Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

segunda-feira, 18 de março de 2013

A Foto do Dia



             Os dois são argentinos, mas desde 2010 não se encontravam. Hoje, no Vaticano, o Papa Francisco recebeu sua compatriota Cristina Kirchner, presidente do vizinho país. Existe uma rivalidade entre os dois, por divergência de pensamentos. Mas parece que tudo ficou em paz neste encontro. Francisco agradeceu os muitos presentes que lhe foram enviados por Cristina, e até beijou a presidente no rosto.  Ela pediu a ele que interceda  junto ao Reino Unido para que os dois países negociem a questão da soberania das Ilhas Malvinas.
                No aperto de mão do Papa com a presidente argentina, fica claro que tudo está bem entre eles. É a nossa Foto do Dia.
 

        

Deu "zebra" na Copa do Nordeste

           Os grandes times do Nordeste, especialmente os de Recife e Fortaleza cairam do cavalo. O Campinense, que é de Campina Grande, cidade interiorana da Paraíba, ganhou ontem a badalada Copa do Nordeste, a mais importante competição que se disputa nhaquela região do País.
           E conquistou o título derrotando outra equipe interiorana, o alagoano ASA, que é de Arapiraca.  No jogo final, disputado no Estádio Amigão, em Campina Grande, 2 a 0 para os paraibanos, gols marcados por Jefferson Maranhense e Ricardo Maranhense. No jogo de ida, em Arapiraca, o Campinense, que é dirigido por Oliveira Canindé,  já havia ganho por 2 a 1.

                                                   A festa do rubro-negro paraibano

Um domingo do jeito que eu gosto

         Só eu mesmo pra curtir deste jeito um domingo chuvoso. Televisão ligada na RPC (Globo) para ver atentamente mais um jogo do Londrina no Campeonato Paranaense. Outra boa vitória do surpreendente.
         Mas, como bom pelotense, não descuidei das coisas da minha terra. Pelo rádio, via Internet, curti no mesmo horário de Londrina x Nacional a largada da Segundona Gaúcha. Sou vidrado por futebol do Interior, especialmente o lá do Sul, sempre brigado e vibrante. E o Grêmio Atlético Farroupilha, terceiro time de Pelotas (minha cidade), estreou muito bem derrotando, em seu Estádio Gal.Nicolau Fico, o Guarany de Camaquã, por 1 a 0.


        O jogo é esse aí da foto acima, com o Farroupilha jogando todo de verde e o Guarany de azul e branco. Para aumentar a emoção, o gol da vitória só veio aos 30 minutos do segundo tempo, através do zagueiro Claiton.
        O outro representante pelotense na Segundona Gaúcha é o famoso Brasil de Pelotas, que já foi terceiro do País, em 1985, naquele ano em que o Coritiba foi o campeão.  Por causa da chuva, o jogo que o Brasil disputaria em Santa Maria, contra o Riograndense local, foi adiado. No próximo domingo, Brasil e Farroupilha fazem um clássico pelotense na Segundona.
        Como curiosidade, aqui vão os outros resultados da rodada de abertura da Segunda Divisão do Rio Grande do Sul:  Avenida (Santa Cruz do Sul) 2 x Gaúcho (Passo Fundo) 1, Aymoré (São Leopoldo) 2 x Ypiranga (Erechim) 1, Panambi  1 x Inter(Santa Maria) 0, Brasil (de Farroupilha) 2 x Riopardense 0, São Paulo (de Rio Grande) 2 x Glória (Vacaria) 0 e Santo Ângelo 0 x Frederiquense (de Frederico Westphalen) 0.

                                                           .o.o.o.o.o.o.o.

PRIMEIRA DIVISÃO - E no começo da noite, pra fechar o bom domingo, ouvi (ainda pela Rádio Pelotense) a estréia do Esporte Clube Pelotas na Taça Farroupilha, que é o segundo turno da Primeira Divisão Gaúcha. E o Lobão (de azul e amarelo), dirigido pelo ex-jogador Luis Carlos Barbieri, ganhou em Novo Hamburgo, do time local, por 1 a 0, gol marcado por Diego Torres no começo da fase final.
              (As fotos são do jornal Diário Popular de Pelotas)

Arapongas arriou de vez

       Impressionante a queda do Arapongas no Campeonato Paranaense. Depois que o presidente anunciou que vai largar no final do certame, parece que o time perdeu o ânimo. Esta derrota de 3 a 0 para o J.Malucelli, em pleno Arapongão, foi demais. Pelo jeito, nem a volta do técnico Lio Evaristo (foto) vai conseguir levantar a equipe.
 
                                       
 
      Não dá para entender. O Arapongas deveria estar vivendo momentos de animação, pois está classificado para a Copa do Brasil e vai estrear dia 10 do mês que vem, contra o São Caetano. E o pior é que, acreditem, o time corre sério risco de cair para a Segundona Paranaense, porque vai ter que enfrentar seus maiores rivais nesta briga fora de casa: Paranavaí e Toledo. E também terá que enfrentar a dupla Atletiba lá na Capital. A situação é mesmo perigosa.
      Uma eventual queda do Arapongas para a Segunda Divisão seria desastrosa para a nossa região, que certamente já vai perder o Nacional de Rolândia, virtualmente rebaixado. Sem Arapongas e Nacional, o Tubarão ficaria sozinho para representar a região. O jeito é torcer para o Arapongas reagir rápido.

"Pérolas" que o Facebook nos traz


     A amiga e colega Adriana De Cunto postou esta comparação do que ganham os parlamentares suécos e brasileiros. Acho que os nossos exageram nas mordomias, mas também acho que os parlamentares da Suécia são "uns coitadinhos".