Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

O "papamóvel" elétrico de Bento 16


      
          O Papa Bento 16 ganhou da Renault este carro elétrico,  para transitar nos domínios do Vaticano e em sua casa de verão em Castel Gandolfo.  É um modelo Kangoo Maxi Z.E., com o escudo de armas pontifício gravado numa das portas.
          Defensor ferrenho do meio-ambiente, Bento 16 vem apoiando o projeto iniciado há dois anos atrás, para promover uma forma de energia limpa. É um carro 100% elétrico, muito silencioso e que não emite poluentes.
           Um segundo carro, de cor azul, será usado pela Polícia Vaticana.

Não quero falar de Londrina. Tenho vergonha

          Me envergonha escrever sobre o que está acontecendo com a cidade de Londrina. Mais um prefeito desmoralizado ?  Aí já é demais. Entra um prefeito e sai o outro, mas não muda nada. As acusações de corrupção continuam surgindo, cada vez com mais força. A princípio eles negam, mas com o tempo acabam confessando ou pelo menos admitindo, que a cidade está inteiramente corrompida. É duro admitir, mas no momento,  talvez uma intervenção fosse melhor do que uma eleição.
          Decididamente, não quero falar de Londrina.

Coritiba adota solução duvidosa

      O Coritiba tinha mesmo que trocar o comando técnico. Marcelo Oliveira ficou muito tempo no clube, fez um bom trabalho mas também se desgastou bastante. Sua saída me parece oportuna. Entretanto, não acho que o Coririba vai escapar do rebaixamento com soluções caseiras.


      Marquinhos Santos (foto)  já conseguiu vitórias significativas, mas apenas nas categorias menores. É bem diferente trabalhar com jogadores bem experientes, como são os profissionais do Coxa. Não sei se dará certo. Entendo que seria mais seguro trazer um técnico de mais bagagem, gente acostumada a enfrentar o sufoco que a ameaça de um  rebaixamento proporciona. Os outros clubes ameaçados pela queda estão sendo dirigidos por treinadores  que conhecem esse momento de tanto perigo.
      Uma coisa é certa: se o Coxa errar agora, cai mesmo.

Empates e muita pobreza na 3D

       Quando li as notícias dos jornais de hoje, sobre a rodada de ontem pela Terceira Divisão, deu vontade chorar. Quanta pobreza, quanta dificuldade enfrentam estes clubes pequenos que estão disputando pra ver quem perde mais. Mexer com isso é gostar muito de futebol.
       E o coitado do gandula, que teve que pular um muro para ir buscar a bola, durante o jogo disputado em Pato Branco, entre o time local e a Portuguesa Londrinense ? Será que só tinha uma bola ? O jogo terminou empatado (1 a 1), depois da Lusa sair na frente com gol de Igor. O empate do Pato veio com um gol de Roger e foi muito comemorado. É que os patobranquenses mal conseguiram arranjar um time para entrar em campo. Conta o JL que eles só tinham dois suplentes, e que o goleiro reserva acabou entrando no ataque.  Dá pra acreditar num negócio assim ?
        Já em Cambé, com renda de R$ 645 e despesa de mais de R$ 5 mil, Cambé e Colorado empataram sem gols. Foram vendidos 131 ingressos, mas não tinha "tanta gente" assim no Estádio José Garbelini. É que algumas pessoas compraram ingressos só para ajudar, mas nem foram ao jogo.
         Completada a primeira rodada, a classificação está assim: GRUPO A - 1º-Francisco Beltrão, 3; 2º-  Portuguesa e Pato Branco, 1; 4º São José, 0 ponto.   GRUPO B - 1º PSTC, 3; 2º - Cambé e Colorado, 1; 4º -Nova Fátima e Campo Mourão, 0 ponto.

É proibido ganhar em São Paulo ?

       Pelo jeito, os clubes de fora do eixo Rio/São Paulo estão proibidos de ganhar em São Paulo. Principalmente se for gaúcho. No sábado passado, jogando no Pacaembu, o Grêmio teve um jogador expulso de campo (uma expulsão discutível) e, mais tarde, o árbitro Sandro Meira Ricci deixou de apitar um penalti claro contra o Palmeiras, num toque cometido pelo zagueiro Thiago Heleno. O jogo terminou em zero a zero.
       Ontem, foi a vez do Inter sofrer no Morumbi, contra o São Paulo.  O juiz Ricardo Marques Ribeiro não sossegou enquanto não expulsou o 'capitão' do Inter, D'Alessandro. Com um homem a mais, o Tricolor pressionou, mas se não conseguiu o seu segundo gol foi por incapacidade de seu ataque. E aí,  praticamente no final do jogo,  veio o penalti clamoroso sofrido pelo lateral colorado Fabrício. Que o árbitro fez questão de não ver.  E o jogo terminou em um a um.
       Eu sei que a maioria dos leitores  deste blog são paulistas, mas não posso ficar quieto diante
 de tudo o que está acontecendo. Se não tem nenhum time de São Paulo no G4, que culpa têm os outros clubes ? Mineiros, cariocas e gaúchos estão comandando o Brasileirão, o que está levando os paulistas ao desespero.
        Fiquem atentos, vamos ver como será a arbitragem de Marcelo de Lima Henrique na partida de hoje, entre Palmeiras e Sport Recife, no Pacaembú.  Já estou com pena dos pernambucanos.