Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quarta-feira, 9 de setembro de 2015

     Com seu jeito espalhafatoso, mas com voz, afinação e ritmo perfeitos, ela levantou o Maracanãzinho em 1972. Uma cantora diferente, que conseguiu um espaço na competitiva carreira. Ela é especial

                        M  A  R  I  A          A  L  C  I  N  A

                    


                                             Tenho o vídeo original, do dia em que MARIA ALCINA se consagrou com cantora, ganhando a fase nacional do FESTIVAL INTERNACIONAL DA CANÇÃO 1972, interpretando bem ao seu estilo a  inesquecível canção, "FIO MARAVILHA". Mas o vídeo tecnicamente é fraco, em branco e preto e filmado de longe. Por isso preferi este outro, gravado 40 anos depois, mas que nos mostra melhor o talento de Maria Alcina e a beleza da música de Jorge Bem.
 
          Maria Alcina Leire é uma mineira de Cataguases que tem hoje 66 anos. Uma cantora de MPB, Samba e Carnaval, dona de uma voz grave e de uma presença de palco contagiante, o que a levou inclusive à conquista do Troféu Imprensa. Diziam que ela era a reencarnação de Carmem Miranda, com sua maneira exótica de se vestir.  Participou de programas conhecidos de televisão, como Discoteca do Chacrinha e  Qual é a Música ?

 

O começo da trajetória foi no circo, por seis anos. Veio então para o Rio , e as primeiras oportunidades surgiram ao lado da saudosa Leila Diniz, no Teatro de Revista, ou em casas de shows. Na verdade, a vida artística de Maria Alcina nunca foi fácil. Mas ela percorreu o Brasil inteiro e mostrou a sua forma diferente de cantar.


Maria Alcina gravou composições de artistas consagrados, tipo Rita Lee, Eduardo Dusek e João Bosco & Aldir Blanc. Mas na realidade só teve dois grandes sucessos: "Fio Maravilha" e "Kid Cavaquinho"
Esporadicamente, ela aparece na mídia. Como em 2009, quando ganhou o Prêmio da Música Brasileira, nas categorias de melhor cantora, melhor álbum e melhor produção, pelo disco "Confete e Serpentina".



Outro destaque veio em 2012  no show de homenagem ao centerário de Luiz Gonzaga, "100 ANOS DO REI DO BAIÃO". Ela tem uma forma singular de cantar forró e uma divisão melódica única nesse ritmo.
 Sempre serei fã de Maria Alcina. Acho ela ótima !


 
 
 
 A SELEÇÃO ESTÁ PRONTA ?

 
             É o que todos os brasileiros que curtem o futebol estão indagando, depois da goleada que o time de Dunga aplicou nos norte-americanos, dentro da casa deles, ontem noite. Agora, é esperar o dia 8 de outubro, para ver a estréia da Seleção contra o Chile, lá no Estádio Nacional de Santiago.

                        Particularmente, eu gostei da atuação em Boston. Tem muita gente dizendo que só depois que Neymar entrou é que o Brasil começou a jogar bem. Não é verdade, No primeiro tempo foi só 1 a 0, mas a Seleção já mostrou muitos progressos, em relação ao amistoso anterior, contra a Costa Rica.

                        Willian não tem o futebol de Neymar, mas fez uma ótima primeira etapa comandando as arrancadas de contra-ataque do Brasil. E já ficou claro que nos jogos em que Neymar ficar de fora,  Dunga vai jogar no contra-ataque. O Brasil já estava mandando no jogo quando Neymar entrou. E é preciso admitir que os americanos já  estavam desgastados quando o nosso craque entrou.

                        Vi outros aspectos positivos. Hulk voltou a marcar de cara, abrindo o caminho para a vitória. Luiz Gustavo,  e Douglas Costa também brilharam na fase mais difícil da partida, que foi o começo.

                       Mas também notei algumas dificuldades. Falta um melhor trabalho de armação. O Brasil está usando muita "ligação direta". E falta alguém pra organizar no meio. Voltei a achar que Lucas Lima, que  a imprensa paulista "bajula" tanto, ainda não tem bola para armar a Seleção Brasileira. É no máximo um bom reserva.

                          Gostei muito do ex-sãopaulino Lucas, mas o atacante Firmino é fraco. E o goleiro Marcelo Grohe passou o jogo olhando de longe, e quando a bola chegou ele "aceitou", embora tenha sido traído pelo zagueiro David Luiz, que tirou a cabeça da bola.  Mas Jefferson é mais goleiro.

