porto Calvo, Alagoas, e começou a jogar nas categorias de base do CRB. Veio então para o Grêmio Prudente, onde se profissionalizou em 2008 e jogou até 2011, quando o Tricolor foi buscá-lo. Ainda não se considera titular, mas já fez 7 gols neste Paulistão.
  Na partida desta noite, ele  marcou o primeiro de penalti, aos 12 minutos. E cinco minutos depois já fez o segundo, de cabeça. No segundo tempo, o São Paulo perdeu Paulo Miranda, expulso, mas Willian José fez mais um, aos 31 minutos, na jogada de Lucas.  O Paulista ainda dominuiu, com Reinaldo aos 36', e quando o jogo estava terminando,  Willian resolveu entrar com violência em Junior Alves. Foi expulso direto.
        Mais uma vez os torcedores foram pra casa se perguntando; "Que jogador é esse ?"

Lindemberg pegou quase 100 anos

               Acabou o julgamento que agitou o ABC Paulista durante toda a semana. Lindemberg Alves (foto),  25 anos, aquele que matou a namorada de 15 anos, em 2008, com transmissão praticamente direta de TV, foi condenado a 98 anos e 10 meses de prisão em regime fechado. Eloá Pimentel foi morta com dois tiros, lá mesmo em Santo André.
                A pena não será cumprida, porque no Brasil, ninguem pode ficar mais de 30 anos preso. Mas, pelo menos, não se pode dizer que a Justiça não foi feita. A sentença foi dada pela juiza Milena Dias, depois que os jurados condenaram o réu.
            O que mais chamou na atenção durante o julgamento foram as discussões da advogada de Lindemberg, Ana Lúcia Assad, com a juiza Milena. O público ficou contra Ana Lúcia, mas pessoalmente acho que ele fez o que podia fazer para amenizar a pena de Lindemberg, reconhecidamente um idiota culpado. Chegou a mandar a juiza voltar a estudar. Agora, Milena Dias vai representar na Justiça contra a advogada.   

Billy está de volta à cidade

          Depois de se desligar do Paranavaí, o fisicultor Billy de Paula está de volta a cidade, com suas multiplas atividades. Hoje no final da manhã, ele me fez uma rápida visitinha. Sempre gentil e amigo. Billy deixou o Paranavaí, quando o técnico Itamar perdeu o cargo no Vermelhinho. Uma questão de lealdade. Mas a vida vai seguir, e logo Billy deverá emprestando sua eficiência a outra agremiação da região.
          Por falar em Paranavaí, o clube dispensou mais dois jogadores: os meias Tatico e Carlos Alberto. Mas o lateral Rodrigo Grasso, o volante Mineiro, o atacante Souza e o meia Rodrigo Broa estão prontos para estrear. Também está chegando o zagueiro Alex Noronha.
           Os dirigentes do ACP não se conformam com a campanha ruim que o time vem fazendo e se movimentam  para que já contra o Toledo, em casa no domingo, o Vermelhinho alcance a reabilitação.

Vergonha pura na estréia

           Os resultados que os três grandes do futebol brasileiro conseguiram ontem, estreando na Libertadores, foram vergonhosos. Afinal, Corinthians, Flamengo e Santos eram apontados como as grandes forças do País na competição, e esperava-se que começassem ganhando.
            Perder para The Strongest  e empatar com Lanus e Deportivo Táchira é muito pouco para o nosso futebol. Se ainda tivessem jogado contra o Boca Junior ou o Peñarol, a gente poderia aceitar. Depois de tanta frescura, poupando jogadores e contratando reforços, nossos clubes tinham obrigação de ganhar destas equipes de menor expressão. 
             E ainda teve gente falando em "empate heróico" ou em supostos prejuizos causados por más arbitragens. Nada desculpa estréias tão ruins dos nossos principais representantes no torneio.

Folia começa amanhã

          Hoje já existe barulho em muitos lugares do País, mas o Carnaval Brasileiro de 2012 começa oficialmente amanhã, com o início dos desfiles de escolas de samba, trios elétricos e blocos. Felizmente, os movimentos de greve aparentemente se acalmaram, e todo o Brasil poderá comemorar a vontade nossa maior e mais legítima festa popular.
          A festa vai injetar mais de R$ 2 bilhões no País. O Rio receberá 850 mil turistas; Salvador terá 500 mil visitantes; e Recife 690 mil. Ouro Preto(MG), Olinda(PE), São Luiz (MA) e Manaus (AM) também deverão receber um número significativo de turistas. E ainda tem gente que é contra o Carnaval.
         

          

Segundona começa dia 1º de Maio

             O Paraná Clube brigou até o final para que o início da Segunda Divisão Paranaense fosse antecipado. Mas no Arbitral realizado hoje na sede da Federação, ficou definido que a competição só será iniciada no dia 1º de Maio. A reunião, comandada pelo vice-presidente da FPF, Amilton Stival,  foi marcada por divergências e confusões.
              A Federação ainda propôs que o certame fosse iniciado no dia 18 de abril, mas a maioria dos clubes não concordou. Ficou então confirmado que a Segundona começa no dia 1º de maio e termina no dia 29 de julho. Os londrinenses Cincão e Junior Team vão participar da competição.

