Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

domingo, 22 de dezembro de 2013

A maior vitória brasileira em 2013

     Faltando pouco mais de uma semana para o final de 2013, o esporte brasileiro conquistou esta tarde a sua maior vitória do ano. O que parecia ser impossível até pouco tempo, tornou-se realidade: o Brasil é o campeão mundial de handebol feminino, uma modalidade que nunca teve o necessário apoio das nossas autoridades.
      Lá na Sérvia, em Belgrado, contra uma torcida de 20 mil pessoas e uma equipe que era até então considerada como a melhor da atualidade, nossas meninas quebraram um velho tabú. A Seleção Brasileira, que nunca havia ganho uma medalha de bronze ou prata, disputou nove partidas contra as maiores forças do mundo, venceu as nove e botou a mão no ouro.

       Na decisão, 22 a 20 sobre a Sérvia, dona da casa, que começou forte e chegou a estar vencendo por 8 a 6. Mas Alexandra Nascimento, a melhor do mundo na atualidade, fez seis gols. E Biba, melhor goleira do campeonato, fechou o gol e garantiu a vitória. O técnico é o dinamarquês Morten Soubak.
        Confira as vitórias que levaram o Brasil ao inédito título:  1ª FASE - 36 a 20 na Argélia; 34 a 21 na China; 25 a 23 na Sérvia; 24 a 20 no Japão e 23 a 18 na Dinamarca.  OITAVAS - 29 a 23 na Holanda. QUARTAS - 33 a 31 na Hungria. SEMIFINAL - 27 a 21 na Dinamarca. FINAL - 22 a 20 na Sérvia.
         E guardem esses nomes: Alê, Elaine, Amanda (paranaense de Iporã), Ana Paula, Fê, Babi, Mariana, Dani Karol (paranaense e Paranaguá), Hanna, May (paranaense de Arapongas), Deonise, Mayssa, Duda e Samira. São sem dúvida as maiores atletas brasileiras de 2013. Porque ganhar no futebol, no vôlei, no basquete ou no judô é fácil. Mas ser campeão mundial de Handebol com a camisa do Brasil não é para qualquer um.
 

Vôlei: Maringá tem Natal feliz !

     Os torcedores maringaenses ganharam ontem à noite um belo presente de Natal. O Moda/Maringá, representante da Cidade Canção na Superliga de Vôlei Masculino, abriu o returno da competição com uma sensacional vitória sobre o Rio de Janeiro, por 3 sets a 2. Foi uma partida cheia de alternativas, e os maringaenses foram buscar a vitória no tie-break, para alegria das quase cinco mil pessoas que foram mais uma vez ao Ginásio Chico Neto. Aliás, o Maringá tem a melhor média de público do certame, nos jogos disputados em casa.
     
      Os parciais mostram como o jogo foi bom. Maringá fez 21/19 no primeiro set, mas os cariocas ganharam os dois seguintes, por 21/18 e 21/16, dando a impressão de que chegariam a vitória. Entretanto, os comandados do técnico Douglas Chiarotti reagiram e, apoiados pela torcida, venceram o quarto set (21/18) e forçaram o tie-break. E aí, com Renato, Lorena e Ricardinho jogando muito, a equipe paranaense chegou a triunfo, marcando 15/13.
       Vi o jogo pelo SporTV e fiquei impressionado coma vibração da equipe maringaense. Além de Lorena, Renato (escolhido pela Liga como o melhor da partida) e Ricardinho, a equipe mostrou um grupo muito bom, completado por Quiroga, Renan, Rafael, Najari, Gelinski, Acácio e o líbero norte-americano Dusty. Com a vitória, o Moda/Maringá manteve-se na sétima colocação, com 17 pontos.
        O resultado foi mesmo significativo, pois do outro lado estavam craques como Bruninho, Leandro Vissoto, Thiago Sens, Bob, Indio, Rodriguinho, Vinicius, Rodrigão, Walace, Ualas e Mário Junior. Uma verdadeira "seleção", comandada por Marcelo Fronckowiak. Os cariocas ocupam o terceiro lugar no campeonato, com 25 pontos.
         É  lógico que a Superliga é muito difícil, mas foi uma grande sacada de Maringá montar esta equipe, que motivou o público e está chamando a atenção de todo o País, pela boa campanha.





                                       O MELHOR TIME DO MUNDO
 
      O Bayern de Munique acabou com o sonho do Raja Casablanca, que queria segurar no Marrocos o título do Mundial de Clubes. Os alemães não deram a moleza que o Atlético Mineiro e o Monterrey (México) deram aos marroquinos.  Com dois marcados no primeiro tempo, o Bayer não deixou o adversário crescer em campo. A vitória de 2 a 0 foi tranquila.
            Os dois gols tiveram um toque brasileiro. O primeiro foi anotado pelo zagueiro Dante, que está no grupo de Felipão para a Copa do Mundo. Ele marcou logo aos 7 minutos, abrindo o caminho para a vitória. E o autor do segundo gol foi Thiago Alcântara, que é filho de Mazinho, campeão mundial em 94 pela Seleção Brasileira.
           Se os brasileiros não aprenderem a lição e mudarem sua preparação para o Mundial de Clubes, vão passar o resto da vida batendo palmas para times sérios, como este do Bayern Munique.

Pérolas que o Facebook nos traz

 

         Muito boa a colocação feita pelo amigo Anibal Vieira da Cruz nesta postagem. Especialmente nesta época de correria e loucura é bom pensar um pouco