                           E Neymar continua sendo o melhor jogador de futebol que temos hoje no País. Precisa se livrar logo desta suspensão que cumprirá nos dois primeiros jogos. Não temos outro nem parecido com ele !

                      
 
Não me venham falar
 em futebol honesto !
 
Acreditem: esta agressão cometida pelo jogador Dudu ao árbitro Guilherme Cereta de Lima, na final do Campeonato Paulista acabou custando ao jogador do Palmeiras uma suspensão de apenas seis partidas.
Julgamentos foram adiados, recursos foram impetrados e Dudu foi jogando normalmente. Recebeu uma punição de seis  jogos, o que já era uma enorme imoralidade pela gravidade do crime. Mas o Palmeiras continuou "manobrando" a Justiça, que sempre beneficia os clubes mais ricos e os jogadores mais caros, como Dudu, que custou R$ 19 milhões ao Verdão. O caso foi se arrastando até agora !
E o "golpe" final veio hoje, quando o auditor Miguel Cançado aceitou a tese de "bom comportamento de Dudu "e decidiu que não haverá novo julgamento. Sozinho, o tal Cançado transformou uma pena de 180 dias em apenas seis partidas. Com duas  já cumpridas, restam apenas quatro jogos. E Dudu estará livre, para agredir a quem quiser. De nada adiantou o árbitro ter feito a sua parte, como se vê abaixo, no relatório da súmula da partida final do Paulistão 2015, entre Palmeiras e Santos.

Nossa saúde já foi pior !


     Criticamos tanto o sistema de saúde do Brasil, que nem percebemos, por exemplo,  que a mortalidade infantil caiu 73% nos últimos 23 anos aqui no País. Em 1990, de cada mil brasileiros nascidos morriam 61. Agora em 2015, morrem 16 em cada mil nascimentos. É significativo, não é mesmo ?
 
     Mas é claro que ainda não é o ideal, pois as crianças indígenas que vivem no Brasil têm duas vezes mais chances de morrer antes de completar um ano de vida do que as demais. Ainda é preciso fazer muita coisa na saúde do Brasil, mas já foi muito pior !

O recorde da Rainha


 
                Às 13h30m (de Brasília) a Rainha Elizabeth II se tornou nesta quarta-feira a pessoa que por mais tempo esteve a frente da Coroa Britânica. Completou 23.226 dias, 16 horas e 30 minutos no reinado. Ou  63 anos, 7 meses, 2 dias e alguns minutos, superando a marca de sua tataravó Vitória, que foi a rainha de 1837 a 1901.
 
                O recorde foi comemorado com procissão pelo Rio Tamisa, badalar de sinos e disparos de canhão. Uma festa que tem bem a cara dos britânicos. Elizabeth II assumiu a coroa com 25 anos, em 1952. Ela tem 89 anos hoje e continua absolutamente lúcida.

 

           A COALA é o 23º convidado do nosso "BICHO AMIGO".  É um lindo animalzinho só encontrado na Austrália, mais especificamente nos bosques temperados do leste australiano.  Eles são tão importantes para o povo de lá que são sempre "apresentados" aos forasteiros ilustres, como vemos abaixo, nas fotos com os presidentes Obama e Dilma.



 











Um Coala mede no máximo 60 centímetros. Um macho adulto pesa 12 kg e as fêmeas  chegam até os 8 kg. Na verdade, o Coala parece um ursinho. Sua pelagem é macia e sedosa, de cor cinzenta, mesclada na região dorsal e branca na região da barriga.
Sua cabeça é pequena e arredondada, com focinho curto e os olhos bem separados. O nariz grosso e achatado está munido de grandes narinas em forma de V, com as fossas nasais muito desenvolvidas.
 
 
Um detalhe curioso é que o Coala tem cheiro de eucalipto, o que é explicado pelo fato dele se alimentar praticamente só de folhas desta árvore. Vivendo aos pares, o Coala sobe aos galhos altos e se acomoda por lá. Não busca outro abrigo para o sol ou para a chuva.
Na Austrália existem 600 espécies de eucaliptos, sendo portanto um paraíso para o "nosso amigo".
 
Conhecido por alguns como "o ursinho da Austrália", o nome "Coala" significa "animal que não bebe". E realmente os coalas são bastante abstêmios, matando a sede apenas com o suco oleoso das folhas de eucalipto.
 
 
O Coala é um animal inofensivo. Sua única arma contra os atacantes é rosnar. Raramente desce ao chão, saltando com segurança de um galho para o outro.
 
Os coalas são "marsupiais". Como os cangurus, eles tem uma bolsa abdominal chamada marsúpio, onde o filhote fica por até seis meses após o nascimento.
 