Arbitrou tentou derrubar o Cianorte

                Os amigos que me conhecem bem, sabem que eu não sou muito de ficar acusando os árbitros de roubar para os times da Capital. Não concordo com esta mania de perseguição que muitos sustentam. Mas o que eu vi ontem, no jogo Cianorte x Coritiba (foto), me assustou. O árbitro Edivaldo Elias da Silva fez de tudo para que os coxas vencessem a partida. Poucas vezes eu vi uma arbitragem tão desonesta no futebol paranaense. Ele estragou um jogo que era muito bom.

                 Enquanto o Coritiba estava ganhando, o jogo corria normalmente. Mas, quando Cianorte alcançou o empate, Edivaldo começou a prejudicar o time interiorano sistematicamente, inventando marcações, invertendo faltas e botando pressão nos jogadores do Leão do Vale do Ivaí.  O penalti cavado por Rafinha, foi vergonhoso. Se alguém fez falta no lance, foi o jogador curitibano. E fora da grande área. Mas o goleiro Fabrício defendeu a cobrança mal feita de Rafinha e estragou o "esquema".
                  E a expulsão de Cleiton foi outro absurdo cometido por Edivaldo Elias da Silva, que obrigou o Cianorte, com apenas 10 homens,  a recuar em campo para manter o empate. Só faltou o juiz marcar o gol da vitória para os curitibanos. Só quero ver se a Federação vai colocar o Edvaldo na geladeira.
                 

Olha o povo iludido, outra vez

              O Londrina encontrou um time pior que do que ele e, finalmente, conseguiu ganhar um jogo fora de casa. Custou, hein ? Mas ganhou e isso é o que importa. A  cabeça das pessoas mudou de ontem para hoje. O companheiro Fiori Luis, que ontem estava extremamente preocupado com a possibilidade de voltar à Segundona Paranaense,  já está até fazendo as contas para o Tubarão conseguir uma vaga para a Série D Nacional.
               Até o amigo Rogério Fischer já está programando sua volta ao Estádio do Café, pra ver o jogo com o Roma, domingo que vem. Se o Tubarão ganhar de novo, todo mundo fica por lá mesmo, pra ver o carnaval no autódromo. Pode ser um domingo alegre.
                Assisti a partida de Ponta Grossa. Não vou me empolgar com o resultado. O Operário é muito ruim. Coitado do Lio, que certamente não vai ficar muito tempo por lá. O Tubarão mostrou muita raça e um pequeno acréscimo técnico com a entrada de Thiago Santos e a boa fase de Alexandre, Ayrton e Danilo. E foi só. Não dá para achar que o time está bom e que vai subir no campeonato. Pode até ganhar do Roma, que é outro perna de pau, mas não tem condições de ir muito mais longe.
                 A SM Esportes é que deve estar adorando a situação. O povo está contente com o time e, assim, ninguém vai cobrar a contratação de reforços. Mas eu vou. Com esse time que está aí, ainda vamos viver muitos momentos de aflição neste campeonato. Quem viver, verá.
                

                

Timão empata. Flamengo também

              Estreando na Copa Libertadores, o Corinthians conseguiu um dramático empate, nesta quarta-feira à noite, em Táchira, na Venezuela. O Timão perdia por 1 a 0 desde os 21 minutos do primeiro, mas no final do jogo, já nos acréscimos, conseguiu empatar numa cabeçada de Ralf. Mas não foi boa a atuação dos corinthianos. O gol dos venezuelanos foi marcado por Sergio Herrera

          O Flamengo também só conseguiu empatar na sua estréia na Libertadores. E saiu ganhando, com um gol de Léo Moura no finalzinho do primeiro tempo. Entretanto, na segunda fase, o Lanús da Argentina conseguiu empatar, com um gol de Carranza. Depois, os cariocas suportaram a pressão para garantir o bom empate.  Ronaldinho Gaúcho (foto) foi o mais visado pela imprensa e pela torcida argentina.

Tubarão ganha fora de casa

               Finalmente, o Londrina conseguiu uma vitória fora de casa. Derrotou o Operário, em Ponta Grossa, por 2 a 0, com gols de Flávio (de penalti) e Arthur aos 48 minutos do segundo tempo. Não foi uma grande apresentação, mas o Tubarão mostrou raça e tirou proveito da fragilidade dos pontagrossenses. No decorrer desta quinta-feira, conversaremos mais sobre o resultado que alivia momentaneamente o time alviceleste.


****** Em Cianorte, bem que o árbitro tentou ajudar o Coritiba, inventando um penalti e expulsando o jogador Clayton. Mas o goleiro Fabrício defendeu o penalti mal cobrado por Rafinha e garantiu o empate de 1 a 1, gols de Junior Urso para o Coxa e Felipe Pinto para o Leão.


****** Como previ ontem, o Arapongas encontrou dificuldades em Toledo e perdeu por 2 a 0, com dois gols marcados por Guilherme, um logo aos 2 minutos de jogo e o outro quando faltavam 2 minutos para a partida terminar. O time de Dario Pereyra parece estar caindo.

****** Já o Rio Branco, ao contráriodo Arapongas, está subindo na tabela. Hoje, jogando em casa, o Leão da Estradinha despachou o Paranavaí, por 1 a 0. O gol foi de Matheus, aos 39' do primeiro tempo.

****** E o Roma não vai mesmo.Tinha tudo para embalar, ganhando bem do lanterna Iraty, mas só empatou por 2 a 2. Fábio e Pedro Ivo marcaram para os apucaranenses, enquanto Paraiba e Quirino fiozeram os gols do Azulão.