Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quinta-feira, 17 de abril de 2014

E o Barcelona despencou mesmo

     
                 Uma semana depois de eliminado da Liga dos Campeões e de perder para o modesto Granada, pelo Campeonato Espanhol, o Barcelona mostrou ontem que está realmente despencando. Com outra atuação pálida de Lionel Messi e seus companheiros, o Barça perdeu a Copa do Rei da Espanha, ao ser derrotado por seu grande rival Real Madri, por 2 a 1.
                                          
 
                Bem que o brasileiro Neymar (foto) tentou reverter a situação, correndo muito em campo. Mas ele também está azarado, pois no último minuto da partida fez tudo certinho para tentar chegar ao empate e à prorrogação. Mas a bola bateu na trave de Casillas e não entrou.  A fase está braba.
                O jogo foi disputado no Estádio Mestalla, em Valência. Di Maria fez 1 a 0 para o Real, mas Bartra empatou para o time catalão. Foi então que Gareth Bale fez um golaço, arrancando do seu campo e marcando o gol do título.


                                    AS CRÍTICAS QUE VEM DE FORA
       Meu primo Mário Costa me manda de Pelotas esta foto do Carnaval na Alemanha, que nos mostra um carro alegórico em que aparecem o presidente da Fifa Joseph Blatter e a presidente do Brasil Dilma Rousseff. Eles estão pilotando um Rolo Compressor que passa sobre os pobres e suas favelas, em nome da Copa do Mundo que será disputada no próximo mês.
         A idéia do carnavalesco que criou o carro certamente teve duplo sentido: propagar uma imagem negativa em relação ao padrão de moradias no Brasil, e insinuar que o governo brasileiro está esmagando o povo brasileiro em favor da Copa, através do desvio de dinheiro que deveria ser aplicado em obras sociais, mas está sendo gasto com estádios.
 

As durezas da Copa Libertadores

        Pelo visto nos três jogos disputados ontem à noite, abrindo a fase, as oitavas-de-final da Copa Libertadores serão duríssimas.  A começar pelo Cruzeiro, que eu julgava que fosse ter facilidades. Escapou de perder para o Cerro Porteño do Paraguai aos 48m45s do segundo tempo, com um gol de Samudio, que por sinal é paraguaio.
         Jogou mal o time mineiro. Aliás, o Cruzeiro nunca me enganou. Quando conquistou o título do Brasileirão e a imprensa "encheu a bola" dele, eu escrevi aqui que não era tudo aquilo.  Ontem foi envolvido  pelo Cerro em boa parte do jogo, especialmente no toque de bola.  O time dirigido por Arce (ex-jogador do Grêmio, do Palmeiras e da Seleção Paraguaia) mostrou predicados. É uma equipe arrumadinha, que levou um "castigo" no finalzinho da partida, depois de comandar o placar desde os 31 minutos do primeiro tempo, quando Angel Romero abriu o marcador.
        Vejo o Cruzeiro com muitos problemas. Borges está voltando muito mal, sem movimentação. E Lucas Silva, Élber, Willian e mais uns outros dois ou três são jogadores limitados. O próprio Dedé, sempre tão badalado, não me passa confiança. Penso que o Cruzeiro não irá longe nesta Copa, mesmo que consiga derrotar o Cerro em Assunção, o que eu já acho bem difícil.
          Mas outra duas partidas nos mostraram a dureza que será a competição, daqui em diante. O Lanus, da Argentina só conseguiu virar o jogo (2 a 1) em cima  do Santos Laguna, do México, aos 50 minutos do período complementar.
           E o Bolívar foi buscar um 2 a 2 com o Leon, lá no México. Assim, os bolivianos jogarão por um novo empate de 0 a 0 ou 1 a 1, no jogo da volta, quando terão a ajuda da altitude de La Paz.