A época de reprodução dura cerca de quatro meses. Os machos atraem as fêmeas no cio, através de marcas odiríferas e um som semelhante a um mugido. Mas elas repelem os machos por algum tempo. Até que o acasalamento acaba ocorrendo em posição vertical, sobre um galho de eucalipto, durando apenas alguns segundos.
Os filhotes são extremamente pequenos. desenvolvendo-se na bolsa da mãe. E quando ficam "grandinhos", costumam andar no dorso das mães.
 
A ameaça de extinção do Coalas é grande. Sua pele atrai muitos caçadores, mas atualmente o maior problema são as queimadas na florestas.  Os bichinhos fogem e muitas vezes chegam a povoamentos ou cidades, onde morrem por atropelamento ou são caçados por cães.
 
 
 
 
 
 
 
 




QUE NOJEIRA, HEIN ?



       Fico imaginando o cheiro que está infestando a cidade paulista de Salto, invadida por esta espuma fedida do Rio Tietê, que transbordou nas últimas horas. Tudo por conta da má educação do povo brasileiro, que continua despejando a poluição nos nosso rios.
   Ele é mesmo o mais brega de todos os bregas. É um gênio do gênero. Um baita cara de pau. Mas a sua presença é diversão certa, como vemos neste vídeo de mais de dez minutos, gravado em 2012, e que é um verdadeiro show
                                      
                                     F    A    L    C    à   O

                     

 
                                                 FALCÃO nasceu em 1957, no dia do meu aniversário: 16 de setembro. Talvez seja por isso que ele é um 'cara' feliz. Como eu e a maioria dos virginianos. Marcondes Falcão Maia é cearense de Pereio, onde morou até os 12 anos, numa casa simples, que nem luz tinha. E hoje é um bem sucedido cantor, apresentador e compositor brega, que até pouco tempo atrás já havia vendido quase quatro três milhões de discos.
 
Cômico e irreverente, Falcão chega e toma conta do ambiente. Ele aprendeu a ser alegre e a cantar  ouvindo música desde pequeno. Seu pai, farmacêutico da cidade, "era o único lá em Pereio que tinha uma radiola" - conta com orgulho Falcão, do alto seu 1m93 de altura. 
 
Ele ouvia quando guri uma grande coleção de discos. Escutava música italiana, Waldick Soriano, Núbia Lafayete, Nelson Gonçalves e Orlando Silva. As vezes, conseguia ouvir através de rádios cariocas, como  a Globo, a Nacional e a Tupi,  as músicas do Beatles e da Jovem Guarda. Misturou tudo na sua cabeça.  Falcão é um 'cara' inteligente sim.
 
Quando mudou-se para Fortaleza, em 1970, para frequentar a escola, aprendeu violão junto com os irmãos, e conheceu seu futuro parceiro musical, Tarcísio Matos.  
 
 
Mas Falcão também gostava de desenhar, e tentou de todo o jeito se formar na área de arquitetura. Acabou se tornando um técnico em edificações, pela Escola Técnica Federal do Ceará, em 1978. E finalmente, depois de cinco tentativas, ingressou na Universidade Federal do Ceará, no Curso de Arquitetura.
Mas já então, nosso artista investia na carreira artística. Com alguns amigos da Universidade ajudou a criar um jornal e, logo em seguida, um grupo musical, o "Bufo-Bufo".  Em 1988, Falcão se formou em Arquitetura e abriu um escritório, trabalhando por três anos na área. Mas a música acabou vencendo.

                    Acho incrível a facilidade que Falcão tem para misturar o português com o inglês, rimando palavras das duas línguas.  Fez músicas incríveis, como o bolero brega escrachado "Canto Bregoriano".   A versão para o inglês bizarro da música "Eu não sou cachorro não" de Waldick Soriano, foi outro grande sucesso: "I'm Not Dog No" .
 

 
                   
 
 
Até os títulos de seus álbuns são hilários. Como o lançado em 1994, "O dinheiro não é tudo, mas é 100%".   Neste disco, ele "traduziu" para o inglês a famosa canção Fuscão Preto, de Almir Rogério: "Black People Car".
 
                     E em 1995, um novo álbum: "A Besteira é a Base da Sabedoria", que vendeu 240 mil cópias, especialmente por causa da música "Hollyday Foi Muito".


O fato é que o Brasil inteiro conhece Falcão e gosta da sua alegria. E são muitos os seus admiradores
 
 

AS MELHORES DO FACEBOOK

 
O amigo gaúcho Nico Vieira fez muito bem: postou um pensamento de seu (nosso) conterrâneo, o imortal Mario Quintana. Coisa bonita, hein ?